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Projeto Escola Sustentável

Projeto Institucional - Ensino Fundamental

Resumo: Toda a comunidade escolar é convidada a se organizar em grupos de trabalho para identificar e configurar situações-problema relacionadas à sustentabilidade que afetam quem vive, convive, estuda e trabalha na escola ou em seu entorno. A partir de processos colaborativos de pesquisa em profundidade e planejamento, os participantes vivenciam a construção de produtos e/ou ações que contribuem para solucionar essas situações-problema.

Para ser realizado, o projeto deverá ser coordenado pela equipe gestora e abraçado pelos professores e demais pessoas da comunidade escolar (estudantes, funcionários da escola, familiares dos alunos e outras pessoas que a equipe de gestão considere relevantes). Além disso, poderá envolver outras instituições presentes no entorno da escola e comerciantes locais, possibilitando interações importantes entre a escola e o contexto ampliado do qual ela é parte. 

Duração sugerida: Um ano letivo, dividido em 9 etapas.

Objetivos gerais: Realizar mudanças na escola e em seu entorno para promover a sustentabilidade no território.

Objetivos específicos

  • Equipe de gestão: Organizar e liderar o projeto institucional, prover recursos, tempos e espaços para a realização das ações. 
  • Professores e funcionários: Coordenar e atuar colaborativamente como mentores dos demais participantes.
  • Estudantes: Agir na realidade em que vivem para transformá-la a partir do trabalho colaborativo e em diálogo com as aprendizagens previstas na BNCC.
  • Outros setores da comunidade escolar e do entorno da escola: Integrar os grupos de trabalho, aproximando-se do contexto e da comunidade escolar e contribuindo para transformá-los.

Materiais de referência
A sustentabilidade é o esforço para garantir que o desenvolvimento econômico e social aconteça de forma equilibrada, tendo em conta o cuidado com os recursos renováveis do planeta e o meio ambiente, sem deixar de lado questões centrais, tais como paz, justiça, educação, trabalho e inclusão social.

Para saber mais sobre sustentabilidade e se preparar para a implementação do projeto, acesse:

  • Sustentabilidade: você faz, o planeta sente. Fonte: Nova Escola. Disponível aqui. Acesso em: 21 nov. 2019.
  • Planos de aula sobre Ações de consumo consciente e preservação dos seres vivos. Fonte: Nova Escola. Disponível aqui. Acesso em: 21 nov. 2019.
  • Plataforma da Agenda 2030. Fonte: Agenda 2030. Disponível aqui. Acesso em: 21 nov. 2019.
  • As perguntas mais frequentes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Disponível aqui. Acesso em: 22 dez. 2019.
  • Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Fonte: Unesco. Disponível aqui.  Acesso em: 22 dez. 2019.

Para saber mais sobre o processo de tempestade de ideias (brainstorming), acesse:

  • “O que é brainstorming e as 7 melhores técnicas para a tomada de decisões inteligentes”. Fonte: disponível aqui. Acesso em: 06 mai. 2020. 

Etapas  do projeto

Etapa 1 - Preparação

Retome o projeto político-pedagógico (PPP) e outros documentos normativos da escola. A partir deles, e tendo em vista o contexto do território,  identifique e defina quais temas relacionados à sustentabilidade serão trabalhados nas próximas etapas do projeto. Reciclagem de lixo, uso da água, consumo de alimentos e energia elétrica são alguns temas possíveis (veja alguns outros exemplos possíveis na matéria “Sustentabilidade: você faz, o planeta sente”, indicada nos materiais de referência). 

Faça a convocação da comunidade escolar para a apresentação do projeto institucional e de seus objetivos (sugestão: confeccionar o “convite” usando materiais recicláveis ou criar uma mobilização em redes sociais).

Paralelamente a essas ações, convide alguns membros da equipe de gestores e professores para atuarem como coordenadores dos grupos de trabalho, sendo responsáveis pela mediação e orientação do projeto junto aos estudantes e a outros setores da comunidade escolar. Para preparar esse grupo de profissionais, faça uma leitura coletiva do projeto e prepare as atividades das próximas etapas. 

