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4º módulo: elaboração de propostas de produção escrita

Formação continuada em produção de texto

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Propiciar ao alunos as competências de leitura e escrita em diferentes gêneros é um dos trabalhos mais complexos e desafiadores para os professores do Ensino Fundamental. Por isso, o tema merece atenção na formação continuada. Ao acompanhar os docentes na elaboração dos projetos didáticos de leitura e escrita, é importante fornecer subsídios teóricos e práticos. Para ajudar você, coordenador pedagógico, esta edição traz mais uma etapa do projeto desenvolvido por Maria Cristina Zelmanovits, do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), de São Paulo. Com exemplos, textos de referência e atividades, este módulo propõe o estudo das relações entre as etapas da produção escrita, a observação da produção dos alunos e a elaboração e discussão do planejamento de atividades. Estimule a participação da equipe fazendo perguntas e destacando tópicos e incentive-a a utilizar materiais deste encarte na preparação das aulas.

Objetivo geral
Formar professores do 1º ao 5º ano para trabalhar com a produção textual escrita.

Objetivos específicos deste módulo
- Relacionar os conhecimentos construídos em todos os módulos e elaborar uma proposta de escrita.

Conteúdos 
- Investigação das relações entre os aspectos da produção de texto.
- Análise de produções infantis.
- Planejamento de propostas de escrita.
- Discussão de planejamentos.

Tempo estimado
Um mês (quatro reuniões de cerca de duas horas cada uma).

Material necessário
Cópia dos cartazes 1, 2 e 3 e do Quadro 1 do encarte e do texto Um Decálogo para Ensinar a Escrever, de Auguste Pasquier e Joaquim Dolz, disponível aqui.

Desenvolvimento

1ª reunião: Etapas de produção de texto 

Relembre tópicos dos módulos anteriores, como aqueles que mostram as condições necessárias para que o professor trabalhe a produção de um texto em sala de aula: 
- Explicitação do(s) propósito(s) da escrita 
- Definição do gênero 
- Mergulho em textos do gênero 
- Alimentação temática 
- Suposição de possíveis leitores 
- Escolha do espaço de circulação e suporte do texto 
- Planejamento do texto 
- Elaboração da primeira versão 
- Revisão 
- Publicação

Proponha a leitura em grupo dos tópicos a seguir. 

- Como propósito e gênero se relacionam?
A escolha de um gênero tem a ver com o propósito. Para orientar a realização de uma tarefa, o gênero instrucional é o mais adequado (receitas e regras de jogos, por exemplo). Para divertir, há as HQs e as piadas. Já para narrar histórias, os contos, as lendas e as fábulas são boas opções.

- Qual a relação entre gênero, propósito, suporte e espaço de circulação do texto?
Para entender esse tópico, vamos citar dois casos:

1 O professor propõe estudos sobre a dengue. Após a pesquisa, a turma decide informar a comunidade sobre a prevenção, as formas de transmissão e os cuidados. Para tanto, levanta três possibilidades: fazer uma palestra, elaborar cartazes ou produzir panfletos. Todas são adequadas, porém os alunos escolhem o panfleto e pesquisam modelos.

2 Os estudantes trabalharam com poemas e querem compartilhar as produções com os pais. Eles sugerem a gravação de um CD ou a publicação de um livro. Quanto ao suporte, o CD teria o registro sonoro da declamação e poderia trazer um encarte. Já o livro permite ilustrações e explicações sobre o trabalho. Nos dois casos, é preciso tomar decisões pensando na adequação à situação de comunicação e nas aprendizagens envolvidas.

- Qual a relação entre publicação e revisão?
Um texto que se tornará público exige mais cuidado na revisão. Se o aluno registra no caderno informações de uma pesquisa, a revisão não está em primeiro plano. Nesse caso, o foco é a seleção dos conteúdos, a organização e o tratamento. Caso as informações levantadas sejam para um cartaz, é preciso pensar também em ordem, clareza, coesão, aspectos gramaticais e ortográficos, além de planejar a disposição do texto e as ilustrações.

Divida a equipe em grupos para que eles analisem os os cartazes a seguir, imaginando o seguinte contexto: alguns morcegos entraram numa escola. Três turmas decidiram estudar o animal e fizeram cartazes informativos para colocar nos corredores e espalhar pela vizinhança. Os textos dos cartazes 1 e 3 foram ditados por alunos, tendo a professora como escriba. O cartaz 2 foi produzido pelos próprios alunos. Apresente as questões a seguir e peça que os grupos justifiquem suas respostas. Após a conversa sobre cada pergunta, leia os comentários para a equipe.

