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Projeto institucional Intervenção em áreas verdes - Essa praça é nossa

POR:
GESTÃO ESCOLAR

 

Foto: Shutterstock

Objetivo geral
? Mapear, estudar e restaurar áreas verdes da escola e do entorno.

Objetivos específicos
? Para a equipe gestora: Organizar um esforço de Educação ambiental, envolvendo os vários setores da escola, com o desenvolvimento de atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da instituição e da comunidade.
? Para os alunos: Aprendizagem de conteúdos e habilidades das Ciências da Natureza e Social, participando na Educação ambiental da localidade.
? Para a comunidade do entorno: Ampliar o entendimento sobre a escola e a Educação ambiental.

Tempo estimado
O ano todo.

Materiais necessários
Definidos de acordo com o andamento do projeto.

Desenvolvimento
1ª etapa - Preparação

Faça um levantamento preliminar das áreas verdes da escola e seu entorno, levando em consideração o tamanho ocupado e a distância delas até a instituição. Elabore um mapa para representar esses espaços. Agende uma reunião e divulgue dia e horário aos interessados em participar desse projeto. Por se tratar de uma ação interdisciplinar, envolva professores de várias áreas com a ajuda da coordenação pedagógica. No primeiro encontro, ressalte a importância dessa iniciativa para os estudantes e a comunidade escolar, explicitando as demandas de tempo de cada etapa do projeto e a relevância da integração da sociedade com o ambiente. Mostre fotos ou vídeos de alguns espaços criados em escolas e em locais como praças, bosques e passeios públicos com a colaboração da população. Apresente o mapa que você confeccionou e proponha que o grupo adote algumas dessas áreas e promova mudanças concretas nelas.


2ª etapa - Diagnóstico inicial
Dependendo da quantidade de pessoas envolvidas, proponha a formação de alguns grupos de trabalho. Eleja um professor ou um aluno como orientador de cada equipe. Elas vão planejar as ações a serem realizadas e depois liderar a execução. Oriente que os grupos dividam entre si os espaços pelos quais ficarão responsáveis e coletem informações sobre elas por meio de observação direta e indireta, entrevistas com a comunidade, leitura de textos, sites na internet, órgãos públicos e legislações. Auxilie a reflexão deles indicando leituras como estes materiais sobre horta, cisterna, compostagem e minhocário.
Algumas ideias que você pode levar para os grupos são:
? Construção de cisterna: discutir o manejo, a conservação, a captação, o consumo e o reaproveitamento de água; tratamento e distribuição de recursos hídricos; hábitos no uso desse líquido; relação da água com doenças; consumo de energia; e poluição ambiental.
? Plantio: hortas comunitárias, verticais, mandalas, circulares (plantas medicinais, suculentas, ornamentais e para alimentação); noções sobre procedimentos adequados com plantas; interação inseto-planta; proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e a saúde.
? Compostagem: manejo e composição do solo; noções sobre procedimentos adequados com animais; sistemas biológicos; ciclos de nutrientes; compostos orgânicos; descarte e reutilização de lixo.
? Reciclagem: redução de consumo; reutilização de materiais; possibilidades e diversidade de usos para o lixo (pet, vidro, madeira, papel, metais).
? Comunicação: construção coletiva de informação visual e auditiva; utilização de materiais diversos; apresentação de dados.
Definam em conjunto um prazo para esses estudos preliminares e, ao final, reúna todos e deixe que compartilhem seus achados e sugestões de ação. Cada grupo deverá preparar uma apresentação aos demais com uma proposta do que pode ser feito, com previsão de custos, materiais necessários e prazos.


3ª etapa - Planejamento
Reúna todas as informações levantadas pelos grupos e faça uma análise de quais são viáveis financeiramente e quais demandam recursos que a escola não tem. Em uma nova reunião, apresente esse estudo orçamentário para os grupos e defina com eles quais ações serão priorizadas. Produza uma tabela com as ações, os prazos e os responsáveis. Lembre que deve ser considerado o que a comunidade escolar precisa, não só o que grupo gostaria de realizar. Cuide para que as principais características da paisagem local apareçam, integrando as relações pessoais e culturais dos alunos e de sua comunidade com esses elementos. Se necessário, converse com os órgãos públicos responsáveis pelas áreas para ter a autorização antes de iniciar as ações. Converse com o coordenador pedagógico para que ele discuta com os professores se os conteúdos que estão aparecendo nas intervenções realizadas podem ser trabalhados em sala de aula.


4ª etapa - Manutenção
Acompanhe o andamento do projeto, analisando as percepções individuais e coletivas. A interação com as áreas públicas e a vizinhança nem sempre é amistosa, portanto esteja sempre presente quando se tratar de discutir alguma mudança estrutural nesses espaços. As saídas de campo têm um caráter muito importante de localização e percepção do espaço pelos estudantes, ao mesmo tempo em que trazem situações desconfortáveis como desavenças, contato com a ocupação desordenada das vias públicas, interferência nas relações cotidianas etc. Siga o cronograma e, caso seja necessário, revisite-o planejando outras tarefas. Leve em consideração o calendário, as férias e a percepção de todos os envolvidos. Ao longo do ano, ocorrem mudanças no clima e na temperatura, fatores que interferem no desenvolvimento das plantas e na disponibilidade de água. Procure desenvolver esse entendimento de ciclo, ambiental e social, com o grupo. Faça reuniões sempre que necessário para avaliar coletivamente o andamento do projeto e inteirar-se de outros detalhes. Intervenha sempre que for necessário e acompanhe o orçamento.


Avaliação
A construção coletiva do espaço traz sentimento de apropriação, cuidado e respeito. Dentro desse projeto podem ser geradas inúmeras reflexões sobre a geração de resíduos, o consumo de energia, as trocas de aprendizado, a biodiversidade, técnicas e tecnologias. Acompanhe de perto e registre com fotos e por escrito todos os avanços e aprendizados gerados pelas iniciativas. Retome os objetivos do projeto e questione se eles foram atingidos, total ou parcialmente. Promova uma reunião geral para aproximar a comunidade dos resultados obtidos. Faça uma avaliação de cada um, elencando os prós e contras da realização, o envolvimento dos interessados e as mudanças na percepção ambiental e social. Faça planos para a continuidade do projeto no ano seguinte, estabelecendo novos passos a alcançar.

 

 

Consultoria: Gabriel de Moura Silva
Biólogo