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Práticas para uma gestão muito mais sustentável

POR:
Livia Ribeiro, Douglas Giglioti, Edson Grandisoli
Sua escola conta com programa de carona?  Foto: Getty Images

Aplicar ações de sustentabilidade na rotina escolar sempre é um desafio. Seja pela falta de tempo, de conhecimento específico ou pelos projetos pontuais, que não possuem a continuidade e o engajamento esperado. Além disso, poucas dessas ações são conduzidas em parceria pela e para a gestão – concentrando-se sempre nas mãos dos professores e seus alunos. Como transformar esse cenário?

O primeiro passo é a ampliação do entendimento sobre o valor da sustentabilidade. Muitas vezes não conseguimos definir de forma clara e única o que é sustentabilidade, mas sentimos se um ambiente é ou não sustentável pela qualidade dos relacionamentos que nele se estabelecem.

Essa criação de laços deve ser a base para os projetos e ações de gestão da escola. Não é raro testemunhar casos de escolas que, na ânsia de se tornarem mais sustentáveis, implementam uma horta que vira motivo de discórdia entre professores – já que não querem se responsabilizar pelo espaço. A horta é sim um exemplo prático e tangível de uma ação sustentável, mas ela deve ser um meio e não um fim para a sustentabilidade de sua instituição.

Como gestor, uma de suas funções estratégicas é pensar em quais ferramentas e ações sua escola pode prover para fortalecer e ampliar os vínculos de seus funcionários, de todos os níveis. Melhor relacionados, eles construirão projetos mais significativos para os alunos e para a comunidade, aumentando a probabilidade de dois fatores críticos para as ações de sustentabilidade: engajamento e perenidade.

Como fazer isso na prática? Compartilhamos aqui três exemplos de ações sustentáveis que não são óbvias e que fortalecem vínculos em sua instituição:

Institua um sistema oficial de apresentações pessoais entre sua equipe Programe o calendário para que, 5 minutos antes de alguma reunião semanal fixa, por exemplo, uma pessoa apresente sua história, seus hobbies e rotina pessoal.

Essa será a oportunidade para sua equipe criar conexões, reconhecer pontos em comum e gerar empatia através da escuta da perspectiva do próximo. Além disso, são informações valiosas para que você, como gestor, conheça melhor sua equipe e (re)pense seus programas de engajamento e recompensas.

Crie um programa de carona compartilhada entre os funcionários
Basta que alguém fique responsável por montar uma planilha com as informações sobre endereço e trajeto. A partir daí, já é possível estabelecer um programa.

Sabemos que muitos colaboradores da sua equipe possuem agendas e horários diferentes, por isso comece essa prática em situações menores e específicas, como eventos da escola ou reuniões pedagógicas. Não se esqueça de incluir todos da instituição.

Você criará mais um meio para que os funcionários possam se ajudar e trocar experiências e, por consequência, haverá uma redução do impacto ambiental gerado pela utilização do carro.

Estabeleça um mural/local da gratidão
A gratidão é uma das emoções positivas complexas mais estudadas no momento e seus benefícios vão além da criação de vínculos mais fortes e duradouros, afetando positivamente a saúde física e mental através de atos de reciprocidade.

Reserve um espaço com potes, envelopes ou caixas nominais para que, periodicamente, sua equipe reserve 5 minutos para agradecer alguém pelo que fez naquela semana ou mês. É importante que seja um momento oficial para estimular as pessoas a pensarem de maneira consciente pelo que são gratas – e retribuir ao outro por meio de recados.

Todas essas ações são um primeiro passo para que os valores da sustentabilidade sejam criados e cultivados entre a sua equipe, o que fará com que os projetos e programas sejam idealizados e executados baseados nesses valores, tornando-os mais significativos e verdadeiramente sustentáveis.

Livia Ribeiro é engenheira Ambiental formada pela UNESP, é cofundadora e diretora da Reconectta. Tem MBA em Gestão de Empresas e Negócios com formação modular em Berkeley, formação em Educação Popular e é pós graduanda em Educação Ambiental para Sustentabilidade.

Douglas Giglioti é diretor da Reconectta e Global Shaper pelo Fórum Econômico Mundial, educador com MBA em gestão de empresas com formação modular em Babson College. É pós-graduando em Neurociência e Psicologia Aplicada e Executive Coach certificado pelo ICI com experiência em gestão de processos e liderança no meio corporativo e educacional.

Edson Grandisoli é biólogo, ecólogo e doutorando em Educação para a Sustentabilidade. Diretor educacional da Reconectta e Professor do Ensino Básico há 22 anos. Autor de livros didáticos e paradidáticos e palestrante.

Cento de Ensino Fundamental 15, no Gama, que integra o Projeto de Educação Integral em Tempo Integral (Proeiti), conta com horta   Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília