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Coordenador e gestor são parceiros essenciais na escola

POR:
Larissa Teixeira
Parceria entre direção e gestão pedagógica: reuniões semanais ajudam a estabelecer cronograma de trabalho   Foto: Getty Images

Ainda que tenham funções distintas na escola, o diretor e o coordenador são os principais responsáveis por garantir o bom desenvolvimento das atividades escolares, a formação continuada dos professores e as condições necessárias para a aprendizagem.

Por isso, é fundamental que a dupla gestora trabalhe em conjunto no planejamento e no acompanhamento do cotidiano escolar. O ideal é que sejam realizadas reuniões semanais para estabelecer um cronograma de trabalho para colocar o projeto político-pedagógico (PPP) em prática, trocar experiências e compartilhar resultados, problemas e dúvidas.

Para destacar a importância dessa parceria, NOVA ESCOLA selecionou cinco conteúdos sobre a relação entre diretores e coordenadores pedagógicos. Leia abaixo:

 

Diretor e coordenador: aliança pela qualidade

Para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, a dupla gestora deve organizar reuniões periódicas para identificar as demandas dos professores e as dificuldades dos alunos, além de fazer o planejamento e o acompanhamento dos projetos institucionais.

10 assuntos que não podem faltar na agenda da dupla gestora

Nesta reportagem, selecionamos os dez principais temas que devem estar sempre presentes na agenda conjunta dos gestores. Além disso, contamos a história de equipes que conseguiram planejar com mais clareza as ações pedagógicas depois de instituir o hábito de se reunir com frequência.

Vera Placco fala sobre a relação entre o coordenador pedagógico e o diretor

Para a pesquisadora Vera Placco, responsável pelo estudo O Coordenador Pedagógico e a Formação de Professores: Intenções, Tensões e Contradições, a experiência e o tipo de relação com o diretor contribuem para a eficiência do trabalho do coordenador.

Sintonia entre coordenador e diretor facilita planejamento escolar

Não é apenas o corpo docente que deve ser incluído no planejamento participativo, mas todos aqueles que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem. A direção tem papel decisivo na concretização desse processo e, por isso, é necessário estabelecer uma parceria sólida entre o coordenador pedagógico e o diretor.

Qual o papel do coordenador quando um novo diretor chega à escola

Para que a chegada de um novo gestor aconteça da melhor maneira, é preciso apresentar a ele o funcionamento da escola, os documentos elaborados pelos professores, as metas estabelecidas no projeto político-pedagógico (PPP) e os indicadores de aprendizagem. Neste momento, o papel do coordenador é essencial para garantir a continuidade do trabalho.