Pesquisa revela que o coordenador não foca a formação
Estudo da Fundação Victor Civita mostra que as reuniões pedagógicas não são prioridade na rotina do coordenador
POR: Paola GentilePara ser um bom coordenador pedagógico é preciso ter conhecimento teórico e prático e buscar aperfeiçoamento constante em cursos e palestras. É nisso que acredita a maioria dos educadores que exercem esse cargo nas escolas brasileiras, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope e pela Fundação Carlos Chagas (FCC) para a Fundação Victor Civita (FVC), divulgada em outubro. Contudo, apenas 9% acham que fazer o planejamento pedagógico e buscar melhorias constantes para o ensino e a aprendizagem estão dentro das atribuições de quem exerce bem essa função. "O principal papel dos coordenadores pedagógicos deveria ser a formação em serviço dos professores. Porém a pesquisa mostra que eles dedicam a maior parte do seu tempo a outras atividades", afirma Vera Maria Nigro de Souza Placco, coordenadora do programa de pós-graduação em Educação e Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e responsável pelo estudo.
Os pesquisadores pediram que os coordenadores indicassem os principais problemas que enfrentam na escola. O questionário permitia múltiplas escolhas e, mesmo assim, as frases relativas à gestão da aprendizagem foram escolhidas por apenas 14%. O item mais citado é a falta de disciplina dos alunos (47%), seguido da não-participação dos pais e da comunidade (43%), como se pode ver em detalhes na ilustração abaixo.
A falta de prioridade nas ações voltadas à formação de professores se confirma também quando são investigadas a frequência e a adequação das atividades dos coordenadores:
- 50% atendem a ligações de pais, da Secretaria de Educação e de pessoas da comunidade todos os dias.
- 72% fazem, também diariamente, o acompanhamento da entrada e de saída dos alunos.
- 55% conferem a organização das salas.
- 62% respondem a solicitações do sistema de ensino todo dia ou mais de uma vez por semana.
- 19% substituem os professores que faltam.
O que mais chama a atenção é que grande parte dos entrevistados afirma que o tempo gasto com esses itens é adequado (tanto que a falta de tempo aparece em quinto lugar no ranking dos problemas cotidianos). "Acreditamos que ele esteja conformado e acomodado com essa rotina porque, com ela, deve estar atendendo às expectativas que a direção da escola tem em relação à sua atuação", diz Vera Placco.
Alguns, porém, expressam sua insatisfação: 34% dos entrevistados afirmam querer ter mais tempo para olhar o caderno das crianças e verificar se elas comunicam o que estão aprendendo, 29% gostariam de se dedicar mais a atividades de formação e 26%, de ter mais tempo para o projeto político-pedagógico.
O estudo foi realizado em 13 capitais brasileiras e ouviu 400 profissionais no primeiro semestre deste ano. Trata-se da parte quantitativa de uma pesquisa sobre o perfil do coordenador pedagógico no Brasil, com foco na prática e na importância de seu papel na Educação, prevista para acabar em maio de 2011.
Os problemas do dia a dia
Respostas de múltipla escolha revelam as questões que mais preocupam o coordenador pedagógico
43% reclamam da falta de participação dos pais
47% apontam questões ligadas aos alunos
| Dificuldades relacionadas aos jovens | |
| Falta de disciplina | 31% |
| Baixo desempenho escolar | 12% |
| Alunos agridem colegas ou professor | 11% |
| Ausência/falta dos alunos | 7% |
| Falta de motivação/interesse dos alunos | 4% |
| Progressão continuada | 4% |
| Aluno envolvido com drogas ou outros delitos | 3% |
35% dão respostas relativas à infraestrutura
| Implicações da falta de investimentos | |
| Tem menos professores do que deveria | 16% |
| Falta de conservação das instalações | 9% |
| Falta de material didático | 8% |
| Falta de funcionários | 6% |
| Salas muito cheias | 5% |
| Falta de equipamentos | 5% |
14% indicam aspectos da gestão da aprendizagem
| Aspectos que prejudicam a gestão | |
| Faltam objetivos e metas de aprendizagem | 7% |
| Indefinição do papel do coordenador | 4% |
| Falta de preparo do coordenador | 2% |
| Não consigo exercer minha autoridade | 2% |
| Falta de planejamento pedagógico | 1% |
31% citam problemas com os professores
| Preocupação com os professores | |
| Falta de motivação dos docentes | 13% |
| Professores faltam ao trabalho | 12% |
| Docentes com pouca didática | 5% |
| Professores resistem a ideias novas | 5% |
15% apontam a falta de tempo
| Queixas quanto à rotina | |
| Falta de tempo para planejar | 10% |
| Questões administrativas competem com as pedagógicas | 7% |
| Excesso de relatórios | 1% |