Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Formação oferecida pelas secretarias precisa melhorar

Apesar dos esforços feitos pelas Secretarias de Educação para oferecer formação continuada aos educadores, pesquisa aponta que há muito que avançar

POR:
Noêmia Lopes, GESTÃO ESCOLAR, Frances Jones

Apesar dos esforços feitos em diversas regiões do Brasil pelas Secretarias de Educação para atender às necessidades formativas das equipes escolares, ainda há muito a conquistar. Essa é uma das conclusões da pesquisa Formação Continuada de Professores no Brasil: Uma Análise das Modalidades e Práticas

Entre os pontos positivos, o estudo relata o abandono da ideia de que a boa formação se faz apenas individualmente, com o profissional frequentando conferências e palestras. Já se dissemina a ideia de que o aperfeiçoamento adquirido em serviço, com os pares, é o caminho mais eficiente. As redes também começam a entender que não basta oferecer programas voltados ao domínio de conteúdos teóricos sem haver reflexão e estudo vinculados à prática pedagógica. 

Garantir condições para que o horário de trabalho pedagógico coletivo aconteça de fato é uma obrigação das redes. "Muitas instituem esse momento formativo, porém esquecem de criar a estrutura necessária para efetivá-lo", diz Gisela Wajskop, diretora do Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades. 

Para preencher as lacunas que ainda persistem - e que infelizmente não são poucas -, é necessário que as Secretarias de Educação se responsabilizem pela execução de políticas públicas sem as quais é impossível melhorar a qualidade dos programas oferecidos. Algumas delas:
1 Incorporar a formação à jornada de trabalho
2 Garantir a continuidade dos programas formativos
3 Valorizar a formação em serviço no plano de carreira
4 Ter coordenador pedagógico em todas as escolas
5 Fazer a formação do coordenador pedagógico
6 Investir em capacitação articulada ao contexto de trabalho
7 Incentivar a escola a ser um espaço de aperfeiçoamento profissional
8 Ter equipe técnica para acompanhar os gestores

A rede que busca cumprir esses passos tem grande possibilidade de conquistar altos índices de sucesso escolar. "Contudo, é importante lembrar que o Brasil ainda carece de outros pontos fundamentais, como a articulação entre a formação inicial e a continuada e a criação de currículos nacionais tanto para os cursos de Pedagogia e licenciatura como para as expectativas de aprendizagem dos estudantes", alerta Gisela. 

Esforços conjuntos nas esferas federal, estadual e municipal ajudariam a melhorar a qualidade de ensino - e evitar um cenário em que apenas uma ou outra escola da rede se tornem uma ilha de excelência. Como bem resume Francisco Imbernón, professor de Didática e Organização Educacional da Universidade de Barcelona, na Espanha: "É óbvio, mas nem por isso menos relevante, que as pesquisas sobre formação em serviço apontem que o apoio real às escolas é mais importante do que boas intenções ou palavras em documentos - sobretudo quando é preciso assumir riscos relacionados à experimentação". A seguir, você conhecerá em detalhes cada uma das ações sugeridas por nossos consultores e onde elas já foram bem implantadas.