Oficinas de Educação Empreendedora
Projeto Institucional - Ensino Fundamental
Etapa de ensino
Projeto Institucional - Ensino Fundamental
Resumo
Neste projeto, os gestores são convidados a se organizar e criar um plano de ação para implantar oficinas de estudo, pesquisa, construção de conhecimentos e experimentação de práticas pedagógicas relacionadas à educação empreendedora na escola. A proposta é mobilizar os professores para participarem dessa oportunidade de formação continuada na própria escola, ou seja, aprenderem colaborativamente sobre Educação Empreendedora, tanto do ponto de vista teórico quanto do prático. Para tanto, será preciso criar tempos e espaços no cotidiano escolar para que aconteça a formação entre pares, o compartilhamento de práticas e, assim, favorecer a construção desse conhecimento por parte da equipe. A avaliação será contínua e dialógica, determinando o redimensionamento dos processos.
Ressaltamos que esse se configura como um Projeto de Formação, e é articulado, sobretudo, pela coordenação pedagógica. Recomenda-se que as equipes que forem desenvolver esse projeto cuidem de colocá-lo em diálogo com o Projeto Político-Pedagógico da escola, e fiquem atentas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para potencializar o trabalho pedagógico que já vem sendo realizado na unidade.
Duração sugerida
Contínuo.
Objetivo geral
Implantar espaço de formação continuada para professores na escola, para construir conhecimentos e experimentar estratégias de ensino e aprendizagem pautadas pela Educação Empreendedora, de modo que se fortaleçam em suas práticas pedagógicas para trabalhar nessa perspectiva com os estudantes.
Objetivos específicos
1. Equipe de gestão: Refletir e dialogar sobre o que é Educação Empreendedora, construindo uma compreensão do coletivo de educadores da escola sobre o tema.
Construir um banco de referências e conhecimentos acadêmicos e práticos sobre Educação Empreendedora (incluindo métodos ativos de aprendizagem que favorecem o trabalho com o tema).
2. Professores e funcionários: Atuar em colaboração com seus pares e equipe gestora, para construir conhecimento teórico e prático sobre Educação Empreendedora e incorporar esse conhecimento na prática pedagógica, considerando os objetivos de aprendizagem dos componentes que leciona.
3. Estudantes: Vivenciar práticas pedagógicas com o foco na Educação Empreendedora, desenvolvendo a criatividade, a inovação e a colaboração na escola.
Materiais de referência
LOPES, Rose Mary Almeida. Referenciais para educação empreendedora. In: LOPES, Rosemary A. (Coord.). Educação empreendedora: Conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: SEBRAE, 2010.
Para saber mais, acesse:
- Empreendedorismo e Educação: como eles se relacionam? - Fonte: Nova Escola - Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/13219/empreendedorismo-e-educacao-como-eles-se-relacionam. Acesso em: 27-mar-2020.
- Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias - Fonte: Nova Escola - Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/309024942_Educacao_Empreendedora_premissas_objetivos_e_metodologias. Acesso em: 27-mar-2020.
Etapas do projeto
Etapa 1 - Preparação
Recomendamos que faça a leitura dos materiais de referência. Esse material ajudará a conceber o conceito de Educação Empreendedora que estamos tratando neste projeto. Destaque o que chamou mais atenção nos textos e que justificam a implantação do projeto na escola. Lembre-se de que o projeto deve estar alinhado às necessidades do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da sua escola e com a BNCC.
Reúna a equipe gestora para discutir, à luz do PPP da Unidade Escolar, quais problemas e necessidades serão sanados com a implementação das oficinas, e quais evidências teremos para justificar o projeto. Poderão surgir algumas reflexões para discussão em equipe:
- Por que implantarmos um espaço de diálogo sobre a Educação Empreendedora na nossa escola? Quais espaços e tempos serão utilizados? Quais materiais necessitamos?
- Quais competências apontadas na BNCC queremos estimular que os estudantes desenvolvam?
- Como promover o desenvolvimento da capacidade empreendedora e de valores empreendedores pelos estudantes?
- Como potencializar e desenvolver as aprendizagens da comunidade escolar (alunos, professores, famílias e funcionários) para uma Educação Empreendedora?
Outras questões poderão surgir dessa reflexão. Elabore uma breve apresentação em slides contendo a retomada do PPP e as necessidades e evidências que justificam a implementação do projeto. É de fundamental importância prever abertura para novas questões e contribuições dos participantes.
Etapa 2 - Mobilização da comunidade escolar
Agende previamente uma reunião com a equipe de professores da escola. Faça uma sensibilização para aproximação e acolhimento do grupo. Para esse momento, vale caprichar na recepção da equipe, com bilhetinhos de boas-vindas, música animada ou preparando um gostoso café da manhã coletivo. A ideia é caprichar na recepção e acolhimento, para que os participantes percebam que tudo foi pensado e planejado com intencionalidade para esse momento. Veja mais dicas de acolhimento no link abaixo:
- Nove passos para uma boa recepção da equipe escolar - Fonte: Nova Escola - Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2123/9-passos-para-uma-boa-recepcao-da-equipe-escolar. Acesso em: 25-fev-2020.
Após a acolhida, inicie a apresentação, destacando os aspectos que foram levantados no PPP e as evidências que justificam o desenvolvimento do projeto e seus benefícios para os estudantes. Você pode usar como exemplo que, ao desenvolver a Educação Empreendedora, os estudantes se tornam mais preparados para a vida em sociedade, inovadores, proativos e autônomos.
