Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Prêmio Gestor Nota 10: inscrições abertas

Coordenadores pedagógicos também podem concorrer ao maior prêmio da Educação brasileira e valorizar sua escola

POR:
Frances Jones
Angelica Souza. Foto: Kriz Knack
Angelica Souza, vencedora em 2010
Adilma Oliveira. Foto: Marcos Rosa
Adilma Oliveira, vencedora em 2008
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

As obras para a construção de uma nova sala de leitura estavam a todo vapor em maio deste ano na EMEF Professor Odinir Magnani, em Tupã, a 520 quilômetros de São Paulo. O espaço de 49 metros quadrados abrigará o acervo de mais de 3 mil livros da escola, que até então ficavam espalhadas pelas diversas classes. Não por acaso, o nome da sala será Victor Civita. Ela foi construída com o dinheiro do Prêmio Victor Civita, categoria Gestor Nota 10, recebido pela escola em 2010 com o projeto da coordenadora pedagógica Angelica Arroio Quiteto de Souza, chamado Formação Continuada: uma Escola de Leitores.

"Hoje toda nossa prática tem relação com a leitura", comenta Angelica, sobre os reflexos do prêmio. Focado na leitura em voz alta pelo professor, o trabalho apresentado em 2010 continua em ação, rendeu frutos e gerou até mesmo um desdobramento, o Lendo e Encantando, que agora envolve toda a comunidade, incluindo funcionários e pais. "Estou pensando em concorrer este ano novamente com esse projeto", diz, brincando, a coordenadora.

A empolgação com os projetos e os resultados deles é evidente. "A formação continuada é tudo na vida do profissional. Apenas com a continuidade do trabalho, os resultados aparecem", afirmou Angelica. Além de a escola vencedora da categoria Gestor Nota 10 receber 10 mil reais, o diretor, coordenador pedagógico ou orientador educacional responsável pela inscrição ganha 15 mil reais.

Já a maranhense Adilma de Sousa Oliveira, vencedora em 2008, não é mais coordenadora pedagógica da EMEF Serafina Carvalho, de Itupiranga, a 572 quilômetros de Belém, como na época em que recebeu o prêmio. Porém deixou sua marca na escola e uma herança para os estudantes: uma sala de leitura e informática foi construída com o dinheiro. Os computadores hoje estão espalhados por outros ambientes do prédio. De volta à sala de aula como professora de uma classe de 1º ano, ela agora atesta na prática tudo o que propunha aos docentes enquanto estava na coordenação. "Foi muito gratificante ter meu trabalho reconhecido, pois aquele foi um projeto que exigiu uma dedicação especial para ser realizado."

Além do retorno financeiro, outro aspecto talvez interesse mais os gestores. Quando um projeto, institucional ou de formação, é selecionado para o prêmio, em geral os profissionais de toda a instituição se sentem valorizados, melhora o clima geral e favorece o envolvimento da equipe e da comunidade nas próximas iniciativas.

As inscrições para o prêmio já estão abertas e devem ser feitas no site, exclusivamente, até o dia 10 de julho.

Tags