Ensino integral: exemplos de currículo
Conheça o currículo de duas escolas sobre ensino integral, comentados por gestoras das instituições
POR: Daniele PechiEscola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Vice-diretora: Cláudia Saldanha Mancio
Disciplinas regulares oferecidas (ciclos I e II)
Língua Portuguesa e Literatura, Educação Física, Arte Educação, Ciências, Estudos sociais, Cultura Religiosa, Matemática, Língua e Cultura estrangeira, Educação Física, História, Geografia e Filosofia.
Disciplinas diversificadas oferecidas
Laboratório de Informática, Laboratório de Aprendizagem (alunos encaminhados em Conselho de Classe), Língua Estrangeira, Educação Ambiental, Cultura Religiosa, Arte Educação (visuais, cênicas, música), Mosaico, Letramento, Matemática, Esporte (vôlei, futebol, handebol, xadrez, judô e capoeira), atividades de motricidade - para alunos da Educação Infantil e I Ciclo, Cine História (o professor trabalha História através dos mais variados filmes).
Abaixo, acesse um exemplo da grade horária e o currículo da escola
| Um exemplo de grade horária |
| O currículo da escola |
Quando se tornou oficialmente integral, no início de 2011, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola, em Porto Alegre, já tinha experiência em administrar aulas no contraturno. Desde 2006, eram oferecidas atividades extracurriculares por meio do Projeto Cidade Escola, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. Porém, as aulas eram facultativas e havia turmas regulares nos dois períodos (de manhã e de noite). Depois da adesão ao Mais Educação - programa do Ministério da Educação (MEC) que viabiliza o atendimento das crianças em período integral - o horário escolar passou a ser estendido, das 7h30 até às 16h30, e obrigatório para todos os matriculados.
Formação
São realizadas reuniões pedagógicas com os professores da manhã, concursados, todas as quintas-feiras e reuniões diretivas às terças.
Organização curricular
Pela manhã a escola oferece a grade de disciplinas regulares e a tarde são ministradas as oficinas escolhidas dentre a lista de opões do programa federal, como Letramento, Matemática, Música, Capoeira e Informática.
Palavra da gestora
"Ao montarmos o currículo, nossa maior preocupação foi garantir que as aulas fossem atrativas para as crianças, integradas ao projeto político pedagógico da escola, e, ao mesmo tempo, com propostas consistentes e bons profissionais à frente das oficinas. No início, sentimos dificuldades em organizar oficinas que motivassem os alunos mais velhos, que os fizessem perceber a importância de tais oficinas para o seu desenvolvimento; e também em ter um planejamento pedagógico coerente e afinado entre os dois turnos, promovendo reuniões e acompanhando a prática diária dos professores e oficineiros".
Escola Municipal Marechal Ribas Júnior
Goiânia, Goiás
Diretora: Maria de Fátima dos Reis
Disciplinas regulares oferecidas
Língua Portuguesa, Educação Física, Arte, Ciências, Estudos Sociais, Matemática, Língua estrangeira, Educação Física, História, Geografia e Filosofia.
Disciplinas diversificadas oferecidas
Jogos Matemáticos, Práticas de Laboratório, Futsal, Oficina Literária, Futsal, Teatro, Cinema, Informática, Pintura e Desenho, Música e Dança.
O processo
No ano de 2007, os espaços começaram a ser adaptados e novas salas foram construídas. A direção optou pela organização de pavilhões, ou seja, pela instituição do que chama de "salas-ambiente". Cada professor tem sua sala, onde atende os alunos. As turmas trocam de ambiente. A adaptação do projeto e dos espaços terminou em 2009, quando os estudantes passaram a ficar na escola em tempo integral.
Abaixo, acesse um exemplo da grade horária e o currículo da escola
| Um exemplo de grade horária |
| O currículo da escola |
Organização curricular
As oficinas estão intercaladas às aulas regulares desde 2007. A ideia era deixar claro que todas as atividades eram importantes para o projeto político-pedagógico da escola -- nos primeiros anos em que a EM passou a funcionar em regime integral, as aulas regulares eram ministradas pela manhã. A tarde era reservada às oficinas, mas os alunos não viam o turno vespertino como parte do currículo obrigatório. A partir de 2009, as oficinas e as disciplinas passaram a ser alternadas durante o tempo integral, o que resolveu o problema nas escolas do município.
Formação
A rotina com os alunos termina às 16h30, hora em que começa o planejamento pedagógico com o grupo de profissionais do turno vespertino, que vai até às 17h20. No matutino, os professores planejam das 7h às 7h45minutos. Toda quarta-feira é feita uma reunião com todos os professores e oficineiros. Nesse momento, discute-se o que será trabalhado. O horário também é usado para formação. Além disso, incentiva-se o trabalho conjunto entre professor e oficineiro. O planejamento é diário e em conjunto - isso garante a articulação entre aulas regulares e oficinas.
Palavra da gestora
Optamos por mesclar oficinas pelas áreas do conhecimento, pois queríamos equilibrar áreas esportiva e artística, além de aprofundar os conteúdos das disciplinas tradicionais (por exemplo: laboratório para aprofundar conteúdos de Ciências; oficinas de desenho, pintura e teatro para aprofundar conteúdos das aulas de Arte. Temos uma proposta bem consistente - os alunos realmente têm atividades diversas e ficam o dia todo na escola, com professores e oficineiros orientando tais atividades.
Com a criação das salas temáticas os alunos mudam de ambientes atendendo um dos objetivos propostos pela Secretaria Municipal de Educação para as Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTI), que é "propiciar um ambiente que favoreça e incentive o hábito dos estudos, de forma alternativa, autônoma e coletiva, buscando reforçar a socialização do conhecimento entre os alunos, com a equipe e com segmentos existentes".
Tags
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-