Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

3º módulo: as condições didáticas de produção escrita (parte 2)

Formação continuada em produção de texto

POR:
GESTÃO ESCOLAR

A análise de várias formas de comunicação e o questionamento de práticas que se tornaram rotina na sala de aula permitem que a equipe reflita sobre um de seus maiores desafios: levar o aluno a produzir bons textos nos mais variados gêneros. Para ajudá-lo, publicamos mais uma etapa do projeto produzido com exclusividade por Maria Cristina Zelmanovits, do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em São Paulo. Este terceiro módulo destaca o estudo das condições de produção da escrita e a integração entre as etapas do trabalho, além de ressaltar a importância do professor como mediador. As perguntas feitas pelo educador, os trechos selecionados e o ato de ler e reler para averiguar clareza e eixos de coesão fornecem pistas aos alunos. Com base nelas, eles terão condições de fazer a análise de informações quando escrevem, leem e revisam seus escritos, assim como os textos produzidos pelos outros.

Objetivo geral
Formar professores do 1º ao 5º ano para trabalhar com a produção textual dos alunos.

Objetivos específicos deste módulo
- Aprofundar o olhar do grupo sobre as condições envolvidas na produção escrita: relação entre suporte, espaço de circulação e produção.
- Ter em mente um leitor presumido, definição de planejamento do texto, primeira versão, leituras críticas, reescrita e revisão final.

Conteúdos 
- Relação entre as várias condições de produção.
- Clareza, coesão e convenções da escrita.
- Etapas da produção de texto.

Tempo estimado
Um mês (com três ou quatro reuniões de cerca de duas horas cada uma).

Material necessário
Cópias das fichas deste encarte e dos textos indicados em cada tópico, encontrados na seção Extras, da versão online desta edição.

Desenvolvimento

1ª reunião: Suportes e circulação de textos 

Prepare cópias das correspondências trabalhadas no módulo anterior, e da Ficha 1 (leia abaixo) e distribua ao grupo. Para dar continuidade à análise das características das cartas, proponha a leitura coletiva delas e, em seguida, sugira que cada professor preencha a ficha de forma individual. Analisem juntos as respostas.

Ficha 1

Em cada alternativa, podem ser colocados um ou mais números, de acordo com as características das cartas (1, 2 e 3):

1. Carta primo/prima
2. Carta comprador/gerente
3. Carta professora/diretor de redação

A Interlocutores de diferentes cidades ( ) 
Interlocutores da mesma cidade ( )

B Envio pelo correio ( ) 
Entrega pessoal ( ) 
Envio por correio eletrônico ( )

C Texto em papel ( ) 
Texto eletrônico ( )

D Necessidade de envelope ( ) 
Ausência de envelope ( )

Respostas corretas:
A (1 e 3) (2) B (1) (1 ou 2) (3) C (1 e 2) (3) D (1 e 2) (3)

Durante a discussão dos resultados acima, converse com o grupo e explore alguns aspectos: 

- Com a leitura das mensagens, é possível inferir que na correspondência 1 e na 3 os interlocutores são de cidades diferentes e na 2 ambos certamente estão na mesma cidade. 

- A correspondência 1 provavelmente foi enviada pelo correio devido à distância entre as cidades do remetente e do destinatário (na carta se fala em avião) e porque o remetente demonstra ser usuário desse serviço de entrega de correspondência. Já a carta 2 pode ter seguido pelo correio ou ter sido entregue pessoalmente. A carta 3 foi enviada por correio eletrônico. 

- Há dois textos em papel e um deles, o mais informal, é manuscrito. A preocupação com a legibilidade e a intenção de conferir ao texto maior austeridade são alguns dos fatores que poderiam explicar a escolha pela digitação na correspondência 2. 

- Há a necessidade de envelope nos dois casos de correspondência em papel, porém ressalte que para garantir o envio pelo correio é preciso preencher todos os dados (nome, endereço, CEP, cidade, estado). Em caso de entrega pessoal no local, bastaria identificar o nome do remetente e do destinatário. Na correspondência 3, as informações precisam ser preenchidas corretamente no cabeçalho do e-mail.

2ª reunião: Foco no leitor 

Comunique ao grupo que a conversa terá como foco o papel do destinatário (leitor) no momento de elaboração de um texto. Relembre que o fato de haver destinatários bem definidos implica diversas escolhas por parte dos autores das mensagens.

