Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Educação Infantil: documento apoia implementação de currículos alinhados à BNCC

Publicação contribui para que creches e pré-escolas estejam alinhadas e garantam os direitos de aprendizagem das crianças

POR:
Porvir *
Professora sentada ao fundo de uma sala de aula observa os alunos de Educação Infantil escrevendo juntos em uma mesa em primeiro plano
Foto: Getty Images

Com o objetivo de apoiar a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em creches e pré-escolas de todo o país, o documento “BNCC na Educação Infantil” traz referências para gestores municipais encarregados de colocar em prática os novos currículos. Com sugestões e orientações de abordagens práticas, o material também trata de revisão do PPP (projeto político-pedagógico) e formação continuada de professores.

O documento foi desenvolvido pelo CEIPE (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais), da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular, por meio do GT de Educação Infantil, que é composto pelo Instituto Singularidades, Instituto Avisa Lá, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, FGV-Ceipe e a consultora Beatriz Ferraz.

LEIA MAIS Por que registrar a demanda por vagas na Educação Infantil é importante?

Considerado um complemento ao Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular

, o documento traz informações, orientações e sugestões de atividades e oficinas que podem ser promovidas. O conteúdo está dividido em quatro eixos: As especificidades da BNCC para a Educação Infantil; O papel dos municípios na elaboração de currículos alinhados a BNCC; Como apoiar a revisão dos PPPs nas escolas e creches; O que planejar e abordar na formação continuada.

Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2017, a BNCC da Educação Infantil passa a valer nas escolas e creches a partir de 2020.

O documento nacional define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se) e propõe dois eixos estruturantes para a prática pedagógica (interações e brincadeiras), além de apresentar uma organização curricular por Campos de Experiências, com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento por faixas etárias.

O documento “BNCC na Educação Infantil” está disponível de forma gratuita e pode ser acessado no site do Movimento pela Base.

Reportagem originalmente publicada no Porvir

Aprofunde sua leitura