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E-mail: uma ferramenta a serviço da formação dos professores

Estabelecer um diálogo virtual com a equipe complementa a discussão das reuniões pedagógcias

POR:
Noêmia Lopes
Toro, de São Caetano do Sul, cria pastas para guardar os e-mails enviados, evitando repetir mensagens. Foto: Luisa Santosa
Organização virtual e real Toro, de São Caetano do Sul, cria pastas para guardar os e-mails enviados, evitando repetir mensagens

Foi-se o tempo em que o e-mail era usado entre gestores e professores somente para a troca de avisos gerais, convocações e informações burocráticas. Hoje, muitas equipes descobriram que o correio eletrônico é uma ferramenta para o aperfeiçoamento da prática pedagógica. A lógica é bastante simples: antes dos encontros de formação, os docentes partilham dúvidas e experiências com o coordenador pedagógico, que, por sua vez, indica materiais bibliográficos e faz comentários e sugestões. Assim, o professor ganha bagagem extra para começar a pensar sobre sua prática e chegar à reunião pedagógica mais preparado. O coordenador pedagógico, por sua vez, adquire subsídios para planejar a formação, ancorando-se nas necessidades de sua equipe, e forma um acervo de qualidade, com experiências de sucesso que poderão ser compartilhadas com os pares.

É certo que esse trânsito prévio de informações pode - e deve - acontecer presencialmente. Porém o uso do e-mail tem uma vantagem: é mais rápido e viabiliza diálogos que poderiam ter de esperar muito para acontecer. Por exemplo, o do coordenador com os professores que não vão à escola todos os dias e o que deve se dar entre grupos que atuam em turnos distintos e dificilmente se encontram ao longo da semana. Quando o coordenador pedagógico se ausenta para receber formação própria, ele pode continuar orientando a equipe. Trocar e-mails com propósitos formativos tem certo paralelo, portanto, com o ensino a distância: a interação presencial jamais será descartada, mas é bastante facilitada pela vivência online (leia o infográfico abaixo). Confira ao longo desta reportagem histórias de gestores que usam mensagens eletrônicas no dia a dia.

O troca-troca virtual
Entenda como a internet agiliza o contato entre os educadores da rede

Entenda como a internet agiliza o contato entre os educadores da rede. Ilustração: Renata Borges

Conectar turnos diferentes e promover a troca de saberes

"O e-mail tem sido meu principal instrumento de trabalho", afirma Fabio Toro, coordenador pedagógico da segunda etapa do Ensino Fundamental da EMEF Elvira Paolilo Braido, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A unidade funciona em período integral e ele usa a internet para se comunicar diariamente com docentes dos dois turnos no qual atua - manhã e tarde. "Divulgo os cursos de formação promovidos pela rede e envio o planejamento das reuniões e as soluções para dúvidas pontuais e coletivas. Exemplo: geralmente, um professor novo demanda um acompanhamento mais específico que muitas vezes não consigo dar nos encontros gerais. Então, entre as reuniões coletivas, faço a observação de sala de aula e mando somente a ele meus comentários, sugerindo intervenções. Assim vamos aperfeiçoando o trabalho com as turmas", conta Toro.

A equipe aprova a iniciativa: "No ano passado, desenvolvemos um projeto multidisciplinar envolvendo os gestores e os professores de Matemática, Língua Portuguesa, Inglês e Italiano com o objetivo de ajudar os alunos a criar um blog. Para dar conta de um trabalho tão abrangente e ousado, fazíamos reuniões no início de cada semana. Entre elas, executávamos o que havia sido planejado e enviávamos relatórios por e-mail ao coordenador. Ele nos dava as devolutivas prontamente", afirma Conceição Russo, professora de Língua Portuguesa.

Para chegar a esse nível de comunicação online, foi preciso superar barreiras. No começo, os professores pouco familiarizados com a tecnologia resistiram um pouco. Porém logo o boca a boca sobre as trocas virtuais aguçou a curiosidade de todos. "Hoje, temos docentes usando tablets e smartphones para acessar as mensagens praticamente em tempo real", diz Toro. Uma iniciativa que colaborou para consolidar o uso das mensagens virtuais foi a sistematização de todo o material. Para evitar que os professores recebessem uma avalanche de mensagens desordenadas, o coordenador criou uma tabela com as seguintes entradas: assunto, destinatário e data do e-mail. O esquema está registrado em um caderno (físico, não virtual) e permite a Toro seguir uma sequência lógica nos temas discutidos com cada membro da equipe e saber se determinado assunto já foi abordado.