Etapa 2 - Mobilização da comunidade escolar

No encontro para apresentação do projeto institucional, realize uma atividade que promova a reflexão e desperte o interesse dos participantes pelo projeto. Podem ser compartilhados vídeos, músicas ou instalações artísticas relacionadas ao tema da sustentabilidade. Ao término dessa sensibilização, realize um processo de escuta ativa com as pessoas presentes, estimulando o debate sobre quais foram as percepções acerca do momento. Caso o grupo apresente dificuldades em se expressar verbalmente, faça a seguinte pergunta para estimular o debate:

  • Como e por que a sustentabilidade é importante para a nossa escola e para o nosso território? 

Etapa 3 - Organização dos grupos de trabalho

A partir das temáticas predefinidas na etapa de preparação, proponha uma dinâmica para que os participantes se organizem em grupos de seis a oito integrantes, mesclando diferentes setores da comunidade escolar (adolescentes e jovens de diferentes séries, professores, funcionários da escola, familiares dos alunos e outras pessoas que a equipe de gestão considere relevantes para o processo). 

Para que o trabalho faça sentido para os participantes, é importante que as dinâmicas favoreçam o agrupamento de pessoas de acordo com temas que consideram relevantes. A seguir, são apresentadas duas sugestões de como esse processo pode acontecer: 

  • Sugestão 1: 1) A liderança apresenta as temáticas predefinidas e, para cada uma, cola uma filipeta na parede, em diferentes espaços da sala; 2) Então, pede que cada pessoa se encaminhe para o espaço correspondente ao tema que considera mais interessante ou relevante; 3) Cada grupo de pessoas deve responder aos demais “Por que esse tema é relevante para nós?”; 4) Os grupos apresentam suas justificativas; 5) Caso algum grupo esteja com um número de integrantes maior ou menor do que o sugerido, peça que algumas pessoas se encaminhem para outros, que também considerem relevantes. 
  • Sugestão 2: 1) A liderança apresenta as temáticas predefinidas aos participantes; 2) Então pergunta: “Alguém já vivenciou problemas no dia a dia relacionados a algumas dessas temáticas?”; 3) Alguns dos presentes  apresentam as situações que já vivenciaram; 4) Os demais participantes organizam-se em torno das pessoas que representam os problemas que consideram mais relevantes ou com os quais mais se identificam; 5) Caso algum grupo esteja com maior ou menor número do que o sugerido, peça que algumas pessoas se encaminhem para outros, que também considerem relevantes.

Na medida do possível, é interessante que cada grupo tenha um professor ou gestor de referência para atuar como mentor, orientando o grupo nas próximas etapas, apoiando-o em suas dificuldades e fazendo a ponte com a equipe de gestão para tratar de assuntos como recursos e autorizações.

Etapa 4 - Diagnóstico
Nessa etapa, apoiado pelo mentor, cada grupo realiza uma pesquisa em profundidade sobre seu tema em fontes diversas (livros, revistas, jornais, sites informativos, de instituições governamentais e não governamentais etc.), faz a compilação de referências bibliográficas e sistematização dos principais achados. 

Contextualizados pela pesquisa, os grupos realizam um “estudo do meio” na escola e em seu entorno, no intuito de identificar aspectos que possam ser configurados como situações-problema no contexto do projeto institucional e de seus temas. Exemplos de situações-problema que podem surgir:

  • Não há coleta seletiva do lixo na escola e/ou no entorno;
  • Há muito desperdício de comida no refeitório da escola;
  • A água poderia ser utilizada de maneira mais consciente na escola e no entorno. 

Após esse levantamento, promova a troca entre os grupos, que pode ser feita, por exemplo, em um encontro presencial no qual cada grupo apresenta suas descobertas ou por meio de um mural afixado em um espaço importante da escola. 

