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Conviva Educação
20 de Setembro de 2018
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Desenvolvimento sustentável pode ser aplicado ao currículo

Veja a entrevista sobre os objetivos da ONU com Rebeca Otero, da Unesco, e saiba como Secretarias de Educação e educadores podem incorporar assunto nas práticas escolares

Foto: Getty Images

Como conquistar os direitos necessários para uma vida sustentável, como o direito à educação e igualdade de gênero, e as condições para que eles sejam possíveis, como a redução da fome e das desigualdades?

A resposta está nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, um acordo internacional com 17 objetivos para serem atingidos até 2030 – e entre eles, há um específico sobre educação.

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E a responsabilidade de Secretarias de Educação e escolas para o alcance desses objetivos é grande. Rebeca Otero Gomes, coordenadora do setor de educação da Unesco no Brasil, afirma em entrevista ao CONVIVA EDUCAÇÃO que os ODS só se tornarão realidade se forem incorporados aos currículos dos municípios e estados, e se houver acompanhamento do trabalho em sala de aula. Veja abaixo a entrevista na íntegra, assista aos vídeos e saiba como contribuir.

CONVIVA EDUCAÇÂO: Os estados e municípios estão elaborando seus currículos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por que incorporar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nesses documentos?
Rebeca Otero Gomes: Neste momento de elaboração ou ajuste dos currículos a partir das orientações da BNCC, os ODS devem ser levados em conta por sua relevância: eles favorecem o cumprimento de direitos humanos fundamentais, o trabalho interdisciplinar e transversal, e permitem a relação com os objetivos de aprendizagem.

De que forma essa construção desse ser realizada?
A elaboração do currículo deve ocorrer com a participação da comunidade escolar – e não ser um processo exclusivo da secretaria. Os envolvidos devem conhecer os conceitos que permeiam os 17 objetivos que compõem os ODS, como agricultura sustentável, igualdade de gênero, energia limpa e acessível, infraestrutura relacionada à inovação da indústria ou erradicação da pobreza. No momento de elaborar o currículo, as equipes devem relacionar os objetivos de aprendizagem da BNCC com os ODS, verificar o que já tem sido feito atualmente no município, o que deve ser mantido ou incrementado no trabalho atual. É também importante que as propostas sejam incorporadas nas diversas disciplinas, mantendo a coerência de abordagem também ao longo dos anos.

Quais devem ser os passos seguintes?
Com o currículo pronto, é essencial a adaptação dos projetos político-pedagógicos e a formação dos professores para que as orientações façam parte da rotina. Em seguida, as secretarias podem encabeçar o acompanhamento do que está sendo realizado de fato nas salas de aula. Ao verificar as boas práticas, é possível promover uma troca de experiências entre escolas e municípios. As dúvidas e desafios também precisam ser explicitados coletivamente para que todos possam crescer e encontrar apoio.

E de que forma a Unesco pode colaborar com os municípios na incorporação dos ODS nos currículos e na formação dos educadores?
A publicação “Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem” (disponível na Biblioteca do Conviva neste link) elaborada pela Unesco é um material de apoio na construção dos currículos. Ele mostra as competências-chave necessárias para se alcançar a sustentabilidade, como antecipatória, normativa, estratégica, de colaboração, pensamento crítico, autoconhecimento, resolução de problemas integrados e pensamento sistêmico. O documento também indica exemplos de objetivos de aprendizagem nas áreas cognitivas, comportamental e socioemocional nos diferentes ODS.

Também indico que as secretarias interessadas em apoio para elaboração do currículo ou formação podem entrar em contato conosco pelo e-mail brasilia@unesco.org ou pelo telefone (61) 2106-3500 e pedir pelo setor de educação.

Para saber mais:

Segundo Rebeca, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo já incorporou os ODS no documento curricular. O documento, disponível aqui, é um Recurso Educacional Aberto (REA) e pode ser utilizado por outras secretarias na íntegra ou adaptado.

Veja o depoimento de Wagner Barbosa de Lima Palanch, diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação da capital paulista.

Assista ao vídeo feito pelo Conviva com Rebeca, da Unesco, sobre o que são os objetivos do desenvolvimento sustentável, principalmente relacionado à meta de educação:

 

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br

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