Cartaz 1
Produção coletiva da turma da 1º ano, realizada em folha de cartolina.

Morcegos

Os morcegos são mamíferos porque têm glândulas mamárias.

Os morcegos se alimentam de frutos, flores, sementes, pequenos animais e sangue.

Eles ajudam a natureza porque espalham sementes das frutas que comem e assim novas plantas nascem.

Alguns morcegos vivem em cavernas.

Imagem: na parte inferior, desenhos de vários morcegos.

Cartaz 2
Produção de um trio de alunos da 4º ano, realizada em folha de cartolina.

Curiosidades sobre morcegos

1. Os morcegos representam um quarto das espécies de mamíferos existentes no mundo.

2. São pelo menos 1.116 espécies, de formas e tamanhos variados.

3. Conhecidos também como andirás e guandiras, são os únicos mamíferos capazes de voar.

4. Têm a dieta mais variada entre os mamíferos e comem frutos, pólen, sementes, flores, peixes, pequenos vertebrados, artrópodes e sangue.

5. Possuem o incrível sentido da ecolocalização (biossonar ou orientação por ecos), que utilizam para orientação, busca de alimento e comunicação.

Imagem: na parte inferior, desenhos de vários morcegos.

Cartaz 3
Produção coletiva da 2º ano, realizada em uma folha grande de papel pardo.

Você sabia que o morcego...

Imagem: abaixo do título, duas fotos de 15 x 15 cm. Uma mostra a fêmea de morcego amamentando filhotes, e outra, um morcego voando e espalhando sementes de frutos.

...é mamífero?
O filhote de morcego mama o leite de sua mãe quando é pequeno. O animal tem pelos e sangue quente, por isso ele é mamífero.

...é o único mamífero que voa?

...é um grande ajudante da natureza?
Os morcegos que comem frutas espalham sementes. Os que comem néctar espalham o pólen. Os que comem insetos acabam com pragas das plantações. Poucas são as espécies, que se alimentam de sangue e existem ainda as que comem pequenos animais, como peixes. Muitos são os tipos de morcegos e diferentes são seus tamanhos e suas formas.

...pode medir de 5 centímetros a 2 metros com as asas esticadas?

...consegue enxergar?
Além da visão, ele tem excelente sentido de orientação: emite ondas sonoras, que atingem obstáculos (árvores, por exemplo) e as ondas voltam como ecos, informando a distância e a localização dos obstáculos e das comidas (insetos, por exemplo).

...prefere viver em árvores e cavernas?

...tem hábitos noturnos?
Isso quer dizer que, em vez de dormir, o morcego voa, caça, namora e faz a maior parte das coisas à noite.

...precisa ser preservado?

Para saber mais sobre esse interessante animal e os cuidados que precisamos ter com ele, entre no youtube.

- Em que cartaz se observa maior cuidado com o(s) leitor(es) presumido(s)?
O cartaz 3 parece levar mais em conta os leitores: note que a primeira palavra do título (você) é uma forma direta de chamar a atenção, a seleção de informações desperta o interesse de crianças, jovens e adultos e há uma dica para quem quiser saber mais. Observe também: o cartaz 1 traz dados já conhecidos e o 2 tem informações interessantes, contudo não há cuidado em facilitar a compreensão (termos como artrópodes e ecolocalização ficam sem explicação).

- Que turma parece ter tido mais acesso a bons modelos de cartazes informativos?
O cartaz 3 traz indícios de pesquisa: a escolha da expressão "Você sabia...", o papel maior com a presença de imagens mais variadas, informativas e visíveis a distância e o uso do recurso de perguntas em destaque para introduzir informações. Observe também: o cartaz 1 se aproxima de uma síntese feita em caderno e o 2 não explora muitas possibilidades além da enumeração. Os dois têm apenas imagens decorativas, que não ilustram nem complementam as informações.

