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Atividade permanente de acompanhamento das aprendizagens dos alunos

Projeto de formação

POR:
GESTÃO ESCOLAR
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Objetivo geral 
Definir as pautas da formação docente segundo as demandas de aprendizagem dos alunos para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
 
Objetivos específicos 
- Acompanhar e analisar as planilhas de Língua Portuguesa (hipóteses de escrita e produção de texto) e de Matemática (escrita de números e resolução de problemas) relativas às sondagens realizadas com os alunos, a cada dois meses.
- Organizar o registro do acompanhamento das aprendizagens dos alunos para replanejar os momentos de formação.
- Fazer o levantamento dos alunos com dificuldades e os encaminhamentos necessários.

Material necessário 
Uma pasta catálogo por professor, planilhas para tabular os resultados de aprendizagem por disciplina, fichas para registro da observação da sala de aula, caderno para registros das devolutivas, computador com programa de tabelas, impressora e retroprojetor ou data show.

Desenvolvimento 
Para fazer um bom acompanhamento das práticas pedagógicas e, com isso, aprimorar os momentos de formação, é importante que o coordenador pedagógico desenvolva durante o ano as seguintes atividades:

Análise das pastas de registro
No início do ano, organize uma pasta de registro para cada professor para que arquivem as atividades de sondagem e diagnóstico e documentos usados no dia a dia, como o horário das aulas e a rotina semanal. Entregue as pastas na reunião de planejamento e explique que elas servirão de instrumento para acompanhar a evolução da turma. Procure fazer a análise dos registros dos professores e a comparação com as produções da turma antes das reuniões de formação. Com base nos dados levantados, monte um mapa por classe, identificando os avanços. Anote as devolutivas que irá destacar nos encontros de estudo coletivo e as que dará de forma individual, com as propostas de acompanhamento de cada criança. Mostre-se disponível para ouvir as demandas e tomar as providências que possam melhorar o ensino.

Observação da sala de aula
Durante a formação, reforce a ideia de que a observação é uma maneira privilegiada de se aproximar do trabalho feito na sala de aula. Prepare um cronograma de visitas, mas deixe claro que os professores podem se inscrever para serem visitados. Em sala, repare em aspectos como os conteúdos trabalhados, as condições didáticas oferecidas aos alunos, o conhecimento dos professores e os saberes prévios dos alunos necessários à aprendizagem. Anote as observações em fichas de acompanhamento e compartilhe com a direção. Em reuniões individuais, destaque, primeiramente, o que observou de positivo e, em seguida, as melhorias que poderão ser realizadas.

Consolidação dos resultados das avaliações
Se a escola faz avaliações externas, sugira reunir os resultados em gráficos que mostrem o desempenho das turmas. Debata os dados com os docentes, destacando os temas que serão retomados na formação e quais alunos precisam de intervenções pontuais.

Frequência das reuniões de formação
Com base nas necessidades de aprendizagem dos alunos, identifique os conteúdos que irá aprodundar com os professores nos encontros formativos. Para isso, elabore um projeto de formação, no qual devem constar o foco em determinado assunto, os objetivos, o tempo de desenvolvimento e como tratar do tema com os professores (o que envolve a decisão a respeito dos materiais e das estratégias formativas adequadas), o acompanhamento e a devolutiva.

Avaliação
Monte um registro em que constem os problemas encontrados no início e as alterações que aconteceram no processo de ensino depois das devolutivas e da formação. Dessa forma, será possível ter um panorama dos avanços e do que ainda precisa ser retomado.