Check-list das condições de trabalho do coordenador pedagógico
Você, diretor, pode usar uma das reuniões com sua equipe gestora para analisar se o coordenador pedagógico tem boa estrutura para realizar os encontros de formação de professores. Alguns pontos a analisar são:
POR: GESTÃO ESCOLAR1. Gestão de materiais e suprimentos
O coordenador tem:
- Computador. Com quantas pessoas ele compartilha. ___________
- Acesso à internet.
- Livros de formação e obras literárias à disposição.
- Exemplares dos livros didáticos e paradidáticos adotados na escola.
- Outros livros didáticos e paradidáticos.
- Materiais de consumo (canetas e cartolinas, entre outros) e aparelhos audiovisuais (filmadora, DVD e televisor).
2. Gestão do espaço
- O coordenador tem sala própria?
- Onde se localiza? _______________________________________
- Como é mobiliada? _____________________________________
- Onde guarda seu material? _______________________________
- O espaço é compartilhado com quantas pessoas? ____________
- Tem liberdade para interferir nos espaços comunicativos como murais, paredes, jornal interno e blog.
- Pode sugerir alterações na configuração da sala de aula, em benefício da aprendizagem.
3. Gestão do tempo
O coordenador tem horários reservados para:
- A formação própria.
- Participar de cursos externos de capacitação.
- Circular pelos espaços da escola.
- Visitar as classes e fazer observação de sala de aula.
- Planejar ações institucionais.
- Planejar reuniões pedagógicas.
- Reunir-se coletiva e individualmente com os docentes.
- Atender pais com dúvidas sobre a aprendizagem.
- Reunir-se com o diretor com regularidade.
- Esses horários são respeitados.
4. Gestão da aprendizagem
O coordenador tem condições de acompanhar:
- O planejamento dos professores.
- O desenvolvimento de algumas atividades nas classes.
- Os resultados de avaliações internas e externas.
- Os Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas curriculares locais.
Tem acesso:
- Ao projeto político-pedagógico.
- Ao regimento interno.
- Às fichas de matrícula.
- Tem apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para ajudar os professores na flexibilização das aulas?
5. Gestão de equipe
- O coordenador tem assegurado o horário para realizar as reuniões pedagógicas?
- Está legitimado pela equipe como o parceiro mais experiente?
6. Gestão financeira e administrativa
- O coordenador pode opinar sobre a compra dos materiais pedagógicos?
- Tem apoio para organizar e realizar eventos e passeios relacionados com o PPP?
7. Gestão da comunidade
- O coordenador participa das reuniões de pais, do planejamento à realização?
- Pode sugerir e participar da organização de eventos que envolvam as famílias na vida escolar?