Investir em avaliação da aprendizagem e acompanhamento traz resultados
Conheça a experiência de dois municípios premiados no PVE 2018 que apostaram em avaliação e acompanhamento para buscar melhores resultados na Educação
Os municípios de Ibiraçu e Aracruz, ambos no Espírito Santo, podem compartilhar um aprendizado que passa pela avaliação e acompanhamento dos profissionais da Educação. As localidades foram vencedoras da categoria Destaque Nacional (veja a lista completa de ganhadores clicando aqui) do Prêmio PVE 2018, uma realização da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim que completa 11 anos de atividade (saiba mais clicando neste link). O programa alcança 104 municípios e promove palestras com formadores e mobilizadores, análise de resultados e rodas de conversa.
Durante a oficina dos municípios participantes do programa, realizada em São Paulo, o Conviva conversou com as secretárias de Educação de Ibiraçu e de Aracruz para entender como outras secretarias poderiam aproveitar esse aprendizado. Abaixo, veja a entrevista sobre as ações realizadas pelas equipes e os resultados alcançados.
Planejamento, avaliação e intervenção em Aracruz
Antes de assumir a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz (ES), Ilza Rodrigues Realli atuou como professora. “Eu estava afastada da sala de aula há tempos e precisava passar novamente pela experiência da docência”, conta. Na escola, ela sentiu que a gestão se fazia presente apenas com recados e orientações, mas não com formações ou monitoramento.
“Em 2017, quando voltei para a secretaria, tinha maior clareza do que deveria ser feito. Montei uma equipe técnica comprometida com apoio para os educadores e os avanços da Educação. Começamos um ciclo de trabalho que envolve planejamento, avaliação e intervenção”, diz.
Clique abaixo e ouça trecho do depoimento de Ilza sobre PVE, trabalho da secretaria e das escolas:
Foram implementados diagnósticos trimestrais (março, julho, outubro e novembro) dos alunos. Quando uma turma apresenta desempenho abaixo do esperado, é feita reunião com professores, coordenador e outros envolvidos para verificar quais são as melhores formas de recuperação. “O PVE veio fortalecer esse processo de avaliação e das intervenções, e os avanços do Ideb na grande maioria das escolas mostram que estamos no caminho certo!”, conta a gestora.
Ilza explica que são realizados plantões pedagógicos na secretaria para dar atendimento aos gestores escolares, com discussões sobre os resultados das unidades. A cada ano, os diretores passam por avaliações e a escola também decide pela continuidade do trabalho do profissional.
Mobilização da secretaria, das escolas e da comunidade geram avanços no Ideb em Ibiraçu
“Trabalhávamos muito na secretaria, mas a sensação é que não havia foco, então os resultados não apareciam”, conta Valéria dos Santos Rosalém, Dirigente Municipal de Educação de Ibiraçu (ES). Quando a secretaria conheceu o PVE e viu a possibilidade de ter o apoio do programa, abraçou a iniciativa.
O investimento foi direcionado para a formação de serventes, professores, gestores e demais profissionais. Cada um passou a ter mais clareza de seu papel.
Veja o que a dirigente diz sobre formação e os avanços de uma turma de 5º ano que “não aprendia”:
A avaliação da aprendizagem agora é realizada com frequência, e os estudantes encaram as provas com mais tranquilidade. As aulas de reforço são realizadas ao longo do ano, com educadores contratados especialmente para suprir essa demanda. “Todas as crianças aprendem, às vezes de diferentes formas e em diferentes tempos. Mas aprendem. Cabe a nós proporcionar as aprendizagens significativas de que elas precisam”, afirma.
Clique abaixo e ouça trecho do depoimento de Valéria sobre o aumento do Ideb:
O município de Ibiraçu possui 13 mil habitantes e 11 escolas. “A aproximação com as escolas é relativamente fácil, com visitas permanentes da equipe da secretaria nas escolas e dos gestores na secretaria”, diz. O envolvimento com a comunidade hoje é frequente porque as famílias passaram a acreditar que sua presença fazia a diferença na aprendizagem dos estudantes. No desfile cívico sobre leitura, por exemplo, Valéria conta que estiveram presentes 5 mil pessoas.
As ações da secretaria incluíram a reorganização do transporte escolar, com adequação das rotas e compra de novos veículos, inclusive para transportar os educadores que lecionam na escola rural.
“Acredito que a escolha do nosso município como destaque do Prêmio PVE ocorreu porque a mobilização foi grande nas três frentes: gestores educacionais, gestores escolares e mobilização para trabalhar com um objetivo só”, finaliza a dirigente.
*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar
Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente.
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