Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Educação de qualidade? Como inserir ODS na sua escola

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) precisam ser mais conhecidos – e colocados em prática

POR:
Livia Ribeiro, Douglas Giglioti, Edson Grandisoli
Foto: Divulgação

Diminuição da pobreza extrema, aumento do acesso de crianças à escola e redução da mortalidade infantil foram algumas das conquistas dos Objetivos do Milênio (ODM), plano de ação global da ONU lançada em 2000. O plano deu origem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2015, com 17 objetivos globais e metas tão inspiradoras quanto ambiciosas – não apenas para líderes, governos e instituições, mas para todos que consideram a prosperidade do planeta, das presentes e futuras gerações. 

LEIA MAIS   Práticas para uma gestão muito mais sustentável

Para entender sua importância e aplicação no mundo inteiro, é preciso conhecê-los:

1. Erradicação da pobreza

2. Fome zero

3. Boa saúde e bem-estar

4. Educação de qualidade

5. Igualdade de gênero

6. Água limpa e saneamento

7. Energia acessível e limpa

8. Emprego digno e crescimento econômico

9. Indústria, inovação e infraestrutura

10. Redução das desigualdades

11. Cidades e comunidades sustentáveis

12. Consumo e produção responsáveis

13. Combate às alterações climáticas

14. Vida debaixo d'água

15. Vida sobre a Terra

16. Paz, justiça e instituições fortes

17. Parcerias em prol das metas

No meio escolar, os ODS ainda são pouco conhecidos e utilizados. Entretanto, por sua universalidade são grandes aliados e excelentes norteadores de projetos e programas de educação para sustentabilidade nas escolas. 

E como iniciar um trabalho com os ODS na sua escola?

1. Conheça mais profundamente o tema e aproprie-se dos 17 objetivos globais: quais são? Como eles se relacionam com a proposta pedagógica da escola? Como estão relacionados entre si? Existem ODS prioritários em seu contexto e realidade local?

2. Comunique e coloque em pauta o assunto nas reuniões pedagógicas, salas de aula, comissões de pais e discussão coletivas. Permita que todos se conectem e se inspirem com a nova agenda global.

3. Relacione os temas e projetos já trabalhados com cada um dos ODS, assim você introduzirá o tema sem necessariamente pensar em projetos adicionais. A ideia não é partir do zero, muito menos apagar tudo o que já foi realizado.

4. Construa uma agenda e planos de ação de forma colaborativa relacionando os ODS, os projetos existentes e os projetos futuros. É importante que os mesmos estejam de acordo e alinhados com seu plano político pedagógico.

5. Comunique internamente e externamente o engajamento de sua escola com uma agenda global comprometida a construir um mundo melhor.

6. Crie ou faça parte de redes entre escolas para compartilhar, conhecer, e se inspirar com diferentes projetos e resultados alcançados.

É indispensável ressaltar que, mesmo desenhados em “caixas”, os ODS não devem ser pensados e trabalhados de forma isolada e sim complementando e potencializando a interdisciplinaridade, pensamento complexo e visão sistêmica de seus projetos e práticas pedagógicas.

Livia Ribeiro é engenheira Ambiental formada pela UNESP, é cofundadora e diretora da Reconectta. Tem MBA em Gestão de Empresas e Negócios com formação modular em Berkeley, formação em Educação Popular e é pós graduanda em Educação Ambiental para Sustentabilidade.

Douglas Giglioti é diretor da Reconectta e Global Shaper pelo Fórum Econômico Mundial, educador com MBA em gestão de empresas com formação modular em Babson College. É pós-graduando em Neurociência e Psicologia Aplicada e Executive Coach certificado pelo ICI com experiência em gestão de processos e liderança no meio corporativo e educacional.

Edson Grandisoli é biólogo, ecólogo e doutorando em Educação para a Sustentabilidade. Diretor educacional da Reconectta e Professor do Ensino Básico há 22 anos. Autor de livros didáticos e paradidáticos e palestrante.

Aprofunde sua leitura