Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Prazo para informar dados do Mais Alfabetização termina em 30 de maio

Informações são essenciais para acompanhar o desenvolvimento do programa, que está em seu primeiro ano de implementação

POR:
Laís Semis
Crédito: Getty Images

O programa que visa apoiar ações para melhoria dos resultados de alfabetização está em fase de coleta de dados. As escolas participantes devem informar os resultados da primeira avaliação diagnóstica que foi aplicada e de todas as atividades referentes ao programa até o dia 30 deste mês. É importante que os gestores se atentem aos prazos de aplicação de avaliações diagnósticas e de informe dos dados para garantir a continuidade das escolas no Mais Alfabetização e também o recebimento das próximas parcelas da verba relacionada ao programa.

O Mais Alfabetização tem foco em leitura, escrita e matemática dos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Ele consiste em apoiar o trabalho do professor em sala de aula, com a presença de um assistente pedagógico, além de processo formativo e monitoramento pedagógico. Atualmente, mais de 49 mil escolas são beneficiadas pela política, em 4.348 municípios, com atendimento de 3.614.825 estudantes do ciclo de alfabetização.

LEIA MAIS Qual o papel do coordenador na alfabetização dos alunos?

Este é o primeiro ano de implementação do programa. Os dados são essenciais para medir e acompanhar o desenvolvimento e a eficácia da ação. A partir dos resultados, é possível fazer ajustes para que o programa atenda às principais necessidades e dificuldades das turmas de alfabetização. O sistema de monitoramento do Mais Alfabetização permite inclusive acompanhar individualmente o trabalho de secretarias e escolas. No caso de identificação de baixo resultado em determinadas localidades, o Ministério da Educação (MEC) prevê atuar com mecanismos de reforço, como formações específicas. Além disso, o monitoramento tem influência no cálculo da segunda parcela da verba do programa, que está prevista para agosto.

O acesso dos professores para cadastro e lançamento de notas dos alunos é feito pelo próprio sistema do Mais Alfabetização (acesse aqui). Já os diretores e os dirigentes das redes estaduais e municipais acessam podem fazer o monitoramento do programa aquiPelo email maisalfabezacao@mec.gov.br é possível obter mais informações e retirar dúvidas sobre o programa.

Tags

Aprofunde sua leitura