- Qual turma parece ter se apropriado mais dos conteúdos estudados?
No texto do cartaz 3, nota-se que os alunos utilizaram suas palavras para comunicar conteúdos e a variedade e a qualidade das informações indicam profundidade no trabalho de alimentação temática. Observe também: no cartaz 1, parece que os estudos não foram muito aprofundados, mas vale destacar a forma, que remete a um ditado feito por crianças. Já o cartaz 2 pode ser uma colagem de textos de referência, pois não se observam o tratamento da linguagem e nem mesmo alguns erros que seriam comuns para alunos da 4º ano.

- O que nos dizem os cartazes no que se refere à organização das informações selecionadas? 
O cartaz 3 mostra cuidados com organização, clareza e coesão. As informações estão distribuídas em itens que se relacionam entre si, com alguns destaques. Nota-se que o texto foi planejado e revisado e que a mediação realizada pelo professor foi meticulosa. Observe também: as informações do cartaz 1 estão claras. Porém não guardam relação entre si e há sinais de descuido na escolha de palavras (as repetições de "os morcegos", por exemplo). No cartaz 2, parecem faltar planejamento e organização.

Coordenador, ressalte o quanto as produções dos alunos contam sobre as etapas do projeto. Ao analisá-las, reconhecemos aspectos explorados em sala e identificamos os que precisam de aprofundamento. Relembre ainda a importância de trabalhar tanto com escritas coletivas, que permitem maior profundidade na mediação, como com produções individuais, que possibilitam identificar as dificuldades e a evolução de cada aluno.

2ª reunião: Leitura e reflexão 

Proponha a leitura e o debate do texto Um Decálogo para Ensinar a Escrever, de A. Pasquier e J. Dolz (clique para baixar). Esse material será a base para o planejamento a seguir. Leia o texto com antecedência e faça anotações, relacionando o material com as atividades e os textos indicados nos módulos anteriores. Oriente os professores para que grifem as partes mais importantes e tomem notas para orientar a discussão.

3ª reunião: Proposta de escrita 

O objetivo é trabalhar com a equipe para rever ou elaborar uma proposta de escrita aos alunos. Os professores podem trabalhar individualmente, em duplas ou grupos e devem preencher uma cópia do Quadro 1 (abaixo). A análise de documentos como o planejamento das atividades, os exemplos de produções de texto dos alunos e os registros sobre o trabalho pode tornar mais fácil localizar o que precisa de mais atenção. Quem quiser elaborar uma nova proposta deve conciliar planejamento e pesquisa.

Coordenador, retome a lista de itens da primeira reunião deste módulo para orientar o grupo. Providencie também materiais de referência e confira as instruções no quadro ao lado. Observe a adequação do tempo estimado a sequência das atividades e verifique a presença de momentos de leitura, discussão, registro e produção escrita (primeira versão, revisão e publicação).

Quadro 1

Nome do professor ___________________________

Série _________________________________

Data _________________________________

Título da proposta ___________________________

Objetivo geral ______________________________ 
É a meta maior pretendida (produção escrita de contos, de textos instrucionais etc.)

Objetivos específicos ________________________ 
Estão relacionados às atividades (apropriar-se das características de certo gênero, adequar a escrita ao propósito de informar, orientar etc.)

Tempo de realização previsto _________________

Material necessário _________________________

Desenvolvimento ___________________________
Nas atividades propostas, o professor precisa explicitar como pretende atingir os objetivos. Exemplos: 

Atividade X: ler início de contos para pesquisar expressões que lhes são características (Era uma vez... Em um lugar muito distante...)

Atividade Y: investigar os modos como verbos aparecem nas receitas.

A definição das atividades e a sequência em que serão propostas precisam considerar os tópicos apresentados no início deste módulo e levar os alunos a se apropriar progressivamente dos conhecimentos necessários para atingir os objetivos. A primeira atividade deve permitir ao professor descobrir o que os alunos sabem sobre o tema e o gênero.

Atividade 1 __________________________________

Atividade 2 _________________________________

Atividade 3 __________________________________

Atividade final ______________________________

4ª reunião: Análise de planejamentos 

É o momento de apresentação dos planejamentos e discussões. Isso pode ser feito de três formas, de acordo com a escolha da equipe: todos apresentam os trabalhos e todos comentam, um grupo (ou professor) analisa a produção do outro e dá uma devolutiva ou faz-se uma análise coletiva de três produções e então cada docente revê sua proposta. É importante que todos colaborem com críticas, sugestões e perguntas para os ajustes finais.