Projeto institucional: assembleias escolares
Passo a passo de um projeto para promover a participação dos alunos nas decisões da escola
POR: GESTÃO ESCOLARObjetivo geral
Promover a participação dos alunos nas decisões da escola.
Objetivos específicos
- Para a equipe gestora Realizar uma gestão democrática e estimular a liderança.
- Para os professores Proporcionar um ambiente de diálogo para elaboração de regras.
- Para os alunos Desenvolver noções de cidadania e convívio social.
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
Os livros Assembleia Escolar: Um Caminho para a Resolução de Conflitos, de Ulisses Ferreira de Araújo, e Fugindo das Garras do Gato, de Chei Yun Jeong. O documentário Assembleias Escolares, de Roberto Machado. Cartolina, papel cartão ou EVA para a confecção dos envelopes.
Desenvolvimento
1ª etapa Formação
Procure referências teóricas - como o livro de Ulysses Araújo, para introduzir o conceito de assembleia. Debata com a equipe como a dinâmica vai democratizar as relações entre todos. O documentário Assembleias Escolares vai ajudar nessa discussão. Tente prever com o grupo as dificuldades que surgirão na implantação do projeto.
2ª etapa Implantação
Marque assembleias periódicas entre professores, gestores e, se possível, com representantes da Secretaria de Educação para tratar de assuntos relativos à vida funcional e ao convívio entre docentes e entre esses e a direção. Ao mesmo tempo, peça para que os professores comecem a introduzir os fóruns de debate em sala de aula.
3ª etapa Sensibilização
Para explicar às crianças o significado de uma assembleia, sugira que os professores leiam com a turma o livro Fugindo das Garras do Gato para debater como as decisões tomadas em grupo são abordadas. Proponha que cada turma faça três envelopes - Elogios, Críticas e Sugestões -, nos quais serão depositados os bilhetes dos alunos.
4ª etapa Encaminhamento
Os problemas de sala de aula devem ser resolvidos nesse mesmo fórum, dando voz aos estudantes e fazendo uma votação para eleger a melhor solução. As críticas que afetam a rotina são levadas às reuniões de gestores e professores.
Avaliação
Observe se as críticas e sugestões estão sendo analisadas e atendidas. Perceba o envolvimento dos professores. Por fim, analise se a equipe gestora e os professores mudaram o paradigma de Educação centrada na direção para um modelo de decisões compartilhadas.