Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Projeto institucional - Economia de água

POR:
GESTÃO ESCOLAR

 

Foto: Shutterstock

 

Objetivo geral
Avaliar o uso da água na escola e implantar mudanças que resultem em economia.

Objetivos específicos
? Para a direção, a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários: Refletir sobre o uso consciente de água na escola e promover mudanças para a economia desse recurso.
? Para os estudantes: Praticar atitudes individuais e coletivas para preservar e cuidar da água.

Tempo estimado
Um semestre.


Materiais necessários


Contas de água, plantas da escola e computador com acesso à internet.


Desenvolvimento
1ª etapa - Apresentação da proposta
Reúna documentos, como contas de água e notas fiscais, que mostrem os gastos com instalação e manutenção hidráulica, e plantas da escola. Mapeie os pontos de acesso à água na instituição. Colha, diariamente, os dados do relógio de água por, pelo menos, um mês. Posteriormente, essa prática poderá ser realizada semanalmente. De posse dessas informações, convoque uma reunião aberta a professores, demais funcionários e estudantes, para tratar do assunto. Apresente esses números e faça perguntas como: Os gastos estão de acordo com a demanda? Qual tipo de atividade consome mais água? Quais usos são indispensáveis? Existem exigências de qualidade para cada uso? Onde será que se desperdiça mais água na escola? Onde economizamos? Escute todos e registre as conclusões das respostas.

2ª etapa - Aprofundamento da pesquisa
Continue na mesma reunião ou, caso o tempo seja escasso, agende um novo encontro. Organize a criação de grupos de trabalho para aprofundar o estudo sobre os usos da água na escola e planejar ações. Os temas devem ser definidos de acordo com o mapeamento feito anteriormente, mas seguem abaixo algumas sugestões:
? Analisar a bacia hidrográfica e as represas que abastecem a escola, a vazão e a forma de abastecimento de água na localidade.
? Avaliar as normas de utilização de água em espaços escolares e públicos, bem como exigências de qualidade para o consumo humano.
? Estudar a evolução do uso urbano da água, inovações e práticas de consumo consciente desse recurso.
? Refletir sobre a preservação de mananciais e a impermeabilização do solo.
? Identificar doenças associadas à ingestão de água imprópria para o consumo humano e outras doenças associadas a água, rever procedimentos de tratamento doméstico da água.
Reserve algum tempo para que os grupos desenvolvam os temas e planeje uma nova reunião. Peça que cada grupo apresente em 10 minutos a pesquisa realizada. Caso seja possível, registre o encontro com uma filmadora. Dê um tempo para discussão. Ao final, proponha, com base nas pesquisas, que os participantes levantem hipóteses acerca de práticas e atitudes que seriam necessárias e possíveis de realizar na escola para evitar o desperdício, reduzir o consumo e reutilizar a água. Instigue todos a pensar sobre os diversos ambientes e necessidades da instituição: jardim, recreação, higiene, cozinha, banheiros, torneiras, bebedouros, cantina, sala de artes etc. Agende mais um encontro em que os grupos deverão apresentar problemas e propostas para o uso consciente de água na escola.


3ª etapa - Planejamento das ações
Abra esta reunião para toda a comunidade escolar. Reserve um tempo para cada grupo apresentar as propostas e crie um ambiente em que os demais possam opinar e argumentar. Anote as ideias, propostas, principais problemas, limites e possibilidades de ação. Muita coisa pode surgir: construção de cisternas para captação de água de chuva; adaptação de descargas e torneiras; controle e divulgação constante do consumo de água; utilização de baldes com água para louça e recreação; utilização de materiais duráveis (canecas, sacolas de pano etc.); diminuição do gasto com água corrente; cartazes instrucionais sobre o uso consciente de água na escola (fechar torneira, comunicar vazamentos e mau uso de toaletes); entre outras possibilidades. Proponha a criação de um comitê para elaborar um plano de ação para o uso de água na escola. Peça que levem em consideração as intervenções necessárias e significativas, o valor gasto, a força de trabalho necessária, as práticas inovadores e sustentáveis. Estipule um prazo para entrega do projeto.

4ª etapa - Implantação
Acompanhe o trabalho do comitê. Quando o plano de ação estiver definido, dimensione com os gastos e a viabilidade das ideias. Defina prioridade com os integrantes do grupo e defina responsáveis pela implantação das ações, sempre com a possibilidade de envolver mais pessoas. Disponibilize as verbas e os materiais necessários e acompanhe todos os passos de perto. Divulgue as atividades realizadas na escola por meio de boletins, cartazes, jornais e páginas da internet. Reúna-se mensalmente com o comitê para acompanhar as medidas tomadas e a redução do consumo de água na escola, além de dar suporte a empecilhos que surgirem.

Avaliação

Ao final do semestre, convoque os participantes para uma avaliação geral sobre o projeto. Relembre os principais objetivos, valorizando o tempo gasto e os ganhos para a escola. Reconheça o valor das pessoas que se envolveram e de todas as etapas, ratificando que o processo proporciona saberes práticos do nosso cotidiano e pode modificar o comportamento das pessoas, gerando melhores condições de vida para todos. Registre os resultados alcançados e compartilhe com o restante da instituição. Em conjunto com o grupo, trace metas para os semestres seguintes.

 

 

Consultoria: Gabriel de Moura Silva
Biólogo