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Tornando a escola mais participativa

Projeto Institucional - Ensino Fundamental

Etapa de ensino: projeto Institucional - Ensino Fundamental

Resumo: esse projeto traz caminhos e possibilidades para a escola tornar-se mais participativa, a partir de um trabalho coletivo da construção de um olhar analítico e crítico sobre o clima escolar e busca de soluções para os desafios identificados.

Importante ressaltar que esse projeto se configura como um Projeto de Formação, e é articulado, sobretudo, pela coordenação pedagógica. Tem como objetivo central tornar a escola mais participativa em seus vários aspectos, apoiando-se no Projeto Político Pedagógico da escola, articulado com as Competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 

Duração sugerida: um mês  para a implantação e contínuo após a implantação.

Objetivo geral:

Possibilitar que gestores, professores, crianças, adolescentes e jovens atuem em um processo colaborativo, para incentivar a participação ativa, ética e democrática na escola. Assim, será possível implementar melhorias relacionadas a aspectos como: a convivência na escola; a participação nas atividades; os cuidados com os espaços, equipamentos e materiais individuais e coletivos; as interações com os colegas, professores e outros membros da escola; o apoio à aprendizagem dos colegas.


Objetivos específicos

Equipe de gestão:  refletir e dialogar sobre as escolas participativas e democráticas, construindo uma compreensão do coletivo de educadores da escola sobre o tema. Construir um banco de referências e conhecimentos acadêmicos e práticos sobre escolas democráticas. Promover espaços e tempos para a construção de regras coletivas, para a melhoria da convivência escolar. 

Professores e funcionários: atuar em colaboração com a equipe gestora, com colegas e alunos na construção de relações mais democráticas e na abertura de espaços de participação para todos compartilharem olhares, análises críticas e sugestões de como melhorar o clima escolar.

Estudantes: promover o desenvolvimento, pelas crianças e adolescentes, das Competências Gerais da BNCC, em especial a Argumentação, a Empatia e cooperação.

Materiais de referência

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. 

ARAÚJO, Ulisses F. Resolução de conflitos e assembléias escolares. Cadernos de Educação (UFPel). Pelotas, 31, julho/dezembro, 2008, p.115-131.

BARROSO, João. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, Naura S. C. (org). Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998. 

Como promover a participação dos estudantes na escola - Fonte: Instituto Porvir, disponivel em: https://participacao.porvir.org/ acesso em; 29 mar2020

Para saber mais, acesse:

Regimento interno em dia - Fonte: Gestão Escolar. Org , disponivel em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/271/regimento-interno-em-dia - acesso em 29 fev 2020.

Como oriento os professores para que façam os “combinados” com os alunos no início do ano Fonte: Gestão Escolar. Org , disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1302/como-oriento-os-professores-para-que-facam-os-combinados-com-os-alunos-no-inicio-do-ano- acesso em 29 fev 2020.

Gestão escolar participativa: os alunos como parte das decisões: https://blog.portabilis.com.br/gestao-escolar-participativa-os-alunos-como-parte-das-decisoes/- acesso em 29 fev 2020.

Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?: https://novaescola.org.br/conteudo/808/que-tal-usar-os-conflitos-para-trabalhar-valores- acesso em 29 fev 2020.

Etapas  do projeto

Etapa 1 - Preparação:

Recomendamos que faça a leitura de alguns materiais de referência. Esses materiais ajudarão a conceber o conceito de escola democrática e participativa que estamos tratando neste projeto. Destaque o que chamou mais atenção nos textos e que justifica a implantação do projeto na sua escola. Lembre-se que o projeto deve estar alinhado às necessidades do Projeto Político Pedagógico (PPP) da sua escola e com a Base Nacional Comum Curricular  (BNCC). Reúna a equipe gestora para discutir, à luz do PPP (Projeto Político Pedagógico) da Unidade Escolar, quais problemas e necessidades serão sanados com a implementação do projeto e quais as evidências temos/teremos para justificar o projeto. Poderão surgir algumas reflexões para a discussão em equipe:

- Por que queremos implantar um espaço de diálogo sobre escolas participativas? Quais espaços e tempos serão utilizados? Quais materiais necessitamos? 

- Quais competências apontadas na BNCC queremos desenvolver em nossos estudantes tornando a escola mais participativa? 

- Como está o clima escolar em nossa unidade? O que podemos fazer para melhorá-lo?

- Como lidamos com os conflitos e as dificuldades que emergem das relações interpessoais em nosso espaço escolar?

- Como potencializar e desenvolver as aprendizagens da comunidade escolar (alunos, professores, famílias e funcionários) para uma escola participativa? 

Outras questões poderão surgir dessa reflexão. Elabore uma breve apresentação em slides, contendo a retomada do PPP, as necessidades e evidências que justificam a implementação do projeto. É de fundamental importância prever abertura para novas questões e contribuições dos participantes. 

Peça que um dos participantes seja o escriba da reunião e sistematize as discussões em um cartaz ou em outro instrumento. Utilize essas reflexões para organizar o plano de ação do projeto. 

Etapa 2 - Mobilização da comunidade escolar:

Organize uma reunião com a equipe de professores da escola. Faça uma sensibilização para aproximação e acolhimento do grupo. Para esse momento, vale caprichar na recepção da equipe, com bilhetinhos de boas vindas, uma música animada ou preparar um gostoso café da manhã coletivo. A ideia é caprichar na recepção e acolhimento, para que os participantes percebam que tudo foi pensado e planejado com intencionalidade para esse momento.  Após a acolhida, inicie a apresentação, destacando os aspectos que foram levantados no PPP e as evidências que justificam o desenvolvimento do projeto e seus benefícios para os estudantes e para a escola de maneira geral. Ressalte que o projeto é institucional e que será feito colaborativamente por todos os agentes da escola, liderado pela gestão escolar.

