Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Conviva: conheça o portal para gestores municipais de Educação

Projeto idealizado por 11 instituições e fundações, incluindo a Fundação Victor Civita, que publica NOVA ESCOLA, ajuda Secretários Municipais de Educação na gestão das redes de ensino, com ferramentas que contribuem para a administração dos recursos

POR:
GESTÃO ESCOLAR
Conviva Educação: portal para secretários municipais de Educação
Uma das telas do Conviva Educação é um painel que oferece aos secretários municipais um panorama da Educação na cidade

A partir de 31 de janeiro, Secretários Municipais de Educação e suas equipes terão à disposição o ambiente virtual Conviva Educação, um portal que reúne, gratuitamente, ferramentas fundamentais para a administração das redes de ensino. Com ele, os gestores municipais terão acesso a dados sobre a situação da Educação na sua rede e, com isso, poderão organizar todos os pontos cruciais da gestão, como merenda escolar e transporte, além de compartilhar experiências com outras secretarias.

Para que o dirigente tenha um panorama da sua rede de ensino, o menu Indicadores do site inclui dados oficiais - como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e os números do Censo Escolar. Na seção Painel é possível organizar temas do dia a dia da gestão, como alimentação escolar, remoção de funcionários, material pedagógico e gestão orçamentária. Basta clicar para encontrar uma descrição breve de cada item e uma proposta de como encaminhar cada setor. Na parte dedicada às finanças, por exemplo, é possível que as secretarias, que recebem recursos de fontes diferentes, controlem melhor suas contas e planilhas de custo.

O Conviva conta com uma área de serviços, tais como a Agenda e a Biblioteca, que agrupa documentos importantes, como leis e resoluções. O portal tem, ainda, um espaço destinado aos Fóruns de discussão, no qual gestores de todo o Brasil também poderão compartilhar dúvidas, propor debates e cooperar entre si.

O objetivo do projeto, que recebeu um investimento inicial de R$ 4 milhões, é envolver todos os 5568 municípios brasileiros. A iniciativa envolve entidades compromissadas com a melhoria da Educação no país: Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto Gerdau, Instituto Natura, Instituto Razão Social, Itaú BBA e o Movimento Todos Pela Educação. A gestão do Conviva Educação é responsabilidade da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e tem o apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).