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10 dicas para organizar a semana pedagógica 2020

Com o prazo final para a implementação da BNCC se aproximando, Base é tópico essencial no planejamento do ano letivo

POR:
Camila Cecílio
Crédito: Getty Images

Novos alunos, professores, funcionários e, claro, novos desafios. Mais um ano letivo está prestes a começar e, com ele, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para garantir um bom ano letivo, as redes de ensino precisam focar em um planejamento que considere o tema e os novos currículos.

Nesse contexto, as secretarias de Educação devem criar um clima de colaboração intensa junto às escolas. Isso significa garantir momentos de planejamento e para estruturar o apoio às unidades escolares. “Estamos em um período muito importante para fazer isso, em que o contato com diretores e coordenadores é essencial, pois eles precisam sentir que fazem parte desse grande desafio”, aponta Sonia Regina Guaraldo, consultora do Programa Formar da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA, e com experiência em gestão na rede municipal de Birigui (SP).

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Mas, para que isso aconteça, as secretarias de Educação precisam estar alinhadas internamente com suas próprias equipes. “O alinhamento é importante porque a BNCC e os novos currículos podem ser os grandes norteadores das ações pedagógicas”, diz Sonia. Desta forma, quando os técnicos forem acompanhar as escolas, eles podem levar, por exemplo, a necessidade de alinhar o projeto político-pedagógico (PPP) à Base. 

Foco no planejamento
Para Joice Lamb, coordenadora pedagógica da EMEF Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS) e Educadora do Ano de 2019, a maior dificuldade em planejar uma boa semana pedagógica é a falta de direcionamento. Tanto as secretarias quanto as escolas precisam ter visibilidade dos desafios e ações prioritárias para o novo ano letivo.

Por conta disso, é importante que os gestores se atentem aos indicadores. Índices de aprovação, reprovação e de abandono escolar podem ser comparados com o ano anterior e, posteriormente, usados para elaborar um diagnóstico que subsidie ações pedagógicas. Além desses índices, é imprescindível que secretários e suas equipes técnicas avaliem os projetos em andamento. “É necessário avaliar tudo o que foi feito no ano anterior para planejar o ano seguinte”, afirma a educadora.

Com a chegada da BNCC, é essencial que as 10 Competências Gerais pautadas no documento estejam contempladas na semana pedagógica de 2020. A partir disso, é necessário traçar como elas serão colocadas em prática por meio de um projeto que dialogue com toda a rede e que leve em consideração a realidade local. “É difícil abordar a tecnologia ou a alfabetização digital, sem que ninguém tenha acesso ao computador naquela rede”, exemplifica Joice. Por isso, a coordenadora sugere que os gestores considerem o contexto em que estão inseridos. “É preciso pensar nas condições que a rede está dando para que cada escola consiga realmente trabalhar as competências”, completa.

Dicas para colocar em prática
A educadora Sonia Regina Guaraldo elencou dez dicas para auxiliar o planejamento da semana pedagógica de 2020. Confira a seguir.

1 - Celebre conquistas
Retomar os objetivos alcançados em 2019 e as estratégias utilizadas para atingi-los é um ótimo ponto de partida para fortalecer e institucionalizar processos e ações em desenvolvimento. Por mais que as equipes participem ativamente das ações, pode ocorrer que nem sempre tenham clareza das estratégias utilizadas. Além disso, a celebração das conquistas valoriza os envolvidos, criando significado e pertencimento do grupo. Essa dica é válida para o direcionamento da equipe de lideranças e também para as escolas da rede.

2 - Retome as metas traçadas
Esclareça junto à equipe de lideranças e técnicos da secretaria de Educação quais são as metas estabelecidas para o ano de 2020. Promova um diálogo aberto sobre a compreensão que toda a equipe – administrativa e pedagógica – tem sobre as metas.  É preciso que toda a equipe tenha clareza, já que estas orientarão as ações a serem implementadas. Caso ainda não tenha metas estabelecidas, ainda há tempo para fazê-las. Nesse processo, procure estabelecer relações entre as metas da secretaria ou da escola e o Plano Municipal de Educação (PME). 

