Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Volta às Aulas: 10 dicas para começar bem o ano

POR:
GESTÃO ESCOLAR
Reunião de planejamento: para ouvir professores e planejar como será a primeira semana de volta às aulas   Foto: Getty Images

No período que antecede a volta às voltas, o nível de ansiedade começa a subir entre gestores e professores. Mesmo com tantas discussões sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), não se pode perder o foco no planejamento para receber as velhas e novas turmas de alunos.

LEIA MAIS  Passo a passo para montar um plano de ação escolar

GESTÃO ESCOLAR reuniu algumas dicas de gestores para garantir um início de aulas bem estruturado.

1. Crie uma lista com todas as ações da Volta às Aulas
Ao listar todas as ações que devem ter lugar na primeira semana em que os alunos retornam à escola, tenha o cuidado de dividi-las em áreas de importância. Com isso ficará mais fácil identificar as responsabilidades dos professores e as suas como gestor. Sua lista pode conter detalhes que achar importantes, como o tipo de instruções e materiais que os professores e alunos deverão ter em mãos no primeiro dia, como deverá ser a apresentação das turmas, o que deve ser dito aos alunos novos, apresentação dos professores etc. Como em toda lista, vá ticando à medida que as ações forem realizadas ou informadas aos responsáveis.

2. Faça o roteiro do primeiro dia de aulas do semestre
Pode ser uma lista simples, mas deve conter o planejamento para o dia. Que tal uma apresentação formal de toda a equipe para os alunos? Prepare um discurso curto, mas que mostre qual a missão da escola e como professores e gestores querem alcançar esses objetivos. Se puder ser inspirador, melhor ainda. Depois, os professores podem encaminhar alunos para as salas e lá fazer uma apresentação pessoal e conhecer melhor cada turma.

3. Crie uma carta de boas-vindas para alunos e pais
Para estabelecer uma comunicação direta entre a escola, alunos e pais, escreva uma carta para receber os alunos, falar das expectativas para o ano e se colocar à disposição. Seria uma versão escrita do discurso de abertura do ano, mas com a vantagem de que os alunos levarão o documento para casa e mostrarão aos pais. Além de mostrar que você, como gestor, está disposto a ouvir e quer o melhor para cada aluno, essa carta é um documento de intenções da escola. É uma oportunidade, ainda, de convidar pais para que sejam voluntários em projetos e eventos da escola, aprofundando laços com a comunidade.

4. Tenha os materiais para sala de aula preparados
Como gestor, garanta que os novos professores (ou aqueles que mudaram de nível) possuem uma lista dos materiais que irão receber para suas aulas. Converse com eles para estabelecer um cronograma e saber antecipadamente que atividades pretendem realizar ao longo do ano. Dessa maneira, os materiais podem ser alocados bem antes das atividades, sem correrias de última hora. Como muitas escolas não contam com um orçamento, é melhor garantir mais tempo para levantar recursos, se necessário, junto à comunidade.

5. Garanta que professores e alunos conhecem as regras
Não há nada pior do que a falta de clareza em relação à estrutura e regras que regem a escola – tanto para docentes, quanto discentes. Nas reuniões iniciais com os professores, fale claramente sobre as políticas que a escola segue e discuta mudanças, sempre com a participação dos professores. Isso gera engajamento e reforça o trabalho de equipe. Da mesma maneira, garanta que a mensagem seja passada adiante por eles, para que os alunos saibam exatamente quais são suas responsabilidades e o que esperar da escola.

Mural de boas práticas da escola: comunicação clara entre direção, professores e alunos   Foto: Getty Images

6. Crie uma comunicação direta com alunos e pais
Nem todas as escolas contam com recursos de tecnologia, mas se existir essa possibilidade, criar uma página em uma rede social para comunicar ações da escola pode ser uma boa ideia. Com isso, alunos e pais vão saber quando há mudanças, reuniões, projetos, festas etc. A página pode ser simples, mas deve conter endereço e telefone de contato. Também é bom postar as normas da escola e um cronograma para o semestre. E, claro, fotos de atividades em sala de aula, prêmios, campeonatos e afins são mais do que bem-vindos e geram muito engajamento.

7. Faça uma checagem das atividades semanais
A revisão começa às vésperas do primeiro dia, só para ter certeza que os professores entenderam o roteiro de apresentações e tarefas. A partir daí, estabeleça um roteiro de reuniões semanais para fazer o alinhamento, passar mensagens e cobrar resultados. Esse também será o momento de checar se os professores estão planejando e executando as atividades que constam do plano de ação.

8. Tenha um mural de boas práticas
Abrir espaço para um mural em que a escola possa comunicar projetos, mudanças e ainda compartilhar o que tem sido feito de positivo é uma boa iniciativa. Se esse espaço puder ganhar cor e elementos gráficos, melhor ainda. O importante é que se torne um ponto de comunicação com todos na escola.

9. Torne as salas de aula mais acolhedoras
Nem sempre há recursos para tornar a sala de aula mais acolhedora, com armários ou mobiliário variado. Mas nada impede de rearranjar carteiras e cadeiras de maneira diferente, formando círculos, ou incentivando os professores a movimentar os alunos pela sala. Com um esforço pequeno, o espaço de aprendizado se torna a extensão da casa de cada aluno, um lugar de pertencimento, em que ele pode se expressar. E quanto mais espaços dentro da escola esse aluno ocupar, melhor.

10. Construa uma boa biblioteca
Nem todas as escolas contam com recursos para ter uma biblioteca de consulta. Mas essa é uma ideia que pode germinar este ano. Comece comunicando o desejo aos professores e equipe técnica, para ver quais livros eles recomendariam. Depois envie uma carta aos pais falando sobre o projeto e pedindo doações de títulos. Após realizar algumas campanhas para ampliar o volume de livros, você vai ver que o que era um espaço vazio é uma biblioteca onde alunos podem passar parte de seu tempo na escola estudando, fazendo trabalhos em grupo ou simplesmente descobrindo um universo fantástico que a leitura pode proporcionar.

Biblioteca na escola: espaço de aprendizado e convivência    Foto: Getty Images

Aprofunde sua leitura