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Como construir e implementar projetos interdisciplinares de maneira colaborativa?

Projeto Institucional - Ensino Fundamental

Etapa de ensino: Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II

Resumo: Esta proposta apresenta um caminho de apoio às equipes escolares para trabalharem colaborativamente o planejamento, a execução e a avaliação de projetos interdisciplinares, partindo de interesses e necessidades das comunidades escolares.

Esse caminho deve ser percorrido contando com dois importantes cuidados: alinhamento dos projetos interdisciplinares com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e contemplando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências pelos estudantes.

Duração sugerida: A duração de um projeto interdisciplinar deve ser construída de acordo com a abrangência, adequação e realidade da temática levantada.

Objetivos gerais: Desenvolver um projeto de trabalho interdisciplinar que dialoga com situações-problema da vida real dos estudantes.

Objetivos específicos:

Equipe de gestão: Organizar e liderar o projeto de trabalho, provendo recursos, tempos e espaços para a realização das ações, além de cuidar do engajamento da comunidade escolar em sua execução.
Professores e funcionários: Participar ativamente da construção das propostas de trabalho e desenvolver as etapas do projeto juntamente com os estudantes e comunidade escolar envolvida.
Estudantes: Participar, de forma colaborativa e autônoma, das etapas do projeto de trabalho e refletir sobre os impactos da proposta em sua realidade.
Outros setores da comunidade escolar e do entorno da escola: apoiar os estudantes e participar conforme as demandas expressadas nas etapas do projeto.

Materiais de referência

Etapa 1 - Preparação

Antes de iniciar qualquer atividade dentro da Escola, é importante consultar o Projeto Político-Pedagógico e outros documentos, para analisar e refletir sobre caminhos que poderia tomar para o desenvolvimento dos projetos de trabalho, e identificar quais as potencialidades e fragilidades que a Unidade de Ensino pode ter ao longo do percurso e do trabalho. Caso a Unidade de Ensino tenha em seu PPP temas ligados à cidadania, sustentabilidade, bullying, convivência escolar, ou qualquer abordagem transversal que precise ser trabalhada, são temas possíveis de ser desenvolvidos e norteados pela equipe gestora, principalmente em grupos de trabalho que não têm experiência ou são resistentes no trabalho interdisciplinar.
Para a realização dos projetos interdisciplinares, para o engajamento e mobilização dos participantes dentro do projeto interdisciplinar, é importante que os membros da equipe de professores, estudantes e a comunidade consigam se sentir pertencentes à ideia a ser trabalhada. É fundamental que a equipe gestora apresente a ideia para a equipe docente da Escola e traga membros da comunidade escolar e dos alunos a participarem deste trabalho.

Dessa forma, propomos que a equipe gestora articule momentos de escuta ativa com a finalidade de contemplar a todos os atores envolvidos no processo, criando um ambiente propício ao desenvolvimento da temática, situação problema e a interdisciplinaridade proposta para esta atividade. Sugerimos que nesta etapa realize uma roda de conversa, coleta de dados (formulários eletrônicos ou em papel), provocando o debate por meio de questões, tais como: “O que se entende como projeto interdisciplinar?” “Você acredita na importância da interdisciplinaridade?”, “Quais são as principais dificuldades que acredita existir em projetos interdisciplinares?” “Tendo em vista aspectos centrais da Educação Empreendedora, esses projetos engajam os estudantes? Apoiam o desenvolvimento da autonomia e da criatividade?” “Dialogam situações cotidianas dos estudantes e suas referências do que é o "mundo real"? É muito importante estimular os atores a colocarem claramente suas opiniões e a equipe gestora estar atenta às falas para conseguir captar os anseios e quais são os melhores caminhos para as próximas etapas do projeto.

Etapa 2 - Mobilização da comunidade escolar

Esta etapa deve ser um momento que transforme um período do cotidiano escolar, em que todos os integrantes envolvidos tenham a percepção sobre a importância do desenvolvimento do projeto interdisciplinar.

Agora é o momento em que a equipe gestora deverá focar em sensibilizar a equipe de trabalho sobre os pontos levantados na etapa anterior e na importância da realização de projetos interdisciplinares para o desenvolvimento de competências, como resolução de problemas, negociação e conexão das áreas do conhecimento.

Nesse momento, a equipe de gestão deverá apresentar para os integrantes um diagnóstico sobre o histórico de projetos já realizados na Unidade Escolar, levando todos a refletirem se os pontos elencados na etapa anterior fazem sentido. Por meio desse confronto de ideias, algumas perguntas podem estimular essa conversa, como:

- Faz parte da nossa cultura escolar realizar projetos interdisciplinares? Por quê?
- O que aprendemos com os projetos anteriores? Quais temas e estratégias podemos manter? Quais devemos transformar?
- Quais as maiores dificuldades vivenciadas por nós para implementar projetos interdisciplinares?

Dentro desse processo de escuta, é importante o papel que estudantes e familiares têm, pois, apesar de não terem conhecimento pedagógico, podem contribuir comentando o que acham de projetos interdisciplinares realizados anteriormente ou sugerindo novas pautas relacionadas a esse tipo de ação.

