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Sala dos professores: vamos tomar um cafezinho?

Um ambiente aconchegante garante o descanso e a troca de experiência entre a equipe

POR:
Aurélio Amaral

Um ambiente aconchegante garante o descanso e a troca de experiências da equipe. Infografia: Marcos Rufino e Bruno Algarve

Os momentos de pausa na rotina escolar são importantes, pois é neles que os docentes conversam com os colegas, leem, planejam atividades, lancham, se informam sobre os projetos da instituição e, é claro, descansam. E é na sala dos professores que a equipe passa a maior parte do tempo livre nos horários de entrada e saída, no recreio e nos intervalos de aula. Vale, então, criar um ambiente acolhedor, onde todos os professores tenham prazer em estar. "Na hora do cafezinho e do lanche, acontecem discussões sobre as notícias do dia, trocas de indicações literárias e o compartilhamento de experiências", explica Maura Barbosa, consultora de GESTÃO ESCOLAR.

Uma sala ideal tem de acomodar toda a equipe e contar com pelo menos dois ambientes: um de estudo e outro de descanso (veja o infográfico acima). O local ficará mais aconchegante se tiver a cara de quem o frequenta - e para isso a opinião do grupo conta muito. Milene Cristina Barbosa Silva, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros professores da EE Augusto José Vieira, em Conselheiro Lafaiete, a 99 quilômetros de Belo Horizonte, sugeriram aos gestores que o espaço fosse reformado para acabar com o clima impessoal que havia. Os próprios colegas sugeriram personalizar uma das paredes com fotos e frases (leia depoimento abaixo).

Para mantê-lo sempre agradável, é preciso evitar que o lugar se transforme em depósito. Materiais pedagógicos - como jogos, livros e brinquedos - ficam na sala da coordenação ou na biblioteca. Já equipamentos, papéis e outros materiais podem ir para um almoxarifado. A sala do CEEFM Mahatma Gandhi, em Guarapuava, a 255 quilômetros de Curitiba, vivia cheia de caixas. Após uma reforma, passou a guardar apenas materiais de apoio - giz, apagador e dicionário -, liberando espaço para uma mesa maior, um sofá e uma televisão. O destaque ficou para o mural de recados, muito usado pelos professores, como Cristina Iubel (leia o depoimento abaixo).

Melhor evitar que reuniões coletivas aconteçam nesse local. "Comunicados rápidos da diretoria podem ser feitos ali mesmo, sem tomar muito tempo dos docentes. Porém os encontros de formação demandam um ambiente silencioso, de preferência sem o entra e sai de pessoas", explica Roberta Panico, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa Cedac, em São Paulo. Apesar do nome, a sala dos professores também deve ser frequentada pela direção e a coordenação pedagógica. Afinal, os gestores são parte da equipe e eles devem se sentir à vontade para tomar um café e conversar com seus pares.

Identidade do grupo

Milene Cristina Barbosa Silva. Foto: Pedro Silveira

"As fotos de eventos da escola aproximam os professores que não se encontram com tanta frequência. E as frases dos pensadores, pesquisadas e escolhidas por nós, são referências para o trabalho e um estímulo à leitura."

Milene Cristina Barbosa Silva, intérprete de Língua Brasileira de Sinais da EE Augusto José Vieira, em Belo Horizonte

 

Formação cultural

Cristina Iubel. Foto: Marcelo Almeida

"Os próprios docentes têm a responsabilidade de atualizar o mural. Trocamos indicações de filmes, de livros e de programas de TV e compartilhamos as notícias mais relevantes da semana."



Cristina Iubel, professora de Língua Portuguesa da CEEFM Mahatma Gandhi, em Guarapuava (PR)

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