Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

7 materiais de apoio para a inclusão de alunos com deficiência na escola

Especialistas dão dicas de leituras e materiais audiovisuais para auxiliar gestores e professores na prática da Educação especial

POR:
Giovanna Diniz
Crédito: Getty Images

A inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica tem aumentado nos últimos anos. O Censo Escolar de 2018 aponta o número de matrículas de alunos em classes regulares ou em classes especiais exclusivas chegou a 1,2 milhão em 2018. O aumento é de 33,2% comparado ao ano de 2014.

A prática da inclusão, porém, ainda é um desafio para as escolas, pois envolve não só a mudança dos espaços para o acesso dos alunos, como também a adaptação das práticas pedagógicas para uma Educação mais inclusiva. Para isso, é fundamental que o gestor escolar esteja preparado para auxiliar a equipe nesse processo. “A busca para um espaço escolar mais inclusivo passa pela formação continuada dos professores”, destaca Tatiana Pita, psicopedagoga e assessora pedagógica do Grupo Somos Educação. Para ela, também é necessário buscar o apoio de psicopedagogos para identificar adaptações necessárias e auxiliar no diálogo com as famílias e nas formações docentes.

LEIA MAIS 6 materiais sobre Educação Infantil para gestores escolares

A Educação especial conta hoje também com o auxílio do trabalho de institutos especializados no aconselhamento sobre cada tipo de deficiência. “Eu sempre indico para as escolas que usem materiais produzidos por instituições como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) ou ainda Associação Brasileira de Autismo (ABRA) pois ajudam bastante na compreensão e trabalhos em sala”, afirma Tatiana. Os materiais produzidos por orgãos oficiais são fontes seguras, com orientações de especialistas sobre adaptação de espaços, projetos pedagógicos e outras experiências desenvolvidas em escolas. Pensando no papel estratégico dos gestores escolares na Educação especial, preparamos uma lista com sete materiais para auxiliar na inclusão de alunos com deficiência:

1) “Guia do Educador Inclusivo”, de Marta Almeida Gil
O livro faz parte do projeto "Práticas e Desafios da Educação Inclusiva", do Instituto de Estudos e Pesquisas Amankay. O material busca instruir professores no ensino de alunos com deficiência. Cada capítulo envolveu discussões com diversos grupos da comunidade escolar de Ribeirão Preto (SP): especialistas da secretaria, universidades, professores, gestores e mães. O trabalho foi guiado pela socióloga e coordenadora do Instituto, Marta Almeida Gil. O resultado dessa dinâmica participativa está disponível gratuitamente para acesso online. Clicando aqui, você pode pesquisar por esses conteúdos que contemplam materiais pedagógicos, recursos didáticos, estratégias de ensino, tecnologias assistivas e referências, entre outros conteúdos.

2) “Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?", de Marta Almeida Gil
Também organizado por Marta Gil, o livro é o ponto de partida para qualquer gestor que pretenda instruir professores para a Educação inclusiva. O material inclui tudo que é necessário para entender desde a legislação sobre pessoas com deficiência até dicas para adaptação arquitetônica e acessibilidade dos alunos. Além disso, o livro também traz sugestões de práticas pedagógicas que podem ser utilizadas com os estudantes com deficiência e sobre como trabalhar o tema da diversidade em sala de aula.

3) Biblioteca Virtual, do Instituto Paradigma
O Instituto Paradigma é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e atua desde 1991 no desenvolvimento de projetos e assessoria especializada de instituições públicas e privadas para a inclusão social de pessoas com deficiência. Na biblioteca virtual do Instituto é possível acessar materiais gratuitos sobre Educação especial: são cartilhas, lista de equipamentos de auxílio para estudantes com deficiência, sugestão de propostas e materiais pedagógicos para trabalhar com alunos com deficiência visual, física, autismo, entre outros.

4) Portal Diversa, do Instituto Rodrigo Mendes
A plataforma foi criada em 2011 pelo Instituto Rodrigo Mendes em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O portal reúne mais de 145 artigos de especialistas no tema e cerca de 260 práticas de inclusão de estudantes com deficiência em escolas. Segundo Marta Gil, o portal é “o melhor e mais completo site sobre Educação inclusiva: tem acessibilidade digital, ferramenta de busca, vídeos, fórum de discussão, depoimentos e textos mais conceituais”. O Instituto Rodrigo Mendes atua desde 1994 em conjunto com orgãos públicos na defesa ao acesso à Educação de estudantes com deficiência.

5) “Direito Educacional e o processo de inclusão”, de Gonzalo Lopez
Escrito por Gonzalo Lopez, advogado e professor de direitos da pessoa com deficiência, o livro foca na visão jurídica atualizada sobre a Educação inclusiva. É material essencial para a compreensão dos direitos dos alunos com deficiência, como o acesso à Educação regular e acessibilidade. A leitura é indicada para educadores e pais e responsáveis que desejam compreender as mudanças que o Estatuto da Pessoa com Deficiência trouxe para a inclusão e permanência dos alunos, além de também instituir como crime a cobrança e o cancelamento o recusa da matrícula do aluno em razão da deficiência. Leonardo Gontijo, idealizador do Instituto Mano Down, que realiza projetos de socialização e desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down, indica o livro para entender a atualidade dos direitos das pessoas com deficiência. “Gonzalo Lopez é além de advogado, diretor e gestor escolar por muitos anos. Por isso, consegue trabalhar teoria e prática de forma bastante didática, profunda e atual, apontando caminhos, possibilidades e ferramentas para construir uma sociedade mais inclusiva”, diz.

6) Cartilha “Direito à Educação - Orientações sobre a perspectiva inclusiva”, do CAO e Comissão OAB Vai à Escola
A cartilha elaborada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Educação-MPRJ) e a Comissão OAB Vai à Escola da Ordem de Advogados do Brasil/Seccional Rio de Janeiro. Se trata de um documento importante para entender as transformações nos direitos de inclusão dos alunos com deficiência desde a Declaração de Salamanca até o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Brasil. Tem como objetivo possibilitar que toda a comunidade, estudantes, pais, educadores e gestores escolares possam conhecer melhor os direitos e deveres que garantem o acesso à Educação inclusiva.

7) Documentário Educação inclusiva, do MEC
Produzido pela jornalista Deborah Andrade para o MEC, o documentário de 2009 aborda a inclusão de alunos com deficiência a partir de depoimento de pais, educadores e crianças. Eles relatam sobre a experiência e a importância da adaptação de toda comunidade escolar na permanência de alunos desde a Educação Infantil até a faculdade. O vídeo está disponível gratuitamente no YouTube.

Aprofunde sua leitura