Diretor presente em toda a escola
Veja como suas ações e decisões refletem no bom funcionamento de cada um dos espaços de aprendizagem
POR: Noêmia LopesExperimente chegar um dia à escola e observá-la de uma forma diferente, mais atenta que o usual. Observe o movimento das pessoas, o que elas estão fazendo e que materiais estão usando. Logo na entrada, você verá alguns pais deixando seus filhos para mais um dia de aula, cumprimentando o porteiro e checando as últimas novidades dos murais que estão próximos ao portão. Os alunos circulam pelos corredores, alguns conversando e outros comentando os próprios trabalhos e os dos colegas, que estão pendurados nas paredes. Aos poucos, as salas de aula são ocupadas, as turmas se organizam em grupos de trabalho e os professores iniciam as atividades. Na hora do intervalo, alguns correm para a biblioteca, outros para o pátio e para a quadra - não sem antes fazer a merenda no refeitório. Nesse tempo, os docentes se dirigem à sala reservada a eles, espaço em que conversam e trocam experiências.
Enquanto tudo isso acontece, onde o diretor está? Bem, talvez seja mais fácil perguntar onde você não está. É que, por meio de ações e decisões que toma diariamente, você se materializa em todos os ambientes da escola. Pensando nisso, preparamos esta reportagem especial em sua homenagem, com infográficos que mostram o impacto de sua atuação em detalhes. "O diretor nem sempre é visto ou está fisicamente presente, mas seu trabalho é percebido por toda a parte, conferindo à escola uma feição especial", diz Terezinha Azerêdo Rios, graduada em Filosofia, doutora em Educação e colunista de GESTÃO ESCOLAR. Como é alguém que estimula o trabalho coletivo, a influência do gestor se revela na organização do espaço, nas relações entre as pessoas que circulam pela escola e no atendimento à comunidade. "Quanto mais for uma presença firme, mais a escola terá possibilidade de fazer um trabalho de boa qualidade", afirma ela.
Fica claro, portanto, que o papel do diretor não se resume a mandar construir um ambiente novo ou reformar os antigos. Ele é o responsável por manter todos os espaços permanentemente vivos, operando em benefício da aprendizagem e abertos à participação da comunidade. Isso requer observação e reflexão constantes: quais lugares na escola estão sendo subutilizados? Como melhorá-los? O que alunos, professores, pais e funcionários esperam ao entrar em cada ambiente? Eles se enxergam como parte da escola e ajudam a construir a identidade dos espaços? Os mobiliários e materiais disponíveis colaboram com o ensino? O tempo é organizado de maneira a privilegiar e otimizar o caráter educativo e formativo de salas de aula e lugares de uso coletivo? Questões como essas devem ser consideradas por você, diretor, discutidas com seus colaboradores e professores, colocadas nas reuniões com a comunidade e levadas em consideração na elaboração e revisão do projeto político-pedagógico (PPP). "É essencial que o gestor comunique suas intenções por meio do PPP, cuja cópia deve ser enviada à Secretaria de Educação - até para justificar os pedidos relativos à melhoria da infraestrutura física e pedagógica", diz Roberta Panico, consultora de GESTÃO ESCOLAR. Além disso, demonstrar um cuidado constante com cada canto, objeto e proposta da escola é um sinal de consideração e respeito pelas pessoas que ali trabalham, estudam e convivem. Nesta página e nas próximas, você vai ver onde está o diretor em cada detalhe dos ambientes de aprendizagem.
Entrada
Um gestor que respeita o público desde o portão
A acolhida revela o tipo de relação que a equipe quer estabelecer a comunidade.
Sala de aula
Os cuidados do diretor no espaço do professor
O ambiente é do docente, mas só funciona com a atenção do gestor
Biblioteca
Em cada detalhe, o valor dado à leitura
Este é o lugar por excelência para formar verdadeiros leitores.
Corredor
Nas passagens, a divulgação do trabalho pedagógico
Ambientes de trânsito interno dizem muito sobre a identidade da escola.
Sala dos professores
Muito além do cafezinho no meio dos períodos
Este é um lugar de descanso - e também de convivência profissional.
Refeitório
No espaço da merenda, a valorização da autonomia
Aqui também é lugar de convivência harmoniosa e cidadã.
Pátios
Um recreio com propostas e propósitos diversificados
O pátio vira lugar de aprendizagem quando tem a atencão do gestor.
Pátio interno
Pátio externo