Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como fazer o acompanhamento pedagógico dos alunos ao longo do ano

Organizar uma maneira para que todos possam compartilhar e acessar informações sobre os estudantes pode fazer toda a diferença no final do ano

POR:
Joice Lamb
Compartilhar e debater constantemente sobre a evolução dos estudantes é importante para garantir que ninguém ficará para trás. Foto: GettyImages

O ano começa e já vamos nos preparando para receber os alunos que logo devem voltar a rotina. Parte desse momento de preparação e planejamento deve incluir a criação de maneiras de acompanhar o percurso que os alunos farão neste ano, e nos próximos, e que possa ser facilmente acessada por todos os educadores, tanto para fazer os registros quanto para lê-los.

LEIA MAIS Volta às aulas: como acolher os adolescentes

Quando eu comecei na coordenação da EMEF Profª Adolfina J. M. Dienfenthäler, tínhamos uma ficha individual que era preenchida em cada conselho de classe. As fichas eram guardadas em pastas separadas por turma e cada aluno tinha um saco plástico com essa ficha e demais registros e documentos: atendimentos a pais, atestados, pareceres médicos, etc. Acho que conseguíamos acompanhar bem os alunos, mas tinha havia algumas limitações como o fato de só poder ser manuseado por uma pessoa de cada vez.

Em 2018, organizamos essa mesma ficha numa planilha compartilhada na nuvem (é possível usar o Google Drive ou o Dropbox, por exemplo). Um arquivo por turma contém as planilhas com as fichas dos alunos, uma para cada um. Nessa planilha, temos a foto do estudante, seus dados básicos e espaço para ser completado a cada ano com as observações dos professores realizadas no Conselho de Classe. Nessa ficha não está a totalidade da avaliação deste aluno, mas pretendemos que estejam os fatos e observações mais relevantes. Também inserimos links para outros arquivos com informações mais detalhadas, como por exemplo, adaptações curriculares, pareceres de médicos ou outros profissionais da saúde, registros de frequência, entre outros. Por serem arquivos compartilhados, mais de uma pessoa pode ler e escrever nele, no ambiente que usa para fazer seu planejamento.

LEIA MAIS Portfólio: coordenador também pode ter o seu

Nas nossas fichas, além de tudo o que já falei, temos um link para uma página pessoal do aluno, em que podemos visualizar também como ele está entendendo a sua aprendizagem e o seu desenvolvimento, com base nas publicações feitas. Olhando estes portfólios nos aproximamos mais do aluno real, aquele que habita a sala de aula, não só um número num registro. 

A importância do acompanhamento

O bom acompanhamento da aprendizagem é um dos segredos de uma escola de sucesso. Uma escola inclusiva, que respeita os tempos de cada um e, ao mesmo tempo, incentiva o desenvolvimento de todos.

Com este tipo de acompanhamento, a avaliação fica mais democrática, mais clara e mais objetiva. O coordenador não está na sala de aula, não conversa todos os dias com os alunos, não conhece particularidades deles, mas não pode se eximir da responsabilidade com a aprendizagem de todos. O modelo que eu exemplifiquei acima foi criado por nós e se adequa bem à nossa realidade, mas você pode, junto com sua equipe, também levantar ideias sobre como tocar esse processo aí onde você trabalha.

LEIA MAIS Três ideias para um conselho de classe mais proveitoso e democrático

Um desafio que às vezes encontramos, como coordenadores que lideram e acompanham esse processo de registro, é uma resistência, como se estivéssemos monitorando ou nos intrometendo no trabalho dos docentes. Mais uma vez, é importante destacar nosso papel de parceria. Construir a confiança do professor para aceitar as opiniões do coordenador e também dos seus pares, e saber contrapô-las quando sentir que os outros não compreenderam de verdade o seu aluno, qualifica os processos de avaliação. Um professor confiante de que o seu coordenador sabe do que está falando só tem a a contribuir no nosso processo de fortalecimento da escola pública. E tudo isso, apenas acompanhando a aprendizagem dos alunos com ferramentas inteligentes e um olhar atento e sensível. 

Quem sabe agora, você possa compartilhar como acontece esse acompanhamento da aprendizagem dos alunos na sua escola.

Um abraço,

Joice.

Joice Lamb é professora da rede municipal de Novo Hamburgo (RS) desde 1991 e já teve turmas em quase todos os anos do Fundamental 1 e 2. Atualmente, atua como coordenadora pedagógica da EMEF Profª Adolfina J. M. Dienfenthäler. É formada em Letras, tem especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 e escolhida Educadora do Ano em 2019.

Aprofunde sua leitura