Secretarias: como garantir a formação continuada e implementação de currículos
A formação dos profissionais da Educação deve ser garantida pelas secretarias em uma base permanente. E como incluir a implementação dos currículos nesse processo?
POR: Conviva EducaçãoNos últimos meses, a equipe da plataforma Conviva Educação ouviu especialistas e construiu o roteiro do vídeo que você assiste abaixo, sobre formação continuada dos profissionais da educação e implementação dos currículos.
Assista e verifique de que forma utilizá-lo: para refletir com a equipe da secretaria, para apresentar aos educadores ou ainda a outros setores da secretaria. O material pode ser acessado a todo momento na Galeria da plataforma.
LEIA MAIS Base: reflexões sobre a formação de professores no Brasil
As ideias principais abordadas no vídeo estão organizadas a seguir:
1. Para que currículos e projetos político-pedagógicos (PPP) sejam implementados de fato e cheguem à sala de aula, é essencial que as formações continuadas com os profissionais da educação tratem desses assuntos.
2. Cada rede pode eleger os temas mais importantes para as formações, mas é essencial priorizar dois deles:
- Estudo detalhado do currículo adotado pelo município e dos projetos político-pedagógicos em cada escola.
- Reflexão sobre as formas de ensinar. Elas devem se adequar ao desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimentos das crianças e adolescentes.
O aprofundamento sobre esses assuntos deve acontecer em diversas formações organizadas ao longo do ano para que os professores possam se dedicar aos conteúdos, à interdisciplinaridade, à educação integral ou aos temas transversais, entre outros tantos aspectos.
3. As secretarias municipais de educação devem levar em conta três etapas para organizar as formações continuadas:
- Diagnosticar: analisar os indicadores sociais e educacionais, e verificar o que é preciso melhorar no ensino para garantir o aprendizado nas turmas.
- Planejar: a secretaria deve criar um calendário em conjunto com as escolas e indicar temas para os encontros, e definir os responsáveis pela formação. Considerar o trabalho com municípios vizinhos ou governo estadual enriquece as experiências e fortalece o Regime de Colaboração.
- Acompanhar: para o êxito das formações, as secretarias precisam garantir que o cronograma seja cumprido e que as ações realizadas tragam os resultados esperados.
A formação dos profissionais da educação também foram tema do programa de rádio veiculado em abril. Ouça no link abaixo!
Tags
Aprofunde sua leitura
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-