Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Prêmio Victor Civita 2012: seja um dos finalistas

Preparamos um guia de orientações para você caprichar na redação do seu projeto

POR:
Daniele Pechi
Prêmio Victor Civita

Não é preciso realizar um projeto inédito e grandioso para concorrer ao Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. O trabalho que vocês - diretor, coordenador pedagógico e orientador educacional - realizam no dia a dia e que impacta o aprendizado dos alunos tem grandes chances de se tornar um finalista. "Atividades que se tornaram permanentes e foram incorporadas ao cotidiano da escola podem ser enviadas desde que avaliados os seus resultados em determinado período de tempo", explica Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita.

As inscrições começam em 8 de junho e vão até 8 de julho e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do prêmio. Restam, portanto, menos de dois meses para organizar todas as informações que constarão do projeto. Se você ainda não começou a escrevê-lo, aproveite para reunir a equipe, discutir e avaliar as iniciativas que deram certo, separar os documentos necessários, fazer os registros das etapas e, por fim, redigir o relato (leia abaixo um guia de orientações para fazer uma boa proposta).

O ganhador da categoria Gestor Nota 10 receberá 15 mil reais de premiação, e a escola onde a ação foi desenvolvida, 10 mil reais. O trabalho tem de ter sido realizado entre fevereiro de 2011 e junho deste ano em escolas das redes públicas e privadas nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), podendo, inclusive, ter envolvido mais de um nível.

O regulamento já está disponível no site, que recentemente foi repaginado devido aos 15 anos de criação do maior prêmio de Educação do país. Confira as dicas, as respostas às perguntas mais frequentes e os vencedores das edições anteriores. Boa sorte!

Guia do projeto vencedor

Da definição do assunto à avaliação dos resultados - sete dicas para escrever um bom trabalho

1 Escolha da proposta

Reúna a equipe para analisar, dentre as iniciativas realizadas, qual delas trouxe mais benefícios ao desempenho escolar e merece ser compartilhada com outros gestores. Podem ser tratadas questões de espaço, família e formação docente. Observe se há registros de todo o processo e avalie quais são os melhores instrumentos para descrevê-lo.

2 Diagnóstico inicial

Feita a escolha, fale sobre as demandas da equipe e/ou dos alunos e como você as identificou. Recolha dados que justifiquem o trabalho e ajudem a definir as prioridades. Documentos como vídeos e observações das aulas são valiosos - guarde-os, pois podem ser pedidos posteriormente pelo selecionador. Inclua uma descrição geral da escola.

3 Descrição dos objetivos

Indique qual era o propósito central e de que maneira ele trouxe melhorias que impactaram o aprendizado. Quando houver mais de um objetivo, você pode separá-los por conteúdos de gestão - de espaço, de aprendizado, de relações pessoais etc. Procure, porém, propor ações claras e possíveis de serem atingidas - não vale listar ações que não foram levadas adiante.

4 Detalhes das etapas

Ao longo das seis páginas do relatório, explique como foram feitos o planejamento e a execução de cada fase. O papel de cada um dos atores envolvidos (professores, pais, alunos etc.) e os espaços e materiais usados devem constar no texto. É importante contar como você lidou com a diversidade de conhecimentos da equipe.

5 Avaliação do trabalho

Relate como foi feita a avaliação, quais foram os critérios e como foram identificados os avanços. Descreva os instrumentos usados para acompanhar os progressos, o processo pedagógico, o desempenho de cada ator e o que poderia melhorar. Comprove os resultados com depoimentos dos envolvidos ou outros documentos que forem relevantes ao projeto.

6 Revisão do regulamento

Leia o regulamento com atenção e verifique se as exigências estão contempladas. Lembre-se de que a inscrição deve ser feita no nome de apenas uma pessoa (diretor, coordenador pedagógico ou orientador educacional), ainda que outras tenham participado da elaboração e execução da proposta.

7 Releitura do documento

Escreva e reescreva o projeto para chegar a uma versão final satisfatória. Mostre aos seus colegas e aproveite para ler os relatórios dos selecionadores da categoria Gestor Nota 10 no site do prêmio. Eles podem ajudar muito na hora de decidir o que será alterado e o que deve permanecer no texto que será enviado à Fundação Victor Civita.

Tags