Coordenador, mais importante do que conferir erros e acertos, é valorizar esse momento de análise. Use como exemplo a atividade de elaboração de uma carta à Funai, apresentada no primeiro módulo. Seria aconselhável que o professor explorasse os procedimentos necessários ao envio da correspondência: análise de envelopes preenchidos, registro coletivo das descobertas dos alunos e proposta de preenchimento de envelopes em situações reais de comunicação. Destaque ainda que a circulação dos textos tem relação com seus suportes - que são bases materiais, como livro, placa e panfleto -, que têm características diferenciadas. A definição de alguns, no entanto, não é consensual. Há quem defenda que o e- mail, por exemplo, é um suporte, enquanto outros dizem ser um gênero.

O trabalho com cartas torna mais evidente a percepção de que a elaboração de um texto depende, dentre outras questões, de para quem se escreve. Mas outros gêneros também são produzidos tendo em mente um leitor determinado - nas histórias em quadrinhos para crianças, por exemplo, há cuidados específicos com a extensão do texto, escolha de temáticas e linguagem (verbal e visual). Para colocar uma lente de aumento nessa questão - como tornar observável aos alunos que a produção textual precisa se adequar ao público a que ela se destina? -, faça cópias e entregue aos professores a Ficha 2 (leia abaixo).

Ficha 2

Uma professora de 3º ano está trabalhando textos de regras de jogos. Após propor atividades de investigação do gênero, ela apresenta as regras da Amarelinha e discute se, da forma como estão escritas, alunos do 1º ano conseguiriam brincar. A classe avalia que não e a professora pede para que sugiram mudanças. Com a mediação dela, após tentativas e discussões, o grupo fica satisfeito com a versão criada coletivamente.

Regras do jogo

Amarelinha

Material necessário: giz e pedrinha
Número de jogadores: indefinido
Objetivo: alcançar o céu

Procedimentos:

1. Riscar com giz no chão uma série de quadrados ou retângulos, intercalando uma unidade da forma geométrica escolhida e duas unidades da mesma forma, até formar um conjunto com dez figuras desenhadas.

2. Numerar os quadrados de 1 a 6 e, no topo, riscar uma forma oval e escrever a palavra "céu".

3.Tirar na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, vai jogar uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida, pula, em um pé só, nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a casa que contém a pedrinha.

4. Chegando ao céu, o jogador deve pisar com os dois pés e retornar pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, jogar a pedrinha na casa 2 e nas casas sucessivas, repetindo todo o processo. Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou até chegar a sua vez novamente para que ele possa recomeçar. Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu depois de conseguir passar por todas as casas.


Versão criada pelos alunos para o 1º ano

Amarelinha

Material necessário: giz e pedrinha
Número de jogadores: quantos quiserem jogar
Objetivo: alcançar o céu

Como jogar:

1. Fazer no chão com giz o seguinte desenho:

Amarelinha

 

2. Decidir quem vai começar, quem será o segundo e assim por diante.

3. O primeiro joga a pedrinha na casa 1. Se ela cair fora da casa, passa a vez para o próximo. Se cair dentro, o jogador começa, mas não pode pisar na casa com pedrinha. Nas casas duplas (2-3, 5-6 e 8-9), se não tiver pedrinha, tem que pisar com os dois pés e nas outras com um pé só até chegar ao céu. No céu, pode pisar com os dois pés. Se o jogador conseguir fazer isso sem cair ou colocar a mão no chão, retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, pega a pedrinha da casa 1, volta ao ponto de partida e começa tudo de novo, jogando a pedrinha na casa 2 e assim por diante. Se errar, passa a vez para o próximo e, quando chegar sua vez de novo, começa jogando a pedrinha na mesma casa em que estava quando errou. Ganha o jogo quem alcançar o céu primeiro depois de passar por todas as casas.

Peça para que os professores comparem os dois textos e destaque algumas diferenças entre eles: 

- A escolha de novas palavras. "Indefinido" foi trocada por "quantos quiserem jogar"; 

- A substituição de instruções complexas por uma imagem. A familiaridade com o gênero permitiu aos alunos propor uma solução que respeita suas características - é comum a presença de imagens em textos instrucionais. O mesmo vale para os verbos: em regras de jogos, é frequente o uso do infinitivo e do imperativo. 

