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Uma aposta no reforço

Na escola vencedora do Prêmio Gestão Escolar, do Consed, alunos dão monitoria no contraturno aos colegas com mais dificuldade

POR:
Aurélio Amaral
Ivan, diretor da Tomé Francisco, em Quixaba (PE), criou projetos que focam na aprendizagem. Foto: Bira Nunes
Gestão eficiente Ivan, diretor da Tomé Francisco, em Quixaba (PE), criou projetos que focam na aprendizagem

Localizada na zona rural de Lagoa da Cruz, um distrito do município de Quixaba, a 409 quilômetros de Recife, a EE Tomé Francisco da Silva apresenta ótimos indicadores de aprendizagem: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2011 foi 7 nos anos iniciais e 5,2 nos anos finais - a média nacional é 4,7 e 3,9, respectivamente. A nota no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi de 585,33 - a 11ª melhor de Pernambuco entre as instituições públicas. Em 2011, mais da metade dos alunos do 3º ano ingressou em instituições de ensino superior do estado.

Os bons resultados, no entanto, não se apoiam apenas no bom desempenho de um grupo restrito de alunos. Não deixar ninguém para trás é uma meta central da equipe gestora - e dos próprios estudantes. Uma vez por semana, 16 jovens do Ensino Médio e dos últimos anos do Ensino Fundamental se oferecem como voluntários para dar reforço aos colegas com dificuldades de aprendizagem - da mesma série ou, eventualmente, mais novos. A cada bimestre, a equipe gestora faz um diagnóstico das turmas para identificar aqueles que precisam ser encaminhados ao Reforço Amigo - como foi batizada a iniciativa.

O programa funciona assim: os monitores - indicados pelos professores de acordo com o domínio dos conteúdos e com habilidade de comunicação - se reúnem toda semana com a coordenação pedagógica para definir o planejamento das atividades. Cada um deles fica responsável por um grupo de 15 colegas, em média. "Como a abordagem é de uma pessoa da mesma idade, os alunos desenvolvem uma relação de confiança e se sentem seguros para fazer perguntas e tirar dúvidas", explica a diretora adjunta, Rosineide Alves de Almeida Oliveira.

Pelo foco na aprendizagem, pelos objetivos claros e pelas ações eficientes na gestão, a instituição foi a vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2012, organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com o apoio da Fundação Victor Civita (conheça os outros finalistas abaixo). A premiação levou em conta o conjunto de boas práticas em cinco áreas da gestão escolar: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos.

Destaques nacionais
Das 27 escolas selecionadas - uma de cada estado e do Distrito Federal -, seis foram eleitas como referência devido a aspectos como o trabalho pedagógico e o resultado em avaliações externas. Conheça as outras cinco finalistas do prêmio.

Destaques nacionais

Escola incentiva a leitura e a participação dos pais

Os alunos monitores ajudam os colegas com dificuldade de aprendizagem no contraturno. Foto: Ademar Filho
Reforço amigo Os alunos monitores ajudam os colegas com dificuldade de aprendizagem no contraturno

Para cumprir as metas de aprendizagem, a Tomé Francisco da Silva tem, além do Reforço Amigo, um projeto institucional de incentivo à leitura que há mais de dez anos faz parte do projeto político-pedagógico (PPP): o Prazer de Ler. Nos encontros de formação, a coordenação pedagógica apresenta títulos literários aos professores para ampliar o repertório cultural.

A leitura consta do planejamento da disciplina de Língua Portuguesa e também de projetos interdisciplinares, como as oficinas de teatro, nas quais se desenvolvem montagens com base em adaptações de romances, contos e novelas. Os alunos são incentivados a fazer empréstimos semanais na biblioteca. Desde o ano passado, a equipe gestora promove os cafés literários - saraus organizados semestralmente - para estimular o contato das famílias com os livros. Elas também comparecem assiduamente às reuniões de pais e mestres e do conselho escolar e utilizam os espaços de lazer e esporte, aberto para todos fora dos horários de aula. "A gente percebe que os pais têm um grande interesse em acompanhar e opinar sobre as decisões e atividades desenvolvidas, pois se sentem parte da instituição", afirma o diretor, Ivan José Nunes Francisco.

A direção também cultiva parcerias com entidades da região. As aulas de natação acontecem graças a um acordo com um clube em Princesa Isabel - município da Paraíba que fica a 9 quilômetros da escola (iniciativa retratada na edição 10 de GESTÃO ESCOLAR). Os alunos usam a piscina duas vezes por semana e, em contrapartida, realizam apresentações de dança e teatro - projetos desenvolvidos durante as aulas de Arte - nos eventos do clube.

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CONTATOS
Conselho Nacional dos Secretários de Educação
, tel. (61) 2195-8650
EE Tomé Francisco da Silva, tel. (83) 3457-5050