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Prêmio Victor Civita: novidades em 2013

Diretores, coordenadores e orientadores podem concorrer ao prêmio de Educador do Ano

POR:
Karina Padial

O Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 chega à 16ª edição com mudanças que vão torná-lo ainda mais interessante para os gestores. A partir de agora, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais poderão concorrer ao título de Educador do Ano, antes reservado apenas aos professores. O novo formato permitirá também que mais de um projeto de gestão esteja entre os dez vencedores. As novidades representam uma oportunidade de fazer com que mais iniciativas bem-sucedidas de liderança sejam reconhecidas. "É uma maneira de valorizar o trabalho coletivo nas escolas", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC).

Outra boa notícia é que o número total de classificados vai aumentar. Serão mantidos os 50 finalistas, porém os premiados serão 20. Entre eles, serão selecionados dez vencedores e o Educador do Ano.

Podem ser inscritos projetos realizados entre fevereiro de 2012 e maio deste ano, desenvolvidos em escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio (válido somente para os gestores) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em qualquer nível. Regina lembra que as iniciativas não precisam necessariamente ser inéditas ou grandiosas, mas devem ter impacto sobre a aprendizagem dos alunos. Segundo ela, são ótimas candidatas a finalistas as propostas incorporadas ao cotidiano da escola desde que os resultados em determinado período de tempo sejam apurados.

No ano passado, a diretora Débora Sacilotto, da EMEF Francisco Cardona, em Artur Nogueira, a 142 quilômetros de São Paulo, foi a Gestora Nota 10 com o projeto A Voz e a Vez dos Alunos. Ela implantou assembleias em todas as turmas, nas quais os estudantes apresentam demandas aos professores. Usando bilhetes para criticar e votos para decidir, eles decidiram, entre outras coisas, que se serviriam no refeitório a fim de evitar o desperdício de comida, as luzes da quadra permaneceriam apagadas durante o dia para economizar energia e colchonetes seriam comprados para as aulas de Educação Física para dar mais conforto durante os alongamentos. A iniciativa deu mais liderança e autonomia aos professores para resolver pequenas questões por meio do diálogo com as crianças, diminuindo assim o envolvimento da diretoria na solução dos conflitos.

Esse trabalho mostra algumas características fundamentais que as propostas inscritas no prêmio devem ter: deixar claros o propósito central e a maneira como a iniciativa melhora a gestão da escola e, consequentemente, a aprendizagem de todos.

Se você tem algum projeto implantado em sua escola e que foi bem avaliado, não perca mais tempo. Reúna todas as informações e comece a escrevê-lo. As inscrições vão de 6 de maio a 7 de julho e o regulamento está disponível no site premiovc.org.br.

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