Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

15 mil reais (e mais 3 motivos) para participar do Prêmio Victor Civita

O maior prêmio da Educação do Brasil traz a chance de divulgar seu trabalho, obter valorização e contribuir para a produção de conhecimento

POR:
Paola Gentile
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Nesta época do ano, quando chega a época das inscrições do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 (agora em sua 14ª edição), muitos professores se questionam se vale a pena dedicar um tempo para organizar o material e participar do concurso. É verdade que o processo dá um pouco de trabalho: afinal, é preciso enviar um relatório completo sobre um projeto que tenha contribuído para a melhoria da aprendizagem. Além disso, é essencial mostrar o que a turma aprendeu - de preferência, com resultados que comprovem que a proposta foi bem sucedida.

Quem chegou lá, entretanto, garante: o esforço tem recompensa. E ela não é só monetária. "Ter a chance de obter o retorno dos selecionadores sobre as atividades desenvolvidas me ajudou muito melhorar a prática de sala de aula", afirma a professora Milca Luiza Toyneti dos Santos, de São Paulo, uma das vencedoras do Prêmio em 2009.

Há outras vantagens. A seguir, listamos os principais motivos para você não ficar fora dessa premiação. As inscrições terminam no dia 10 de julho e serão feitas somente pela internet .

1 A chance de ganhar 15 mil reais

Está certo: dinheiro não é a coisa mais importante, mas convenhamos que funciona como um atrativo para a participação. Os Educadores Nota 10 recebem 15 mil reais em suas contas pessoais como reconhecimento pela dedicação e um incentivo para que continuem a fazer bons trabalhos nas escolas em que dão aulas.


2 A oportunidade de divulgar o trabalho realizado

Muitas vezes, um professor desenvolve excelentes projetos pedagógicos, obtém resultados positivos com impacto na aprendizagem dos alunos e... a iniciativa morre aí. Nem a Secretaria de Educação nem os colegas de outras escolas da rede ficam sabendo - não raro, eles podem passar pelos mesmos problemas e não saber como resolvê-los. Ao se inscrever no Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10, você estará divulgando o trabalho realizado em sua escola para um público especializado e isso certamente ajuda na promoção do projeto e na sua replicação.


3 A valorização profissional

Certamente o participante se sentirá pessoal e profissionalmente valorizado - e isso influencia diretamente o clima da escola e favorece o envolvimento dos alunos e da comunidade em projetos futuros. "Fui reconhecida por pais, colegas de trabalho e, principalmente, pelos alunos e pude divulgar o meu trabalho", diz Marli Aparecida Salum, de Santa Catarina, professora ganhadora da categoria Ciências em 2006.

4 A produção de conhecimento pedagógico

É muito difícil encontrar um espaço para compartilhar o conhecimento de experiências bem sucedidas na área de Educação, adaptados à realidade escolar do Brasil. Ao mandar seu projeto, você estará ajudando a produzir conhecimento. Depois, esse registro pode ser enviado para a secretaria de Educação, sites voltados para o trabalho de professores e pedagogos, revistas da área, congressos e simpósios. "Uma das principais razões que me fez participar do Prêmio foi a troca de ideias para melhorar a Educação", diz Juliano Custódio Sobrinho, do Rio de Janeiro, professor de História que se tornou selecionador da premiação neste ano.

Tags