Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Galeria: o que revelam os rabiscos das crianças?

Saiba como analisar produções da Educação Infantil

POR:
GESTÃO ESCOLAR

O que pensa sua equipe docente sobre as pinturas e os desenhos feitos pelas crianças pequenas? A princípio, os traços podem parecer todos iguais e sem sentido. Porém, com um olhar mais cuidadoso, é possível observar padrões na forma das linhas e na maneira como elas são distribuídas sobre o papel.

Confira, nesta galeria, a análise das produções da menina Dora Bontempi, de 6 anos, feitas quando ela tinha entre 2 e 4 anos. Para saber mais, não deixe de ler o quarto módulo do Encarte de Formação, na revista GESTÃO ESCOLAR de agosto/setembro! Disponível para o download nos tablets e computadores.

Curvas e linhas verticais múltiplas se sobrepõem a um círculo de linhas múltiplas, ocupando 2/3 da folha. Curvas e linhas verticais múltiplas se sobrepõem a um círculo de linhas múltiplas, ocupando 2/3 da folha. Linhas e círculos diagonais múltiplos se concentram no centro da superfície. Linhas e círculos diagonais múltiplos se concentram no centro da superfície. Um círculo simples cruzado e vários círculos perfeitos ocupam uma metade diagonal alargada do espaço. Um círculo simples cruzado e vários círculos perfeitos ocupam uma metade diagonal alargada do espaço. Várias linhas fluídas envolventes ocupam um arco de três ângulos da superfície. Várias linhas fluídas envolventes ocupam um arco de três ângulos da superfície. Todo o espaço foi ocupado com círculos com linhas múltiplas e linhas curvas múltiplas. Todo o espaço foi ocupado com círculos com linhas múltiplas e linhas curvas múltiplas. Foi usado um eixo diagonal para criar círculos sobrepostos de linhas múltiplas. Linhas verticais e diagonais estão espalhadas na superfície. Foi usado um eixo diagonal para criar círculos sobrepostos de linhas múltiplas. Linhas verticais e diagonais estão espalhadas na superfície. Linhas diagonais múltiplas e círculos sobrepostos de linhas múltiplas preenchem todo o espaço. Linhas diagonais múltiplas e círculos sobrepostos de linhas múltiplas preenchem todo o espaço. Círculo perfeito, círculos com linhas múltiplas e linhas verticais e diagonais múltiplas se espalham pela superfície. Círculo perfeito, círculos com linhas múltiplas e linhas verticais e diagonais múltiplas se espalham pela superfície. Círculos perfeitos e círculos com linhas múltiplas estão em toda a folha. Círculos perfeitos e círculos com linhas múltiplas estão em toda a folha.