Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como organizar uma boa comemoração

Confira quais são os cuidados necessários para garantir que o evento de final de ano seja, de fato, um momento de celebração

POR:
Verônica Fraidenraich

O mês de dezembro é uma correria: as aulas estão chegando ao fim e é preciso avaliar se as metas foram alcançadas, definir os objetivos para 2011, organizar as matrículas e resolver pendências administrativas. Por último - e não menos importante -, pensar em uma maneira de comemorar o encerramento de mais um ano de trabalho pedagógico com a equipe. A confraternização entre todos os profissionais que atuam na escola é importante para a integração da equipe e, ao mesmo tempo, representa uma forma de o gestor reconhecer e valorizar o trabalho de cada um.

Muitas vezes, porém, fica a dúvida sobre o que fazer. O sucesso de eventos dessa natureza - em que são necessários a participação e o envolvimento de todos - depende, basicamente, de ouvir os funcionários sobre as expectativas para a ocasião. "O mais importante é lembrar que a festa é deles e não para eles. Devem surgir do grupo as ideias sobre o melhor lugar para a reunião, a realização ou não de alguma troca de presentes, as atrações etc.", afirma Aristeo Leite Filho, professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Para ter certeza de que todos foram ouvidos, vale até realizar uma eleição. É o que acontece na EM Jandevam, em Pedro Afonso, a 173 quilômetros de Palmas. "Os funcionários dão as sugestões, fazemos uma lista e, em seguida, realizamos a votação. Já tivemos a possibilidade de optar entre um piquenique na beira do rio e um jantar dançante no clube", conta a coordenadora pedagógica, Maria Lucimária de Souza Ribeiro Cunha.

Alguns gestores costumam cuidar sozinhos da organização, contando apenas com a ajuda do vice-diretor ou do coordenador pedagógico - até para evitar sobrecarregar a equipe num momento em que todos têm muito trabalho. Contudo, compartilhar os preparos - e a responsabilidade - com os demais envolvidos é uma maneira de evitar contratempos e garantir melhores resultados. Os funcionários podem ser agrupados por tarefas que sejam, preferencialmente, diferentes das executadas no dia a dia. As merendeiras ajudam na decoração, por exemplo, enquanto os professores se encarregam da divulgação ou da organização do espaço. "A confraternização revela o clima de trabalho. Se a festa é decidida de forma democrática e todo mundo está presente, é porque existe união entre o grupo", diz Clécio Lima Souza, diretor da EM Mariano da Silva Barroso, em Pindaré Mirim, a 256 quilômetros de São Luís.

Há quem aproveite a ocasião para apresentar a avaliação das atividades do ano. Ainda que os resultados sejam positivos, essa não é exatamente uma medida apropriada. Deixe essa exposição para uma reunião específica de trabalho.

Como existem diversos aspectos para prestar atenção, NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR preparou uma lista com os itens relativos ao planejamento, com dicas sobre o que evitar, o motivo e as possíveis soluções (veja tabela).

Só não vale deixar o momento passar em branco, pois isso pode parecer descaso com a equipe. Pensar em algo simples, mas envolvente, certamente vai mostrar o reconhecimento pela participação de todos no trabalho educativo da escola.

Quer saber mais?

CONTATOS
Aristeo Leite Filho
EM Jandevam, tel. (63) 3466-2299
EM Mariano da Silva Barroso, tel. (98) 3678-7068