Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Vamos reciclar?

Fazer apenas a separação dos resíduos destinados à reciclagem não basta. Muitas vezes, a grande dificuldade encontrada por pessoas e instituições está em conseguir dar a destinação correta a estes materiais. Para ajudar nesta tarefa, listamos alguns serviços que podem ser de grande valia:

POR:
Bruno Mazzoco

Resíduos Comuns
Rota da Reciclagem
Iniciativa da fabricante de embalagens Tetra Pack, o site possui ferramenta de busca na qual é possível encontrar a alternativa mais próxima da escola - basta informar o endereço - para o direcionamento dos resíduos. Dentre as opções indicadas estão Pontos de Entrega Voluntária (PEV), cooperativas de coleta e processamento e entidades que compram materiais recicláveis. Embora a maior concentração de instituições mapeadas pelo portal esteja nas regiões Sul e Sudeste, o site tem abrangência nacional.

Pilhas e baterias
Abinne Recebe Pilhas
O programa da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica reúne fabricantes de pilhas e baterias e varejistas cadastrados, em todos os estados do país, para receberem o descarte destes produtos. Os pontos de coleta arrecadam pilhas comuns de zinco-manganês, alcalinas, recarregáveis e baterias portáteis. Para quantidades acima de 30 kg, é possível agendar o recolhimento pelo número 0800 779 4500.


Lixo Eletrônico
Central da Reciclagem
Oferecido pela rede ambiental Made in Forest, a ferramenta é bem abrangente, com indicações de instituições que recolhem de lixo hospitalar a pontas de cigarro, espalhadas por todo país.

Óleo de cozinha
Instituto Akatu
A lista elaborada pela ONG fornece contatos (telefone, site e endereço) de cerca de 150 pontos de recebimento, em 11 estados. Os procedimentos para coleta devem ser verificados diretamente com as cooperativas.

Tags