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O que é que a Alfabetização de Sobral tem?

Conheça as políticas de Alfabetização do município cearense que é destaque nos índices do Ideb

Crédito: Getty Images

O que explica o destaque crescente de Sobral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)? O município cearense de cerca de 205,5 mil habitantes tem atingido resultados acima da meta estipulada desde a criação do Ideb, em 2007. De lá pra cá, Sobral se manteve em curva crescente e no Ideb 2017 atingiu a nota 9,1 quando a meta estabelecida para o ano era 5,6.

Herbert Lima, dirigente municipal de Educação de Sobral, atribui o sucesso dos resultados ao investimento e à continuidade de políticas públicas voltadas para a garantia da aprendizagem na idade certa e ao esforço conjunto do estado e todos seus municípios para olhar para a questão. No vídeo, você confere a entrevista completa com Herbert. E, abaixo dele, acesse um resumo das principais ações do município em prol de bons resultados educacionais explicadas pelo secretário de Educação Herbert Lima.


Fortalecimento da gestão escolar
“Temos coordenadores e diretores bem acompanhados, bem subsidiados de um processo de formação continuada e fortalecidos do ponto de vista da gestão. No caso de Sobral, o processo de ingresso de diretores e coordenadores não é por indicação política (apesar de serem cargos em comissão) e nem por eleição. Foi decisão do município fazer um processo meritocrático, transparente. É uma seleção pública, com prova escrita, análise de título, com análise comportamental e emocional para saber se aquele candidato tem condições de assumir uma gestão municipal e prezar por quadros técnicos é sem dúvida um objetivo de buscar qualidade educacional.”

Fortalecimento da ação pedagógica
“Temos em Sobral uma escola que forma professores, que recebe professores mensalmente pra promover um processo de formação continuada e esse processo está pautado em duas diretrizes. O primeiro é planejar constantemente o que fazer em sala de aula e planejar para desenvolver um trabalho com qualidade, mas também refletir sobre a sua prática e buscar novas ferramentas ou mecanismos para desenvolver as competências dos alunos em sala de aula.”

Valorização e bonificação dos profissionais do magistério
“Por meio de leis municipais, o município garante gratificação no contracheque dos professores a partir de resultados que são alcançados por meio de metas de aprendizagem na própria avaliação externa que o município promove junto às mais de 60 unidades escolares.”

Herbert Lima é entrevistado pelo Conviva

Políticas que estimulam a aprendizagem na idade certa
“O Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) – [surgiu no município de Sobral e] depois se amplia para pro estado do ceará – e, hoje, também há um programa de Aprendizagem na Idade Certa e esse programa foca na alfabetização como sendo a principal prioridade da política pública educacional e, depois, se amplia tratando de outras vertentes voltadas para formação de professores, materiais didáticos. O viés da política pública tem como foco o processo de alfabetização e a garantia de que as crianças avancem na série correta para alfabetização, de fato, dominando a leitura e escrita.”

Regime de colaboração
“Hoje nós temos no estado a experiência de um regime de cooperação entre o governo do estado e todos os municípios que compõem o estado - independente da bandeira política. E esse programa é desenvolvido focando não só na formação e qualificação dos profissionais do magistério mas também integrando um sistema de avaliação em larga escala onde os estudantes do 5º e 9º ano são submetidos anualmente a avaliação e ele subsidia também, além da formação dos professores, o desenvolvimento de materiais didáticos de apoio à alfabetização em sala de aula e também uma política muito forte de valorização dos profissionais do magistério. São bonificações, premiações e o reconhecimento alcançado pelos níveis de aprendizado dos alunos por parte do governo do estado para os municípios que cooperam através desse pacto de cooperação.”

Avaliações periódicas
“Temos uma avaliação interna no município de Sobral. Ela preza por uma qualidade maior em relação aos critérios de avaliação. Isso, naturalmente, vai impactar e exigir um conhecimento cognitivo por parte dos alunos.”

“Nós avaliamos de seis em seis meses aproximadamente 22500 alunos. Desde o Infantil 5 até o 9º ano, todas as séries são avaliadas. Não é exclusivamente 2º, 5º e 9º ano [as séries que fazem o Saeb], são todas as séries para criar uma meta de aprendizagem e, consequentemente, valorização e reconhecimento dos profissionais da Educação”.

Currículos que considerem outras experiências exitosas
“Temos alguns desafios. O primeiro é implementar currículo de Língua Portuguesa e Matemática que o município desenvolveu nos últimos quatro anos. Esses currículos estão pautados em algumas referências internacionais. A busca é elevar a régua de aprendizado e não só pautar essa régua nas referências nacionais – tendo em vista que o Brasil tem diversos desafios de qualidade educacional – mas também usar como referência outros sistemas educacionais do mundo”.

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de GESTÃO ESCOLAR

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 13 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente.