O que faz um bom diretor de escola?
Quais as características que esse profissional precisa ter para executar suas atividades com propriedade?
POR: Willmann Costa
Estamos vivenciando uma mudança de paradigma na Educação: a escola não é mais o espaço de reprodução de conteúdos enciclopédicos. A maioria dos professores que estão em sala de aula não foi formada para atender às demandas dos alunos do século 21. Os jovens chegam à escola, não raro, com uma postura de enfrentamento, muitas vezes desqualificando os docentes. Diante disso, como gerir uma unidade escolar mergulhada em tantas adversidades? Quais as características que o gestor precisa ter para lidar com a atual realidade?
LEIA MAIS O que aprendi com uma professora que não fica reclamando da Educação
Não é preciso comparar a postura de nossos jovens com a de estudantes de países como Finlândia, Suécia ou Dinamarca para perceber que estamos fracassando na formação cidadã de nossos alunos. Hoje, estamos em um momento político que nada mais é do que um sintoma da degradação social que vivemos nas últimas décadas. Diante do comportamento inadequado de alguns alunos em sala de aula, a não valorização dos responsáveis pela posição social do professor e a inabilidade do gestor em lidar com tantos problemas, alguns docentes ficam desestimulados, tornando-se uma figura que repete e escreve no quadro os conteúdos de livros didáticos. Assim, cada vez mais, nos distanciamos da humanização da educação. O mau desempenho do professor em sala de aula também pode ser consequência de uma gestão que não valoriza as qualidades da equipe. Atribuir somente ao professor a responsabilidade do fracasso escolar não é justo e não resolve o problema.
LEIA MAIS Aluno que quebra carteira tem que ser punido ou responsabilizado?
Sendo assim, o gestor escolar precisa de uma série de atributos técnicos e comportamentais para assegurar o bom desempenho de sua equipe. Podemos comparar o trabalho do diretor ao de um maestro, sempre buscando de seus regidos a melhor harmonia possível. Ele deve manter o grupo motivado e comprometido com a formação dos alunos. A liderança não é uma competência nata, ela pode ser adquirida com uma formação adequada. Sugiro algumas práticas para um bom desempenho de uma gestão escolar:
- Mantenha uma escuta ativa. Tenha serenidade diante de conflitos, ouça antes de emitir opiniões. Um líder sempre cria um ambiente para que as ideias de seu time sejam levadas a sério. Manter a calma, mesmo diante de opiniões contraditórias, facilita o diálogo.
- Descentralize a gestão. O trabalho em equipe é mais eficaz e mantém o envolvimento de todos os membros da equipe. Promover uma gestão democrática é garantir o compromisso de cada membro.
- Estabeleça regras claras. Quando se tem uma ideia clara de onde se quer chegar, fica mais fácil visualizar o que deve ser feito para que os resultados desejados sejam alcançados.
- Analise os resultados de seus alunos. Medir os resultados das avaliações internas e externas é uma excelente forma de planejar ações que norteiam para o crescimento social e intelectual dos alunos.
- Valorize o professor. Reconheça suas qualidades, incentive as iniciativas inovadoras, dê feedback sempre ressaltando o lado positivo, sem deixar de ser verdadeiro.
- Abertura para o novo. Nossas instituições de ensino, nas últimas décadas, criaram uma cultura de resistência ao novo. Inove sem medo, a escola é o espaço ideal para isso.
- Fomente uma comunicação não violenta. Promover reflexões com os docentes sobre o vocabulário usado no dia a dia da escola.
- Coloque o aluno no centro do aprendizado. A finalidade da escola é promover o crescimento intelectual dos alunos, ou seja, agrupar forças para que a aprendizagem dos alunos seja efetiva.
- Circule pela escola. Você não pode administrar o que não conhece.
- Organize-se. O dia de um gestor escolar é muito dinâmico. Crie prioridade para as demandas diárias.
Uma gestão comprometida com a educação tem o potencial de mudar a realidade de uma escola, garantindo modelos eficazes na construção de uma sociedade crítica e reflexiva.
Willmann Costa é diretor geral do Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro-RJ, e professor de Língua Portuguesa e Literaturas. Tem mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como tutor do programa Gestão da Aprendizagem Escolar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tags
Aprofunde sua leitura
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-