Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Três dias de aprendizado

As melhores práticas de gestão e a Didática da Matemática são os destaques do evento

POR:
Gustavo Heidrich

Três temas importantes para o gestor escolar serão debatidos no primeiro dia da Semana da Educação Victor Civita, que ocorre de 14 a 16 de outubro em São Paulo (leia a programação completa abaixo). Na manhã do primeiro dia, será apresentada a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) a pedido da Fundação Victor Civita (FVC) sobre o perfil do diretor escolar brasileiro. Pela primeira vez, foram coletadas informações sobre quem são os gestores das escolas públicas, o que eles pensam sobre Educação e como foram formados para o desafio de administrar o processo pedagógico.

Ainda na primeira parte do dia, será mostrado outro estudo, dessa vez conduzido pelos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo em parceria com a FVC. O tema: Práticas Comuns à Gestão Escolar. Foram entrevistados diretores e a equipe pedagógica de escolas municipais e estaduais no estado de São Paulo que se destacaram no desempenho dos alunos. O pesquisador Fernando Abrúcio, professor da FGV, apresentará as conclusões. José Francisco Soares, professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, fará a análise dos dados de ambas as pesquisas e comentará os resultados.

Nos outros dois dias da Semana da Educação, os temas serão voltados para a prática da sala de aula e deverão também merecer a atenção do gestor que tem um olhar atento sobre o pedagógico. No dia 15 de outubro, estará no auditório do Teatro Sesi, onde será realizado o encontro, o francês Guy Brousseau, pioneiro no estudo das didáticas específicas e a norte-americana Barbara Brisuela, ambos falando de pesquisas didáticas na área da Matemática.

Dia 16, dedicado às pesquisas sobre o ensino da aquisição da leitura e da escrita, Celia Díaz Argüero, pesquisadora da Universidade Nacional Autônoma do México, e Sofia Vernon, professora orientadora da Universidade Autônoma de Querétaro, também no México, falarão sobre os aspectos relacionados à consciência fonológica e à escrita.

14 de outubro 

Das 9h às 12:30h
As Melhores Práticas de Gestão

Foto: divulgação
Foto: Divulgação

José Francisco Soares
Especialista em avaliação, Ph.D. em Estatística e professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

Foto: Marina Piedade
Foto: Mariana Piedade

Fernando Abrúcio
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor e coordenador do Mestrado e Doutorado da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

 

  

Das 14hs às 17:30hs 
O desafio da gestão no Ensino Médio

Foto: Renato Rebizzi
Foto: Renato Rebizzi

Carlos Artexes Simões
Engenheiro e pedagogo, é diretor de Orientações Curriculares para a Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

 

  

 

Foto: Imprensa MG
Foto: Imprensa MG

Vanessa Guimarães
Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais e professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

  

Foto: Paulo Leite
Foto: Paulo Leite

Wanda Engel
Superintendente do Instituto Unibanco, é pós-graduada em Pedagogia e Civilização pelo Centre International D?Études Pedagogiques, em Sèvres, na França.

 

15 de outubro 

Das 9hs às 12:30hs
A escola e a Didática da Matemática

Foto: arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Guy Brosseau 
Professor emérito do Instituto Universitário de Formação de Professores d'Aquitaine e catedrático de Matemática da Universidade de Bourdeaux, na França.

 

   

Das 14hs às 17:30hs 
As notações na resolução de problemas 

Foto: Matt Teuten
Foto: Matt Teuten

Barbara Brisuela
Professora do Departamento de Educação da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, onde é supervisora dos trabalho de pós-graduação em Matemática Educativa.

   

16 de outubro

Das 9hs às 12:30hs
A organização gráfica e sintática dos textos

Foto: Maria Augustina Mermone
Foto: Maria Augustina Mermone

Celiz Díaz Argüero
Pesquisadora titular do Instituto de Investigações Filológicas da Universidade Nacional Autônoma do México e especialista em investigações educativas.

 

  

 

Das 14hs às 17:30hs
A consciência fonológica e a escrita

Foto: arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Sofia Vernon
Pesquisadora da Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Querétaro, no México, e membro do Sistema Nacional de Avaliação mexicano.

 

   

Tags