Um check-list para analisar a gestão
Os resultados podem ser usados para embasar as decisões institucionais
POR: Verônica FraidenraichDe acordo com as respostas aos questionários, o estudo da FVC criou um conjunto de indicadores associados aos aspectos de uma boa gestão da Educacão Infantil. Os diretores de creche e préescola podem se basear neles para verificar se as tarefas e responsabilidades estão contempladas no dia a dia e identificar aquelas que pedem maior atenção. Esses indicadores também são úteis aos supervisores da rede em seu trabalho para planejar a formação em serviço e orientar o gestor nos assuntos em que ele sentir mais dificuldade.
Gestão pedagógica
Algumas ações precisam estar asseguradas na rotina da escola. No seu dia a dia, você:
Está a par das atividades realizadas pelos docentes?
Assegura tempo de planejamento aos professores?
Envolve a comunidade na discussão do projeto político-pedagógico?
Promove avaliações dos professores e da instituição?
Garante reuniões regulares de formação em serviço?
Conhecimentos do cargo
O cargo de gestor exige uma formação que garanta competência para lidar com as questões administrativas e pedagógicas. Você, gestor, está preparado para:
Manejar com habilidade a gestão de recursos humanos?
Implantar uma programação bem elaborada, levando em conta as especificidades da Educação Infantil?
Usar a legislação relacionada à área?
Acompanhar a gestão financeira?
Conduzir a elaboração e a revisão do projeto políticopedagógico?
Seguir os princípios de uma gestão democrática?
Cultivar uma boa relação com os pais e a comunidade?
Avaliação institucional
As ações regulares de monitoramento ajudam a medir avanços e detectar problemas no processo de ensino e aprendizagem. Faz parte da proposta da escola:
Avaliar o desempenho dos professores?
Usar os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do MEC?
Empregar procedimentos de autoavaliação institucional?
Recursos humanos
Olhar para os funcionários e suas condições de trabalho é um dos atributos do gestor. A escola conta com:
Professores em número suficiente?
Baixa rotatividade no quadro docente?
Um conselho escolar ativo, com a participação efetiva de diretor, professores, funcionários, pais e demais representantes da comunidade?
Materiais
Você, gestor, tem autonomia para selecionar e adquirir:
Livros?
Materiais pedagógicos?
Brinquedos?
Relação com as famílias
A parceria com os pais é importante para o aprendizado das crianças. Verifique na sua unidade e também faça uma consulta com eles para saber se:
Os familiares se sentem bem recebidos e tratados com respeito?
Os horários de reuniões de pais e o calendário escolar consideram as necessidades das famílias?
Os critérios de matrícula são claramente informados?
As informações da ficha de matrícula são usadas para conhecer melhor o público e embasar o planejamento?
Você atende os familiares individualmente em horários previamente agendados?
Os familiares de crianças com deficiência são bem acolhidos?
As queixas da comunidade sobre a instituição são levadas em consideração?
Os pais de alunos novos permanecem na instituição até que as crianças se sintam seguras?
Postura pessoal
Promover reuniões regulares com a equipe e as famílias reforça o vínculo com ambos. Você reserva tempo para atender com frequência:
Os funcionários?
Os professores?
Os pais dos alunos?