Escola que alfabetiza
Caminhos para tornar uma escola alfabetizadora
POR: Karina PadialConheça as ações que devem ser garantidas pela equipe gestora para fazer os alunos dos anos iniciais se alfabetizarem na idade certa
![Definir as expectativas Expectativas de aprendizagem](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/28xWFzMMTQazBvaSEcwqd2qDf9TB9Wkn6GzkAmy79W9qwcF6Awa4KKn8XV9Q/expectativa-aprendizagem.jpeg)
![Usar a leitura e a escrita como prática social Leitura e escrita como prática social](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X5yW8qDya3e9PFaUaxAXMpQBXbJUZ6r8XHPtZgQmzgq4KRUYdChtZXS9FdCe/2-leitura-como-pratica-social.jpeg)
![Estimular a ler e escrever desde cedo Estimular a ler e escrever desde cedo](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9aWdxfFgfTHQeu5y2mNdHJAU5TMrrr4w8cSkrqGnKUA2EZvN7cgSkgWJJvWd/leitura-pre-escola.jpeg)
![Realizar avaliações diagnósticas Avaliações diagnósticas](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2FvjtXmxJpmxuBjahupTDjR6vkgApxGMue2fUEetsbQbP2q93uG8EZtEDUE/avaliacao-diagnostica.jpeg)
![Planejar atividades de reforço Planejar atividades de reforço](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4vp3B9gDzXg4XEGWpMkDGxYKtWCYZfVZU3bJBRpTbUKrw7PV9swEfzXub5tT/atividades-reforco.jpeg)
![Valorizar as produções Valorizar as produções](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8HEg5XVnfacQRsbSmCcS4wQWrqhEm8yNCHEbJjgEa6JK98akh5yWEq5AdbtR/valorizar-producoes.jpeg)
![Criar um ambiente comunicador Ambiente comunicador](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Rspa3fvVDsCWY92pZcG96FDfkB5xap7S6ufZEwnPh72ErYUNPRSyadeWpqVZ/7-mural-informes.jpeg)
![Ter um coordenador pedagógico Obsevação de sala de aula](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvqbjP98QF4RmUgdd8dZWtBqXHm3XvTmgWeMJ8vrAkth94yqCFGJ2E99UM6b/8-coordenador-pedagogico.jpeg)
![Investir na especialização dos educadores Investir na especialização dos educadores](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kCw5nq3R5ErVjJr8FpR9uYPuke4P46btR9JcWdbmNkDCrhrbseCkWx5dq4Vu/9-formacao-dos-professores.jpeg)
![Ampliar o acervo e preservá-lo Ampliar o acervo e preservá-lo](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qCYw4RMjP6AdmWpKNgTjYe95XbuY6nQPKWPpvuKxJcD5fbrzBcmPS53YVtfG/acervo-biblioteca.jpeg)
![Disponibilizar o acesso aos computadores Disponibilizar o acesso aos computadores](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zrHqDpEetqacEwNhE6XaDwskuSGtyMVXHHTE4WGEWfRAFGXDkTnbTEk7wCnm/acesso-computadores.jpeg)
![Transformar a sala de aula Transformar a sala de aula](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u8PY6MnruNE8e4Whn763bdYCRMsxUHK82rGU25BWTvzgzMhqFHUNyJSVhtPa/12-sala-de-aula-alfabetizadora.jpeg)
![Utilizar bem o local de leitura Utilizar bem o local de leitura](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8AkGbDumrFemZyumkHCfz2UpGP8Hz7gz23mTzjnRKySNwxHddd84DqfyXyPQ/uso-biblioteca.jpeg)
![Formar agrupamentos pequenos Formar agrupamentos pequenos](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ncnxzdq6rbkdw3yqfx2jMk2tCp9SvFavxyu5tdzzEvfKGYpAEbppaSBJvzN9/14-grupos-pequenos.jpeg)
![Promover atividades diárias de leitura Promover atividades diárias de leitura](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Wjbmq98Am97nc3ffFvnGVMGPs4Gs8FnyRdJKehBkpmATnTM3tRxKQ974qBrx/15-leitura-diaria.jpeg)
![Garantir o cumprimento dos dias letivos Garantir o cumprimento dos dias letivos](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/beE9ngh4eBwY4PYpWcM9nx9Y2zcZr7vvBzEz5WMN66QTXxjFgtvTMF5fexzX/16-dias-letivos.jpeg)
![Comunicar as propostas de alfabetização aos pais Comunicar as propostas de alfabetização aos pais](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JdUVrPWXGGy5qqRTb3znX5te7nPyhfFPUpyqeUzM67MTd8mhajS5addzb6Hs/17-comunicar-aos-pais.jpeg)
![Incluir a família nas atividades Incluir a família nas atividades](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dHD2Gu2HVAKRAthKC84gDrZpTztpynB4Tr2zbkjwhZn6KJ4KSdFRTadpBZxx/18-atividades-com-a-familia.jpeg)
Conheça as ações que devem ser garantidas pela equipe gestora para fazer os alunos dos anos iniciais se alfabetizarem na idade certa