- Transformação de dois passos (itens 3 e 4) em apenas um (item 3), com explicação mais detalhada da ação. Para tal, houve muita reflexão dos alunos a respeito do como dizer e tornar mais claro ao interlocutor aquilo que se quer.

Coordenador, sugira que o grupo pense nas questões que a professora teria proposto para ajudar os alunos a reescrever as regras do jogo. Listar essas hipóteses pode tornar mais clara a ideia de que uma boa mediação depende da antecipação das questões que o professor apresenta.

Finalize a reunião com a leitura do Texto 1, que traz um trecho de Caminhos da Escrita, de Egon de Oliveira Rangel.

3ª reunião: Etapas de produção

Realize a leitura compartilhada do texto Caros Colegas de Profissão, de Maria Cristina Zelmanovits. Pergunte o que mais chamou a atenção e lance as questões: 

- O que os professores costumam trabalhar com maior frequência: ditados, escrita de listas de palavras ou produção de texto? 

- O que a produção de texto favorece em termos de aprendizagem? E os ditados? E as listas? 

- Quando estão no lugar de escritores, quais os procedimentos utilizados pelos professores para revisar seus textos? E quando revisam os textos dos alunos? Distribua uma cópia da Ficha 3 (próxima página). Avise-os que a conversa sobre ela acontecerá na próxima reunião e a ficha deverá ser preenchida.

4ª reunião: Revisão de conceitos

Sugira a discussão da Ficha 3. Como nenhuma das afirmações é totalmente verdadeira ou falsa, prepare-se para uma boa conversa. Siga as orientações abaixo para conduzi-la, mas incentive a troca de ideias.

(1) Há etapas orientadoras na produção textual escrita, porém a sequência não é estanque.

(2) O professor tem papel de revisor, mas, para que se apropriem de certos procedimentos, os alunos devem corrigir e opinar sobre os textos.

(3) É preciso analisar o que o grupo entende por erro. A informalidade da carta do primo, por exemplo, permite o uso de expressões que seriam consideradas inadequadas em outras situações de comunicação.

(4) Nem sempre a revisão final é a melhor estratégia.

(5) A definição sobre o tema a ser trabalhado depende de vários fatores. O importante é conferir sentidos às necessidades de aprendizagem.

(6) A apropriação depende do exercício constante e do comprometimento de todos os professores.

Somente após o debate, proponha a leitura do Texto 2, com mais trechos do texto de Egon Oliveira. Com base na reflexão do grupo, sugira a reelaboração da Ficha 3.

Ficha 3

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada uma das afirmações, justificando sua resposta:

1. Para trabalhar a produção textual escrita, é preciso primeiro planejar o texto, depois elaborar a primeira versão e, por fim, revisar e passar o texto a limpo.
( ) Justificativa: _____________________

2. Cabe ao professor indicar aos alunos os aspectos que precisam ser revisados nos textos.
( ) Justificativa: _____________________

3. Uma revisão bem feita não deixa escapar erros.
( ) Justificativa: _____________________

4. Para não deixar os alunos inseguros, é melhor revisar o texto apenas quando a primeira versão estiver finalizada.
( ) Justificativa: _____________________

5. A pontuação e a paragrafação são questões a se trabalhar com os alunos mais velhos. Os mais novos precisam dominar outras questões antes.
( ) Justificativa: _____________________

6. Se ao longo do ano vivenciarem um processo de produção que respeite todas as etapas (planejamento, primeira versão, revisão, nova versão), os alunos se apropriarão dos procedimentos da produção textual.
( ) Justificativa: _____________________

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
Produção Escrita e Dificuldades de Aprendizagem
, Joaquim Dolz, Roxane Gagnon e Fabrício Decândio, 112 páginas, Ed. Mercado de Letras, tel. (19) 3241-7514, 19 reais.
Ortografia: Ensinar e Aprender, Artur Morais, 136 páginas, Ed. Ática, tel. (11) 4003-3061, 40 reais.
A Linguagem e o Outro no Espaço Escolar: Vygotsky e a Construção do Conhecimento, Maria Cecília R. Goes e Ana Luiza B. Smolka (organizadoras), 176 páginas, Ed. Papirus, tel. (19) 3272-4500, 43 reais.