Ressalte que o projeto é institucional e será feito colaborativamente por todos os agentes da escola, liderado pelo Coordenador da Escola.
Apresente aos professores um conjunto de referências e exemplos de sequências didáticas pautadas pela Educação Empreendedora e em sequências didáticas e planos de aula disponíveis no site de NOVA ESCOLA.
Etapa 5 - Plano de ação
A Educação Empreendedora exige de seus participantes e desenvolvedores, uma postura interdisciplinar. Neste projeto o trabalho será por compartilhamento em grupo. Portanto, as ações devem ser pensadas e organizadas de maneira que os grupos tenham uma maior diversidade de áreas do conhecimento possível. Essa atitude beneficiará a condução e o desenvolvimento das propostas pedagógicas, que auxiliarão os estudantes a expandirem seus conhecimentos e competências.
Nesta etapa, de posse dos elementos coletados na etapa de preparação, de outros registros e documentos escolares, estabeleça temas de estudo, aprofundamento ou experimentação, sobre Educação Empreendedora (EE) na escola. Trace um plano de ação para que as oficinas aconteçam. Os temas podem contemplar aspectos básicos e gerais da EE, por exemplo: a formação integral, o desenvolvimento da autonomia, o trabalho colaborativo, o estudante no centro da aprendizagem, e outros elementos que podem estar presentes tanto no PPP quanto na BNCC, ou no dia a dia da Unidade Escolar.
Elabore um plano de ação para a implementação e organização do projeto. Lembre-se de que o plano de ação é uma ferramenta de trabalho que proporciona um planejamento sistêmico e prevê as tarefas necessárias para atingir determinado objetivo. Pense em momentos de troca entre os grupos, prevendo encontros presenciais quinzenais ou mensais para o desenvolvimento da pesquisa, roda de conversas ou modelagem de soluções, planejamento e construção de atividades das oficinas. Devemos ressaltar que o plano de ação é um objeto flexível e sujeito a adaptações e retomadas de percurso. Você poderá usar o padrão que desenvolve na sua escola para a sistematização do plano de ação, ou ainda usar como sugestão o plano de ação disponível no site de NOVA ESCOLA:
Modelos de plano de ação: PDF (Disponível em):
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zMEGrqYTR7tPKA8hq4e3aq9HRhAr3N3AZ37bsW5PPx6qXCf9Kx5ngsRvhdzk/planilha-modelo-plano-de-acaopdf.pdf. Acesso em: 22-dez-2019.
É importante que a coordenação pedagógica registre, no planejamento, como ocorrerão as oficinas, e que compartilhe essas informações com os professores, para que todos se preparem para os encontros. Elenque os encontros (quantos forem necessários) para o desenvolvimento dos workshops. Sugerimos como temas de alguns encontros:
- Discussão sobre Educação Empreendedora, a partir das leituras das referências apresentadas previamente e de outras referências do conhecimento dos professores.
- Propósitos de se trabalhar com “Educação Empreendedora”.
- O papel do aluno no processo de ensino e aprendizagem.
- Metodologias ativas de aprendizagem.
- Projetos de vida.
- Planejamento de atividades, sequências didáticas e projetos baseados nos preceitos da Educação Empreendedora.
- O papel do professor no contexto da educação empreendedora.
- Vivência de uma sequência didática em Educação Empreendedora (EE) pelos professores.
Etapa 6 - Acompanhamento do projeto
O acompanhamento será feito ao longo de todo o processo e está, sobretudo, nas mãos dos gestores, pois se trata de um projeto institucional e que deve ter a participação de todos os envolvidos. O acompanhamento deve ser contínuo e provocar reflexões do processo vivenciado, dos desafios e da participação dos envolvidos no processo colaborativo.
Acompanhe de perto o processo de construção do espaço de formação continuada, seus desdobramentos na comunidade escolar e a prática dos professores em sala de aula utilizando as atividades desenvolvidas nas oficinas de EE. Observe se as estratégias e atividades formuladas nas oficinas estão sendo bem implementadas, desenvolvidas em sala de aula, quais funcionam melhor, quais aspectos precisam de melhorias e assim por diante. Além disso, forneça apoio pedagógico aos professores, para que aperfeiçoem suas práticas enquanto as atividades estão em curso.
Etapa 7 – Avaliação e apropriação de resultados
Sugerimos que aconteça uma avaliação processual. Convoque, sempre que necessário, os professores para uma avaliação de todo o processo, dos workshops de formação continuada à implementação das atividades/sequências/projetos.
A avaliação deve provocar um alinhamento do plano de ação, redimensionamento ou retomada do percurso dos workshops. Deve conter um balanço dos resultados conquistados por meio do projeto, tendo em vista os seus objetivos. Aqui são relevantes questões, tais como:
- Conseguimos impactar a realidade da escola com o projeto? Como?
- Quais foram os principais acertos e erros desse processo? Como eles podem balizar novas edições do projeto no futuro?
- O que levamos dessa experiência para as outras dimensões de nossas vidas?
- Nossos objetivos foram atingidos?
- Quais foram os principais desafios?
- Os professores engajaram-se?
Compartilhe a síntese da avaliação com os demais participantes do projeto e discuta com a equipe a continuidade do projeto para o ano letivo seguinte. Crie, juntamente com a equipe, um diário de bordo, que poderá ser virtual ou não, contando as experiências vivenciadas nas oficinas de Educação Empreendedora na escola naquele ano letivo. Esse registro servirá como retomada do processo para o desenvolvimento do projeto nos próximos anos, ou como inspiração para outros Ambientes Educacionais.
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