Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como o gestor pode valorizar o trabalho dos professores

Mesmo com pouco apoio das políticas públicas, é possível tomar ações na escola para motivar a equipe docente

POR:
Cláudio Neto
No dia a dia, pequenas atitudes podem ajudar a equipe a se sentir respeitada e valorizada por diretores e coordenadores. Foto: GettyImages

É consenso, em qualquer parte do mundo, que os professores são a peça chave no sistema educacional, pois as experiências de aprendizagem na sala de aula passam pela relação professor-aluno. Prova disso é que pessoas com carreiras profissionais bem sucedidas sempre falam da influência de um professor ou de uma professora marcante.

LEIA MAIS 3 atitudes do gestor inovador

O problema é que há um abismo entre o reconhecimento da importância do professor e a sua valorização profissional. Dos 35 países avaliados pelo Global Teacher Status Index 2018 (Índice Global de Status dos Professores), que avalia fatores como a remuneração docente e a quantidade de horas trabalhadas, o Brasil aparece na última posição. Em razão disso, vem diminuindo consideravelmente a quantidade de jovens brasileiros que querem ser professores (apenas 2,4% em 2015, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico/OCDE).

Valorizar professores: uma função compartilhada

Por um lado, cabe aos formuladores de políticas promover ações – como o ajuste adequado do salário – para valorizar os profissionais da Educação. Mas, por outro, há também maneiras de reconhecer a atuação docente no âmbito da escola e eu tenho constatado que é precisamente dessa valorização que emergem excelentes propostas e projetos educacionais. 

LEIA MAIS Como o diretor pode ajudar a melhorar o clima organizacional

Abaixo, selecionei seis dicas dadas por professores sobre como diretores e coordenadores pedagógicos podem fazer isso.

1. Ser mais parceiro e menos controlador 

Para se tornar um bom gestor não basta ser assíduo e pontual, nem exercer sua autoridade com cobranças e controle das ações dos professores. A noção de justiça exige estabelecer direitos e deveres iguais para todos na escola. Além disso, é importante conversar com os professores, saber das suas dificuldades, compartilhar das suas alegrias e dar o apoio necessário para o exercício do trabalho pedagógico.

2. Saber escutar e reconhecer a participação de todos

Esta é uma das qualidades mais raras entre as pessoas e que o gestor deve exercitar para incorporar na sua prática. A partir disso, ele pode entender o que os professores realmente pensam e querem expressar. Também é nesse ponto que mais se avalia a autenticidade da relação com a gestão. Quando é ouvida, a equipe sente participar de fato das decisões e têm a sensação de reconhecimento no grupo quando veem que suas falas são levadas em consideração.

3. Tomar decisões coletivamente

Os desafios da escola atual exigem que o cargo seja exercido de maneira democrática. Um bom modelo de gestão pressupõe o diálogo e a consideração de múltiplas possibilidades na tomada de decisão. Esse processo se torna mais proveitoso quando é feito coletivamente, respeitando a decisão da maioria. Nesse caso, engana-se quem acha que o papel do gestor perde importância. Ao contrário, é nesse processo dinâmico e participativo que ele demonstra possuir os mais profundos conhecimentos da coordenação de grupo, bem como de princípios e técnicas da administração. 

LEIA MAIS O que pensar na transição entre um ano e outro

4. Estimular o crescimento da equipe

Promover o desenvolvimento profissional é fundamental na escola. Nesse ponto, o gestor, em parceria com a coordenação pedagógica, pode exercer um protagonismo marcante, principalmente a partir da definição da pauta de formação. Outra maneira também importante de fazer isso é dando oportunidade para que as pessoas ocupem funções mais destacadas na organização escolar, desde a coordenação de projetos até a ocupação de cargos mais elevados. 

5. Não se distanciar da parte pedagógica da escola

Além de ser solidário à ação docente, o gestor detém saberes do campo da pedagogia que podem potencializar a ação dos professores, especialmente para ajudar a construir as articulações entre as diversas disciplinas nos projetos da escola, em parceria com o coordenador pedagógico. Com isso, evita-se a sensação de vazio e de lugar não ocupado relatada por alguns professores.

6. Apoiar e dar visibilidade ao trabalho docente

É cada vez maior a quantidade de escolas que, semestralmente, publicam jornais para divulgar os projetos e os resultados do seu trabalho. Esta é uma maneira autêntica e criativa de dar visibilidade ao trabalho dos professores e, ao mesmo tempo, estabelecer uma comunicação mais efetiva com a comunidade escolar. Esta ação tem também o mérito de instituir a cultura da sistematização do trabalho da escola, uma vez que isso exige pensar sobre a prática pedagógica da instituição. Outra maneira de promover a visibilidade do trabalho docente é por meio de feiras culturais, feiras de ciências e eventos em que os estudantes assumam o protagonismo. Esse protagonismo atesta o engajamento e o sucesso do trabalho de seus professores. 

Espero que essas dicas tenham trazido inspiração para o trabalho neste início de ano.

Abraço,

Cláudio Marques Neto

Cláudio Marques da Silva Neto é diretor da EMEF Infante Dom Henrique, em São Paulo. Tem experiência em direitos humanos, formação docente, cultura escolar, indisciplina, violência e gênero. É mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Aprofunde sua leitura