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Um check-list para analisar a gestão

Os resultados podem ser usados para embasar as decisões institucionais

POR:
Verônica Fraidenraich

De acordo com as respostas aos questionários, o estudo da FVC criou um conjunto de indicadores associados aos aspectos de uma boa gestão da Educacão Infantil. Os diretores de creche e préescola podem se basear neles para verificar se as tarefas e responsabilidades estão contempladas no dia a dia e identificar aquelas que pedem maior atenção. Esses indicadores também são úteis aos supervisores da rede em seu trabalho para planejar a formação em serviço e orientar o gestor nos assuntos em que ele sentir mais dificuldade.

Gestão pedagógica

Algumas ações precisam estar asseguradas na rotina da escola. No seu dia a dia, você:

Está a par das atividades realizadas pelos docentes?

Assegura tempo de planejamento aos professores?

Envolve a comunidade na discussão do projeto político-pedagógico?

Promove avaliações dos professores e da instituição?

Garante reuniões regulares de formação em serviço?

Conhecimentos do cargo

O cargo de gestor exige uma formação que garanta competência para lidar com as questões administrativas e pedagógicas. Você, gestor, está preparado para:



Manejar com habilidade a gestão de recursos humanos?

Implantar uma programação bem elaborada, levando em conta as especificidades da Educação Infantil?

Usar a legislação relacionada à área?

Acompanhar a gestão financeira?

Conduzir a elaboração e a revisão do projeto políticopedagógico?

Seguir os princípios de uma gestão democrática?

Cultivar uma boa relação com os pais e a comunidade?

Avaliação institucional

As ações regulares de monitoramento ajudam a medir avanços e detectar problemas no processo de ensino e aprendizagem. Faz parte da proposta da escola:

Avaliar o desempenho dos professores?

Usar os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do MEC?

Empregar procedimentos de autoavaliação institucional?

Recursos humanos

Olhar para os funcionários e suas condições de trabalho é um dos atributos do gestor. A escola conta com:

Professores em número suficiente?

Baixa rotatividade no quadro docente?

Um conselho escolar ativo, com a participação efetiva de diretor, professores, funcionários, pais e demais representantes da comunidade?

Materiais

Você, gestor, tem autonomia para selecionar e adquirir:

Livros?

Materiais pedagógicos?

Brinquedos?

Relação com as famílias

A parceria com os pais é importante para o aprendizado das crianças. Verifique na sua unidade e também faça uma consulta com eles para saber se:

Os familiares se sentem bem recebidos e tratados com respeito?

Os horários de reuniões de pais e o calendário escolar consideram as necessidades das famílias?

Os critérios de matrícula são claramente informados?

As informações da ficha de matrícula são usadas para conhecer melhor o público e embasar o planejamento?

Você atende os familiares individualmente em horários previamente agendados?

Os familiares de crianças com deficiência são bem acolhidos?

As queixas da comunidade sobre a instituição são levadas em consideração?

Os pais de alunos novos permanecem na instituição até que as crianças se sintam seguras?

Postura pessoal

Promover reuniões regulares com a equipe e as famílias reforça o vínculo com ambos. Você reserva tempo para atender com frequência:

Os funcionários?

Os professores?

Os pais dos alunos?

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