A construção de um espaço de participação coletiva  exige de seus participantes e desenvolvedores uma postura interdisciplinar e holística. Organize os professores e funcionários de maneira que nos grupos tenha uma maior diversidade de áreas do conhecimento e de representantes dos setores da escola (cozinheiros, faxineiros, porteiros, secretários e equipe gestora), o ideal é ter um representante dos setores em cada grupo, se possível. Essa atitude beneficiará a condução e desenvolvimento das propostas que serão levadas aos alunos e auxiliarão os estudantes nas discussões e proposições das atividades. 

Apresente aos professores um conjunto de referências e exemplos de sequências didáticas e atividades que poderão ser usados nas aulas para a construção de regras coletivas. Recomendamos o artigo da Nova Escola - Como definir o pacto de convivência com os alunos no começo do ano? , e os planos de aula do Ensino Fundamental I e II que apresentam atividades para estabelecer combinados com a turma.  Acesse os links para conhecer os materiais : 

Disponível em: 

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1035/como-definir-o-pacto-de-convivencia-com-os-alunos-no-comeco-do-ano  acesso em 03 de março de 2020. 

 

Etapa 3 - Diagnóstico

Retome os registros coletados na etapa de preparação e, com o documento em mãos, promova uma “chuva de ideias” sintetizadas em uma palavra. Para isso, você pode utilizar o recurso do Word Clouds (wordclouds.com),  que é um site que permite criar nuvem de palavras utilizando diversas formas e imagens para enriquecer sua apresentação. Converse com representantes dos diferentes setores da comunidade escolar para identificação dos principais desafios de convivência e participação enfrentados na escola, como, por exemplo, a prática de bullying em meio escolar ou o problema do lixo jogado na chão após o intervalo. Categorize os desafios e escolham aqueles  que serão priorizados ao longo do ano para discussão coletiva.  

Em grupos  (como orientado na etapa de mobilização da Comunidade Escolar),  os participantes recebem um desafio e constroem propostas de ações para enfrentar esses desafios.  Em seguida, os grupos compartilham as propostas com os demais e recebem devolutivas voltadas ao aprimoramento de suas ações. Com as propostas aprimoradas coletivamente, todos definem qual delas será abraçada inicialmente no projeto institucional.  Sabemos que muitos são os desafios das escolas, principalmente naquelas que permeiam a convivência e a participação escolar, porém, sugerimos que sejam três os desafios trabalhados ao longo do ano letivo, mas o coletivo pode ajustar esse número de acordo com as possibilidades de ação e engajamento dos participantes. 

A proposta deve ser tomada, então, como uma situação-problema: 

- Como elaborar coletivamente os combinados da escola?
- Como criar canais formais de participação?
- Como criar um guia digital de convivência na escola?

Os participantes se engajam na proposta de definir a ação que será realizada para enfrentar essa situação problema (mais abaixo, há um exemplo de processos para a construção colaborativa de combinados). 

Após este levantamento, promova a troca entre os grupos, prevendo encontros presenciais, quinzenais ou mensais, para o desenvolvimento do projeto e propostas de atividades para realizar com os estudantes. 

Etapa 5 - Plano de ação

Gestor, elabore um plano de ação para a implementação e organização do projeto. Lembre-se que o plano de ação é uma ferramenta de trabalho que proporciona um planejamento sistêmico e prevê as tarefas e os materiais necessários para atingir determinados objetivos. Devemos ressaltar que o plano de ação é um objeto flexível e sujeito à adaptações e retomadas de percurso. Você poderá usar o padrão que desenvolve na sua escola para a sistematização do plano de ação ou, como sugestão, o plano de ação disponível no site de Nova Escola: 

Modelos de plano de ação:

Etapa 6 - Acompanhamento do projeto

O acompanhamento será feito ao longo de todo o processo e está, sobretudo, nas mãos dos gestores,  pois se trata de um projeto institucional, porém deve ter a participação de todos os envolvidos. O acompanhamento deve ser contínuo e provocar reflexões do processo vivenciado, dos desafios e da participação dos envolvidos no processo colaborativo. 

Acompanhe, de perto, a prática dos professores, funcionários e estudantes. Observe se os combinados estão sendo cumpridos e se fazem sentido para aquele ambiente ou quais funcionam melhor, quais aspectos precisam de melhorias, e assim por diante. Além disso, forneça apoio pedagógico aos professores e funcionários, para que aperfeiçoem as práticas em todo o processo de implantação do projeto ou quando for necessário. 

Etapa 7– Avaliação e apropriação de resultados

A avaliação deve ser processual, ou seja, todas as etapas do projeto devem ser avaliadas ao longo de todo o processo e não apenas ao final do ano letivo. Neste sentido, a avaliação deve provocar um alinhamento do plano de ação, redimensionamento ou retomada do percurso. Deve conter um balanço dos resultados conquistados por meio do projeto, tendo em vista os objetivos. Indicamos o portfolio como sugestão de instrumento avaliativo para este projeto. Para saber mais sobre como organizar e desenvolver um portfólio, consulte o site de Nova Escola (Gestão Escolar) , disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1692/blog-coordenadoras-acao-portfolio-eduarda, acesso em 30 mar 2020.

Compartilhe a síntese da avaliação com os demais participantes e discuta com a equipe a continuidade ou o redimensionamento do projeto para o ano letivo seguinte.