Agora é hora de mão na massa para a equipe pedagógica da Escola, a partir da definição dos próximos passos para o desenvolvimento dos projetos interdisciplinares. É o momento de contemplar uma diversidade de aspectos, como a definição de parâmetros para uma implementação mais rotineira de projetos interdisciplinares na escola, qual seria o mínimo de projetos a serem desenvolvidos durante um ano letivo, entre tantos outros aspectos relevantes que serão elencados durante o debate. A seguir, listamos alguns deles a título de exemplo, mas, cabe aos educadores definirem quais são relevantes para o contexto da escola:

- A necessidade, ou não, de que todo componente curricular participe de, ao menos, um projeto interdisciplinar por ano.
- Aspectos da Educação Empreendedora que podem ser contemplados nos projetos.

Tendo em vista esses parâmetros, os professores organizam-se para, de forma colaborativa, idealizar projetos interdisciplinares. A equipe de gestão pode orientar esse processo, de forma a incentivar a criação de projetos mais inovadores e menos óbvios. Uma possibilidade para fazer isso é reunindo os professores para um processo amplo de criação, com etapas de chuva de ideias e filtragem das melhores ideias.

Etapa 3 - Diagnóstico

Dentro de um projeto interdisciplinar, o diagnóstico é uma das etapas mais importantes, pois é o momento em que nascerá a temática que será desenvolvida. A atividade contemplará mais uma vez processos de escuta ativa, de modo que todos os participantes tenham a possibilidade de expressarem os saberes e nortearem a escolha de uma temática a ser desenvolvida. A ferramenta, intitulada O Quadro de Saberes (veja abaixo), é poderosa para o direcionamento dos grupos. Distribua o Quadro e realize uma leitura compartilhada, a fim de esclarecer dúvidas no prosseguimento da atividade.

Informe aos participantes que terão 30 minutos para discussão e preenchimento da tabela abaixo, em que levantarão as informações relevantes e temáticas que consideram importantes para serem contempladas em um projeto interdisciplinar, que mobilize a todos do grupo na execução. Dica: Caso observe dificuldades na condução dessa etapa, a partir da reflexão do momento anterior (apresentação e mobilização), conduza os participantes a elegerem um “líder” por equipe, para conduzir e estimular o debate e a construção do quadro.

Link para acesso ao Quadro de Saberes: https://docs.google.com/document/d/19UPqrYXnSs9grZYlv10f-jS46X65-50xZndehmvv1Y0/edit

Etapa 4 - Plano de ação

Esse é o momento de planejar o desenvolvimento do projeto interdisciplinar ao longo do tempo, estabelecendo metas, prazos, responsáveis e a transformação do Quadro de Saberes em um plano de ação. Partindo do Quadro de Saberes, os participantes planejarão e aprenderão alguns elementos essenciais para que os objetivos sejam atingidos ao final do período da atividade e negociando prazos, responsabilidades e todos os elementos para a construção do conhecimento.

Caso a Escola já tenha seu modelo de plano de ação, utilize-o em virtude da familiaridade com o documento (pode ser otimizada essa etapa, pois não haverá a necessidade de novos saberes a serem envolvidos. Caso contrário, utilize um plano de ação onde os participantes utilizarão a metodologia 5W2H (Quem? O quê? Quando? Como? Onde? Por quê? Quanto?), desta forma, organizando o planejamento, a execução e a finalização do projeto.

Etapa 5 - Acompanhamento do projeto

O acompanhamento deve ser feito ao longo de todo o processo e é necessário o apoio da equipe gestora para o desenvolvimento das atividades interdisciplinares e da interligação das áreas do conhecimento. É importante que os grupos de trabalho elejam líderes para estar próximos à equipe de gestão da Escola, dentro desse acompanhamento. A construção de rubricas de qualidade para a avaliação das etapas do projeto pode ser interessante a partir do momento que estabelece padrões e objetivos a serem atingidos ao longo do processo de trabalho. Caso não conheça como construir rubricas de qualidade, acesse nos materiais de referência a matéria Módulo 3: Parâmetros de Avaliação e Qualidade e aprenda como desenvolver essa ferramenta que auxilia no acompanhamento e execução de projetos.

É importante que a gestão da escola estabeleça um calendário de acompanhamento do projeto para as equipes apresentarem os resultados alcançados e provoque os grupos a refletirem sobre o processo vivenciado, os desafios enfrentados, aspectos da participação e do trabalho colaborativo. Dessa forma, realizando um alinhamento do plano de ação, apontando as ações que foram bem-sucedidas, ações que poderiam ser realizadas de outra maneira e quais necessitam de reprogramação para que aconteçam de maneira adequada.

Etapa 6 – Culminância

Ao final do processo, é interessante promover um evento de culminância - momento de compartilhamento do projeto, para dar visibilidade às ações realizadas e convidar toda a comunidade escolar a conhecê-las. Culminâncias podem ter vários formatos, como feiras e exposições, mas a escola pode optar ou mesmo construir outras alternativas.

Etapa 7 – Avaliação e apropriação de resultados

A avaliação do projeto proposta é feita para que os grupos façam um balanço dos resultados conquistados por meio do projeto, tendo em vista os objetivos, para que se apropriem desses resultados. Aqui, são relevantes questões, como:


- Conseguimos impactar a realidade com nosso projeto? Como?
- Quais foram os principais acertos e erros desse processo?
- O que levamos dessa experiência para as outras dimensões de nossas vidas?
- Como a interdisciplinaridade esteve presente e favoreceu o conhecimento?

O registro da caminhada realizada pode ser uma boa fonte de apoio e consulta para experiências posteriores, tais como a construção de um portfólio de imagens e textos com a percepção da comunidade deste projeto, um podcast com os relatos orais dos participantes ou a construção de um vídeo institucional.