Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

15 livros para ajudar a formar um bom gestor

Compartilhar dicas de leitura e informações com colegas ajuda a disseminar o conhecimento das boas práticas

POR:
GESTÃO ESCOLAR
Foto: Getty Images

Encontrar momentos para avançar na formação continuada é um desafio para todo gestor. Além de compartilhar dicas de leitura e informações com colegas, vale a pena investir em uma biblioteca pessoal – ou mesmo coletiva, por que não? – que possa disseminar o conhecimento das boas práticas de gestão. A seguir, algumas indicações de gestores e professores:

  

Liderança em Gestão Escolar
Heloisa Lück – Editora Vozes

Neste livro que faz parte da Série Cadernos de Gestão, a autora foca no exercício da liderança efetiva em sua própria atuação profissional e na dos membros da comunidade escolar. Ela defende a promoção de uma cultura escolar que seja marcada pelo comprometimento conjunto com os objetivos educacionais, pelo espírito de equipe e pela proatividade.

 

O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública

Claudia Zuppini Dalcorso – Palco Editorial

Este livro aborda a importância do Planejamento Estratégico para o trabalho dos gestores, partindo da necessidade de um diagnóstico preciso da realidade para elaborar um plano de ação que envolva todos na escola. A autora parte de sua experiência em sala de aula e na direção e para refletir sobre projetos que podem ser realizados de maneira coletiva.

 

Planejamento, Gestão e Legislação Escolar
Geraldo José Sant'Anna - Editora Érica

O autor descreve atribuições das equipes gestora e pedagógica na escola, discutindo teorias de administração, filosofia institucional e a importância da boa gestão financeira. O livro trata das atitudes e valores que podem contribuir para um clima organizacional que traga envolvimento e comprometimento.

 

O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Diretores de Escola
Comunidade Educativa Cedac e Editora Moderna

Um guia que nos dá a oportunidade de olhar para os espaços sem mistérios. Ele proporciona a percepção de cada situação e seu lado pedagógico para resolver os conflitos sem buscar culpados. A intenção é apresentar as diversas formas de solucionar os problemas e comunicar a proposta que a escola desenvolve. O melhor de tudo é que “O Que Revela o Espaço Escolar” está disponível para download gratuito.

 

Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas
Adelar Hengemühle – Editora Vozes

O livro traz referências teóricas para fundamentar e orientar a forma como a Educação pode ser concretizada. O autor lista fatores que devem ser considerados em qualquer projeto educacional, como o perfil do aluno que os professores e gestores estão buscando e os fundamentos educacionais podem dar vida aos conteúdos, à metodologia e à avaliação.

 

Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social
Eduardo Monteiro, Artur Motta – Editora LTC

O livro discute o abismo entre as mudanças no mundo e seus avanços em oposição à estagnação das escolas. A partir daí propõe uma abordagem partindo da informação, do conhecimento e da comunicação, como aspectos que fazem a diferença e definem o funcionamento do mundo atual.

 

O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Telma Weisz – Editora Ática

O livro traz uma série de reflexões sobre o processo de aprendizagem dos alunos, com bons exemplos práticos e apresentação de soluções. Com uma visão que deixa possível criar um novo tipo de educador capaz de mudar o rumo de suas ações, interpretar e considerar as respostas dadas pelos alunos e se corrigir. Permite a nós, profissionais do ensino, ter um novo olhar sobre a aprendizagem.

 

A Escola Participativa – O Trabalho do Gestor Escolar
Heloisa Lück, Kátia Siqueira de Freitas, Robert Girling, Sherry Keith – Editora Vozes

O livro trata da questão da gestão escolar participativa de forma didática e acessível. Expõe uma visão teórica do assunto e coloca em discussão pontos concretos, que incluem liderar e motivar a equipe escolar, buscar soluções para os problemas e administrar o trabalho dos profissionais.

 

Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário
Delia Lerner – Editora Artmed

A autora discute a função da escola em formar leitores e escritores autônomos, apontando caminhos para se atingir tal objetivo. Ela destaca a importância do professor ao criar condições para que os alunos participem da cultura escrita, desde a alfabetização inicial. O prefácio é de Emilia Ferreiro.

 

Ser Professor e Dirigir Professores em Tempos de Mudança
Lourdes Bezerra, Olga Casanova, Jerônimo García Ugarte – Editora Paulinas

Em busca de um novo modelo de direção, os autores se debruçam sobre os novos processos de comunicação, sem deixar de lado empatia como alma de toda a comunicação. O livro foca no trabalho de equipe, papel da liderança e como trabalhar o clima que predomina na escola. Também traz uma síntese da ideia de Educação como tarefa de humanização, com indicações bibliográficas, divididas em quatro seções: direção, ser professor, Educação em geral e temas variados.

 

A Prática Educativa – Como Ensinar
Antoni Zabala – Editora Artmed

Ao tratar das práticas docentes, o autor elabora um modelo que poderia trazer subsídios para análise da prática profissional. Ele contrapõe ao modelo do professor aplicador de fórmulas herdadas a aplicação do pensamento prático. Planejamento, aplicação e avaliação devem assegurar sentido às variáveis metodológicas. Também trata da organização da escola, da classe e distribuição do tempo.

 

Avaliar Para Promover: as Setas do Caminho
Jussara Hoffmann – Editora Mediação

Após décadas de atuação como professora e coordenadora pedagógica na rede pública, a autora discute o processo de avaliação como meio de aprendizagem. Segundo ela, a avaliação deve ser voltada à cidadania, democracia e direitos à educação – portanto, ela deve ser mediadora, fundada na ação reflexiva e que valorize não somente o professor, mas principalmente colocando o aluno no centro d a aprendizagem.

 

Dimensões da gestão escolar e suas competências
Heloísa Lück – Editora Positivo

Fundamenta os princípios da Educação e da gestão escolar e suas competências. A autora defende que a gestão pedagógica é um processo de articulação importante para o trabalho o diretor, compartilhada com um coordenador ou supervisor. Para ela, o diretor deve liderar e organizar o trabalho de todos que atuam na escola, mas precisa refletir e aprofundar seus estudos.

 

Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino
Vitor Henrique Paro – Editora Ática

Neste livro, o autor cita resultados de sua investigação na rede de escolas públicas de Ensino Fundamental. Ele cita a visão dos agentes escolares e seu efeito na estrutura didática e administrativa – e, consequentemente, na construção da cidadania. Ele examina o conceito de qualidade do ensino e qual a sua relação com a democracia e a organização da escola.

 

A Gestão Empreendedora em Educação: transformando escolas boas em excelentes e os desafios das redes de ensino
Márcio Campos - Gramma

O livro retrata a ação de gestão, cobrindo planejamento estratégico na ação escolar e os consequentes resultados através da experiência do autor no Rio de Janeiro. O autor descreve o processo de gestão e as lições aprendidas, além de tratar da importância da gestão no processo escolar e a questão da gestão em uma rede de ensino.

 

Faltou algum livro importante? Deixe sua indicação e diga o que faz desse livro uma boa leitura para o gestor.

Tags