3 - Garanta planos de ação específicos
Assegure que as metas estabelecidas para a secretaria de Educação sejam desdobradas em planos de ação pelos diversos setores – pedagógicos e administrativos – de modo que se tenha visibilidade sobre prazos e responsáveis. Além disso, estabeleça rotinas de acompanhamento das ações planejadas junto às principais lideranças e estimule que façam o mesmo em seus respectivos setores. 

4 - Atente-se para a quantidade de programas e projetos
As parcerias podem ser uma excelente estratégia para apoiar as escolas a cumprirem seus planos de ensino. Entretanto, cuide para que projetos e programas desenvolvidos estejam alinhados aos objetivos e metas da rede. Na análise, avalie os resultados dos projetos. Vale observar a existência de ações de natureza semelhante nesses projetos para rever as parcerias ou de resultados insatisfatórios.

Não é incomum que no decorrer do ano letivo as escolas sejam requisitadas por instituições das mais diversas naturezas a participarem de projetos, concursos e outras atividades que não estavam planejadas. É importante que todas as parcerias sejam firmadas antes que as escolas realizem seu planejamento. 

5 - Comunique e engaje
Desenvolva estratégias para que as metas e planos de ação dos diversos setores da secretaria de Educação sejam comunicados e discutidos com as escolas. Nesse sentido, é importante criar canais de escuta estabelecendo formas diretas e indiretas de esclarecer os propósitos e as principais ações a serem desenvolvidas durante o ano. Quando os profissionais da Educação, especialmente os gestores escolares recebem todas as informações de forma clara, conseguem compreender melhor as políticas públicas formuladas para o estado ou município. É necessário refletir como adequá-las e concretizá-las a partir de sua realidade específica por meio dos planos de ação próprios.  

6 - Garanta os recursos e serviços necessários
Promova a interação entre setores pedagógicos e administrativos. Retome com eles a importância de que os processos de contratação de pessoal e serviços e aquisição de materiais sejam planejados e ocorram dentro dos prazos definidos. É preciso planejar para que os recursos necessários estejam disponível em tempo para a concretização do planejado pela secretaria e escolas (alimentação, transporte contratação e alocação de professores). Além disso, conferir a estrutura das escolas para que os estudantes sejam bem recebidos é essencial. 

7 - Dê visibilidade ao projeto educacional da secretaria
Explique-o em detalhes ao prefeito e, esclareça de que modo se articula ao plano municipal de Educação. Compartilhe as principais estratégias e como elas podem melhorar a qualidade da aprendizagem no município. Exponha de que maneira o apoio da prefeitura e compreensão sobre esse plano podem contribuir para sua concretização. 

8 - Blinde a aprendizagem
2020 é ano de eleição. Procure informar-se sobre regras específicas para o setor público nesse período e as torne claras para as equipes de técnicos e para as escolas. Além disso, ruídos internos ligados a questões políticas podem se tornar frequentes, transformarem-se em conflitos desafiadores e comprometerem um projeto anual focado na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, a mensagem clara que se deve passar é que a aprendizagem das crianças não pode esperar porque é ano de eleição. 

9 - Apoie a implementação do currículo
Com a chegada da BNCC, muitas dúvidas podem surgir ao longo do processo de implementação e o apoio da secretaria é fundamental. Esclareça as possibilidades e canais de apoio para, por exemplo, a revisão dos PPPs e formação docente.

10 - Recepcione os novatos
A forma como os professores são recebidos no início de suas carreiras e o apoio que recebem neste período de adaptação pode definir a forma como seguirão se desenvolvendo como profissionais da Educação. Esse pode ser um momento em que as escolas promovem a inserção dos novatos, criando estratégias como o estabelecimento de parceria com professores experientes, observação de aulas de outros colegas, mentoria por parte do coordenador pedagógico.  Idealmente, essa pode ser mais que uma ação pontual no início do ano e se tornar uma ação de política de formação.