Como organizar os brinquedos
Facilite a identificação dos brinquedos usando um sistema de classificação por cores elaborada pela Fundação Abrinc. É muito simples: basta colar adesivos coloridos nos brinquedos, nos jogos e nas prateleiras, de acordo com os critérios abaixo:
POR: Caroline Ferreira- Vermelho: brinquedos para atividades sensório-motoras, como quadros de atividades com peças coloridas, de formas diversas; brinquedos para empurrar, puxar, rolar; bolas e cubos em tecido; formas para empilhar; contas para enfiar em cordão; brinquedos para martelar, caixas de música etc.
- Azul Escuro: brinquedos para atividades físicas - como bolas, petecas, cordas, boliches, jogo de argolas, peças para atirar em alvo etc.
- Amarelo: brinquedos para atividades intelectuais - como quebra-cabeças; peças de montar por superposição ou encaixe; materiais didáticos como papel, lápis, livros; jogos pedagógicos etc.
- Verde: brinquedos que reproduzem o mundo técnico - como veículos, bonecos e aparelhos em miniatura; objetos transformáveis, robôs etc.
- Rosa: brinquedos para o desenvolvimento afetivo - como pelúcia, bonecas, bebês, acessórios para bonecas (roupas, bijuterias), louças, panelinhas, fogões, miniaturas de figuras (animais), acessórios de beleza (maquiagem, bolsas, bijuterias)etc.
- Azul claro: brinquedos para atividades criativas - como almofadas para carimbos, instrumentos musicais (piano, tambor, etc), mosaicos, dobraduras, fantoches etc.
- Cinza: brinquedos para relações sociais - jogos de carta, de estratégia, de percurso, de interpretação etc.
Além destas categorias por famílias de brinquedos, o Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação da UFSC (Labrinca) propõe uma nova classe denominada "Fantasia", que abrange roupas de carnaval, super-herói, palhaço, bichos, personagens infantis, máscaras, vestidos, chapéus, perucas, bijuterias, entre outros, que se localizam no canto da beleza e no canto do circo.