Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A fachada revela a identidade da escola

Muros e placas são elementos visuais que comunicam a identidade da instituição

POR:
Verônica Fraidenraich
Infográfico: Bruno Algarve

Assim como as características de uma casa, uma loja ou mesmo um consultório médico revelam a identidade de seu uso e de seu público, o prédio da escola deve ter traços que a identifiquem enquanto instituição de ensino. A começar pela fachada, que, afinal, é um dos cartões de visitas de qualquer escola. Bem cuidada, ela será motivo de orgulho para todos que ali circulam.

A preocupação com esse espaço pode parecer insignificante, principalmente para os gestores, que têm de enfrentar muitos problemas de infraestrutura. No entanto, essa é uma questão estética que não diz respeito apenas ao fato de manter um lugar bonito para estudar e trabalhar. O essencial é que ele seja organizado de forma a receber bem alunos, professores, funcionários e a comunidade, demonstrando o respeito que a escola tem para com seus usuários. "Um ambiente limpo, ordenado e agradável fica convidativo para o ensino e a aprendizagem", diz Maura Barbosa, coordenadora da Comunidade Educativa Cedac e consultora pedagógica de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR.

A divulgação da identidade da escola para a sociedade é tão importante que deve estar prevista em destaque no projeto político-pedagógico. "A falta de cuidado com a fachada e toda a área de entrada, por exemplo, pode revelar que esse assunto não foi discutido no PPP" , explica a consultora.

Para Agustín Escolano, professor de Filosofia e Lógica da Faculdade de Educação da Universidade de Valladolid, Espanha, os espaços educativos, como lugares que abrigam a liturgia acadêmica, estão dotados de significados: "Eles transmitem uma importante quantidade de estímulos, conteúdos e valores".

Muros sujos, por exemplo, mostram descaso com o patrimônio público. Já se eles forem bem acabados, coloridos ou grafitados - não pichados! - pelos alunos, significarão um cuidado com a preservação do local, servindo de estímulo e exemplo para que todos zelem por sua manutenção.

É verdade que, na maioria das vezes, existem limitações para mexer na arquitetura do prédio, mas isso nem sempre é necessário para manter uma fachada em ordem e apresentável. Basta ter atenção a alguns detalhes (veja mais na próxima página).

Como deixar o espaço bem organizado
Os detalhes da entrada que são importantes para bem receber alunos, professores e funcionários

Espaço bem organizado. Infografia: Bruno Algarve

Infográfico: Bruno Algarve

Quer saber mais?

CONTATO
Maura Barbosa

BIBLIOGRAFIA
Currículo, Espaço e Subjetividade: A Arquitetura como Programa
, Antonio Viñao Frago e Agustín Escolano, 152 págs., Ed. DP&A, tel. (21) 2232-1768 (edição esgotada)