Etapa 5 - Estabelecimento da situação-problema
Com a lista de situações-problema identificadas anteriormente, a comunidade escolar vai elencar apenas uma delas para a qual gostaria de construir soluções - ou seja, daqui em diante, todos os participantes e grupos de trabalho estarão engajados em um mesmo projeto. Estabelecer critérios para essa escolha é fundamental, tais como: ser uma situação que impacta diretamente a vida dos integrantes do grupo e de seus familiares, ou ainda, se há recursos disponíveis para resolver a questão. Nesse processo, incentive a reflexão de que muitos dos problemas são globais e estruturais, mas podem ser criadas ações locais que contribuam para minimizar tais situações-problema.

Ao longo das próximas etapas,  oriente os participantes a fazerem uma tempestade de ideias e idealizar uma ou algumas ações para solucionar a situação-problema. Esse é o momento de convocar e engajar, de modo mais propositivo, outras pessoas da comunidade escolar (como comerciantes, moradores, funcionários de instituições públicas) que possam se interessar pelo projeto ou mesmo ser úteis para as ações propostas pelo grupo.

Tempestade de ideias (brainstorming)  é uma estratégia para geração e compartilhamento de proposições, que permite a idealização de propostas criativas para solucionar situações-problema (nos materiais de referência há uma indicação que poderá apoiar a construção desse momento). Desenvolva esse processo junto aos participantes e, ao final, selecionem uma ou algumas propostas de ação ou produtos para serem tiradas do papel. Para isso, escolham aquelas que, na visão dos participantes, possam solucionar a situação-problema com mais eficácia, ao mesmo tempo que estejam alinhadas aos recursos disponíveis na escola e ao tempo de duração do projeto. 

Etapa 6 - Plano de ação
Para avançar em suas construções de forma mais organizada, construa, com a participação de todos os envolvidos no projeto, um plano de ação, especificando atividades prioritárias, recursos e prazos. Outro aspecto central é a divisão de tarefas, ou seja, a indicação de quem será responsável por cada ação realizada. Os mentores continuam cumprindo o papel de acompanhar mais de perto os demais participantes.

Nesse processo, trabalhe a ideia de que um plano de ação é um planejamento, uma forma de antever desafios e prever as tarefas necessárias para atingir determinado objetivo. Ainda assim, é importante que ele seja flexível, para que suas estratégias, prazos e metas possam ser adaptados durante o percurso, de acordo com os desafios enfrentados pelo time e as mudanças de contexto.

Feito o plano de ação, os participantes engajam-se em sua realização.

Download de modelos de plano de ação:

Etapa 7 - Acompanhamento do projeto 

O acompanhamento é feito ao longo de todo o processo e está, sobretudo, nas mãos dos mentores, que, por terem mais proximidade com os mentorados, podem fazer esse monitoramento de modo mais personalizado, provocando os grupos a refletirem sobre o processo vivenciado, os desafios enfrentados, aspectos da participação e do trabalho colaborativo, alinhamento com o plano de ação, ações que foram bem-sucedidas e ações que poderiam ser realizadas de outra maneira.

Etapa 8 - Culminância

Ao final do processo, é interessante promover um evento de culminância - momento de compartilhamento do projeto, para dar visibilidade à ação ou às ações realizadas e convidar toda a comunidade escolar a conhecê-las. Culminâncias podem ter vários formatos, como feiras e exposições, mas a escola pode optar ou mesmo construir outras opções. O importante, no contexto desse projeto institucional,  é que os participantes apresentem para a comunidade escolar as ações e produtor que construíram. Conte com o apoio dos participantes no planejamento e organização da culminância (o que comporá a programação; em qual espaço, dia e horário a culminância vai ocorrer; como será feita a mediação dos convidados/espectadores; como os times apresentarão suas produções etc.).

Etapa 9 - Avaliação e apropriação de resultados

A avaliação existe para que os participantes façam um balanço dos resultados conquistados por meio do projeto, tendo em vista os seus objetivos, e se apropriem desses resultados. Para mediar esse momento, proponha questões relevantes, como: “Conseguimos impactar a realidade com nosso projeto? Como?” “Quais foram os principais acertos e erros desse processo?” “Como eles podem balizar novas edições do projeto no futuro?” “O que levamos dessa experiência para as outras dimensões de nossas vidas?”