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Prêmio Victor Civita: chegou a hora de inscrever sua escola

Gestor, fique atento às exigências do regulamento. Você estará concorrendo também ao título de Educador do Ano

POR:
Karina Padial
Educação de qualidade é feita por todos

Este ano, as inscrições para o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 começam mais cedo. A equipe da Fundação Victor Civita (FVC), promotora do evento, estará apta a receber a ficha e o relatório a partir de 6 de maio exclusivamente pelo site. A data limite para envio do material é 7 de julho. Uma das novidades é que os gestores agora também concorrem ao título de Educador do Ano - antes reservado apenas aos professores. "Vamos valorizar ainda mais os projetos institucionais e de formação, fundamentais para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Temos certeza de que, ao compartilhá-los, damos boas referências aos profissionais da área que, muitas vezes, não têm bons modelos", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da FVC.

Agora, além dos 50 finalistas, que terão direito a um ano de assinatura das revistas NOVA ESCOLA ou GESTÃO ESCOLAR, 20 trabalhos serão premiados. Os autores ganharão um tablet com as características: tela de 7 polegadas, câmera e acesso à internet wi-fi. Os dez vencedores da etapa seguinte receberão o título de Educadores Nota 10, 15 mil reais e verão seu projeto divulgado nas publicações da FVC. E o Educador do Ano ganhará mais 10 mil reais, divididos entre ele e a escola onde o trabalho foi realizado.

Por garantir que seu projeto será avaliado pelos selecionadores, fique atento às recomendações:

Leia o regulamento Confira se o seu trabalho é adequado às exigências de participação. Estão aptos a fazer a inscrição diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais que atuam na Educação Infantil, nos ensinos Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de instituições urbanas ou rurais, da rede pública, privada e de escolas comunitárias ou filantrópicas.

Escolha o melhor projeto A iniciativa deve ter sido realizada entre fevereiro de 2012 e maio de 2013 e não precisa ser inédita nem grandiosa, porém deve ter impactado de forma positiva e efetiva o desempenho dos alunos. Junto com seus pares, faça um levantamento de todos os projetos desenvolvidos e selecione o mais adequado. Verifique se a escola conta com registros do processo, o que inclui relatórios, fotos e vídeos. Mas não envie a documentação nessa primeira fase. Guarde-a, pois os selecionadores pedirão o material no momento apropriado.

Elabore um relatório objetivo Escolhida a proposta, é hora de produzir o relato. Nele devem constar o diagnóstico inicial - base usada para definir as prioridades e as metas - e as funções de cada um dos atores da comunidade escolar - gestores, docentes, alunos, funcionários, pais e parceiros. Caso haja mais de um objetivo, separe-os por conteúdos da gestão - aprendizagem, espaço, comunidade, material, formação etc. Descreva o planejamento, as estratégias escolhidas e a execução de cada etapa. Lembre-se de apontar os recursos humanos e materiais utilizados. Conte ainda como você lidou com a diversidade de conhecimentos da equipe e se foi preciso organizar encontros de formação durante o processo.

Não se esqueça da avaliação Inclua no relatório o balanço que a equipe fez do projeto. Conte sobre os critérios utilizados para realizá-lo e a forma como os progressos foram identificados. Descreva as ferramentas selecionadas para acompanhar os avanços pedagógicos e o desempenho dos envolvidos, com os dados que comprovam os resultados.

Inclua dados da escola São bem-vindas as informações relacionadas à própria instituição - como um breve histórico, o contexto em que ela está inserida e o perfil da comunidade atendida. Lembre-se de citar também o atual Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fique atento à autoria Assegure-se de que a proposta, mesmo tendo sido desenvolvida por uma equipe, esteja no nome de uma única pessoa. Todos os participantes devem ser citados no relatório, mas somente um vai figurar como autor.

Faça a revisão final Antes do envio, confira detalhes como o formato correto em que o arquivo deverá estar salvo (doc ou docx) e se ele não ultrapassa o tamanho de 100 kB. Por fim, releia o trabalho e peça a seus colegas que ajudem a identificar possíveis incorreções no texto - falta de clareza, trechos contraditórios e erros de grafia. Por isso, comece o quanto antes a preparar a proposta que você inscreverá no maior prêmio de Educação da América Latina.

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