Criar um ciclo produtivo na rede por meio de um plantão de dúvidas online

Mônica, de São José dos Campos, usa o e-mail para ganhar tempo e enviar textos. Foto: Raoni Madalena
Prática de equipe Mônica, de São José dos Campos, usa o e-mail para ganhar tempo e enviar textos

As escolas municipais de São José dos Campos, a 95 quilômetros de São Paulo, estão inseridas em um verdadeiro círculo de trabalho centrado no uso do e-mail como complemento aos encontros presenciais. O orientador pedagógico de cada instituição envia suas dúvidas ao supervisor - que é o técnico formador da Secretaria de Educação. Ele responde sugerindo materiais para serem usados no contato diário com os docentes e nas reuniões pedagógicas da escola. Depois de usar as dicas, o orientador manda uma mensagem de feedback ao seu supervisor, anexando a ela relatos, fotos e vídeos. Por fim, esse último responde com novos apontamentos. Caso a atividade monitorada a distância tenha bons resultados, ela é compartilhada com os demais formadores e coordenadores de toda a rede.

"As trocas de mensagens são feitas de forma coletiva ou individual. Se o formador quer mandar um material complementar para algum orientador sob sua responsabilidade que esteja com um problema específico, ele envia um e-mail pessoal. Se o tema for de interesse geral - por exemplo, a socialização de uma sequência interessante para o ensino do campo aditivo ou de produção de texto -, pode enviá-la a todo o grupo de orientadores da rede, socializando a experiência", explica Márcia Suení Cintra, coordenadora de ensino da Secretaria.

As vantagens desse trânsito virtual são: agilizar os processos de troca, usar menos papel e aproximar formadores e orientadores pedagógicos. "É uma prática de equipe que se consolida à medida que a rede cresce e as escolas ficam distantes. O e-mail otimiza tempo, espaço e material", diz Mônica Santos da Silva, formadora dos anos iniciais.

Unir uma equipe grande com a ajuda da tecnologia

Pelos corredores da EEB Wanderley Junior, em São José, na Grande Florianópolis, circulam cerca de 1.170 alunos e mais de 80 professores, que dão aulas às turmas do 7º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio em horários diferentes. "Com uma equipe desse tamanho e tantos especialistas que pouco se encontram, o e-mail facilita a troca informativa e formativa", conta a orientadora educacional, Sônia Souto Mayor Rondon Montebello.

Para começar, os docentes opinam a respeito das datas das reuniões pedagógicas mensais. Elas nunca são marcadas no mesmo dia da semana a fim de permitir que todos participem da maioria dos encontros, evitando assim a ausência dos que atuam em outras escolas. O e-mail também é usado para definir a pauta: "Já recebi sugestões para organizar oficinas sobre o uso das novas tecnologias e da legislação educacional, palestras com membros do conselho tutelar e do Ministério Público e cursos de aprofundamento didático dos conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula", relata Sônia.

Com o objetivo de ajudar a equipe, a orientadora busca indicar previamente materiais de leitura. Ela nota que, quando isso acontece, os professores chegam aos encontros mais seguros. Até a frequência aumenta pela expectativa de que as mensagens eletrônicas criam no grupo. "Como não estou todos os dias na escola, o e-mail é uma forma prática de me inteirar sobre os projetos em andamento e tirar dúvidas. Quando organizamos o produto final do projeto de dança da escola, redigimos propostas e enviamos por e-mail aos gestores, pedindo sugestões e orientações. As reuniões para decidir e tirar dúvidas ficaram mais curtas, pois já tínhamos as informações e a discussão estava avançada", diz Clarice Corrêa, professora da oficina oferecida no Ensino Médio Inovador, iniciativa do Governo Federal com turmas em período integral. O computador com internet instalado na sala dos professores ficou disputado e os gestores já buscam verbas para ampliar as possibilidades de acesso para essa equipe, que é grande e conectada.

Quer saber mais?

CONTATOS
EEB Wanderley Junior, tel. (48) 3246-0658
EMEF Elvira Paolilo Braido, tel. (11) 4232-2676
EMEF Professor Antônio Palma Sobrinho, tel. (12) 3907-3939
SME São José dos Campos, tel. (12) 3901-2000 

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