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O que os gestores educacionais podem ler para implementar a BNCC

Veja uma lista de materiais de referência para não deixar de conferir

Autor: Beatriz Vichessi

Ilustração: Nik Neves/Nova Escola

Além da BNCC, do currículo da rede e do Projeto Político-Pedagógico da escola, é importante estudar outros materiais para pensar sobre a implementação da Base e participar ativamente do processo de desenho do currículo. Apesar de alguns deles serem documentos anteriores à BNCC, eles são úteis para buscar informações e compreender melhor o que as crianças têm direito de aprender.

LIVROS

BNCC e o Currículo: como navegar por esses novos mares
Disponível em: http://bit.ly/2RFS8Vf
O material elaborado pela Elos Educacional busca responder dúvidas sobre a diferença entre BNCC e currículo.

VÍDEOS

Base Nacional Comum Curricular
Disponível em: http://bit.ly/38nIrSa 
MEC apresenta a Base Nacional Comum Curricular. No vídeo, eles trazem uma retrospectiva dos documentos que resultaram na criação do documento até a aprovação do documento.

DOCUMENTOS

Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular
Disponível em: http://bit.ly/2TKsrpf 
Para orientar a implementação da BNCC, o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE) elaborou um manual em que apresenta e explica as sete dimensões de implementação da Base.

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica
Disponível em: http://bit.ly/2RHbgSU 
Em 2013, foram publicadas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais. O documento é responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Disponível em: http://bit.ly/3azSCoA 
Publicado em 1998, o documento aponta metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescer como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos.

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil 
Disponível em: http://bit.ly/2TKwYYN 
Publicado em 2010, as Diretrizes trazem definições importantes para a etapa e orientações para a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.

Indicadores da qualidade na Educação Infantil
Disponível em: http://bit.ly/2RMD7Bg 
Publicado em 2009, o material tem como objetivo apresentar os indicadores de qualidade na Educação Infantil e orientações de como utilizá-los na avaliação da etapa.

Indicações sobre currículo
Em 2007, o MEC criou um série de materiais que buscam promover a reflexão, o questionamento e a discussão da concepção de currículo e seus desdobramentos em cada escola e secretarias de Educação pelo Brasil. Eles elaboraram cinco eixos organizadores. Confira cada um deles:

Currículo e avaliação 
Disponível em: http://bit.ly/2vgNANL 

Diversidade e currículo
Disponível em: http://bit.ly/36jVJOa 

Currículo, conhecimento e cultura
Disponível em: http://bit.ly/2RhAxnx 

Educandos e educadores - seus direitos e o currículo
Disponível em: http://bit.ly/2TJhQuN 

Currículo e o desenvolvimento humano
Disponível em: http://bit.ly/2RkSYYK