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Como selecionar bons livros literários

Confira as ações e os critérios que devem ser levados em conta pelo gestor na hora da aquisição de livros para o acervo da escola

POR:
Noêmia Lopes

Ações do gestor para adquirir bons livros

Antes de partir para a compra das obras que formarão ou ampliarão o acervo da escola, é papel do diretor fazer uma pesquisa sobre o que é necessário oferecer aos alunos. Também são necessárias certas ações que garantem a qualidade e a variedade do material que será adquirido. Confira alguns exemplos.

Considerar o leitor
Busque conhecer bem os alunos da escola e suas características, a fim de ter claros os objetivos para o trabalho com os livros, considerando sempre o momento das atividades desenvolvidas. As obras devem ser adequadas aos leitores, ao que eles já conhecem ou não, e atender às necessidades didáticas e pedagógicas discutidas durante as reuniões de equipe.

Buscar opiniões
Pesquise e considere as avaliações de especialistas em literatura. Procurar informações em listas de programas governamentais, premiações, críticas literárias e revistas especializadas ajuda a ter parâmetros para a formação do acervo.

Acertar nas adaptações
Selecione obras adaptadas de versões clássicas de acordo com o programa pedagógico da escola. Por exemplo, os mais novos podem ler ótimas versões (como Dom Quixote em quadrinhos), mas, ao longo da escolaridade, devem ter a chance de ler também os volumes originais.

Atentar para as preferências
Conheça e leve em conta o que os leitores gostam de ler. É possível saber quais são as obras favoritas, seja qual for a idade deles. Os best sellers, por exemplo, nem sempre coincidem com os mais recomendados, mas podem entrar no acervo da escola (em especial em caixas de livros e na biblioteca, espaços de livre acesso com a responsabilidade de cativar os iniciantes). No caso das crianças pequenas, são aquelas histórias que elas não cansam de pedir para escutar outra vez. E para os alunos do Ensino Fundamental, é válido prestar atenção em suas conversas. Respeitar essas eleições, sem julgamentos ou censuras, garante uma porta de entrada para o mundo da leitura a muitos estudantes.

Conhecer fontes
Pesquise catálogos e sites de editoras reconhecidas no mercado editorial. Conheça os lançamentos, clássicos, indicações e críticas dessas editoras. Frequente livrarias especializadas, folheie livros e ouça as recomendações de vendedores experientes.

Contemplar os gêneros
Lembre-se de que os livros literários devem compor o acervo com os demais gêneros textuais, os quais também requerem cuidados em relação à qualidade e à variedade, como obras de referência (dicionários e enciclopédias), livros técnicos e científicos, textos informativos (jornais, revistas e suplementos infantis) e gibis. Se a escola não puder comprar um exemplar de cada um dos gêneros para cada sala de aula, pode montar caixas com diferentes combinações e organizar um rodízio entre as turmas.

Critérios para adquirir bons livros
Ficar atento a determinadas características dos volumes literários pode ajudar o gestor a montar ou ampliar o acervo com títulos que realmente colaborem para a formação de diferentes comportamentos leitores. Conheça alguns desses critérios.

Variedade
Garanta que o acervo da escola tenha diversidade de gêneros literários, como poesias, romances, crônicas, novelas, textos teatrais, obras clássicas da literatura infantil e infanto-juvenil, contos tradicionais, populares e contemporâneos, entre outros.

Qualidade do texto
Atente para a qualidade textual das obras. Os textos devem ser sempre bem escritos, ou seja, devem demonstrar a preocupação do autor em produzir beleza na linguagem e causar impacto no leitor. Um caminho é procurar por livros de escritores consagrados, como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Monteiro Lobato, por exemplo.

Complexidade
Afaste-se da ideia de que crianças pequenas precisam de textos simplificados. As obras podem até ser mais curtas e ter mais imagens para quem está iniciando o percurso leitor e ganhando ainda a autonomia para ler - mas não textualmente rasas.

Estética
Para os alunos de Educação Infantil, busque livros que tenham uma relação interessante entre texto e ilustração. As imagens representam outra linguagem, além da textual, que permite novas leituras e olhares sobre a história que se lê. Em especial entre os alunos menores, as ilustrações devem estimular conversas e reflexões. Por isso, precisam ter qualidade estética e serem boas referências sobre como são organizados os textos e as imagens.

Formatos
Outra característica importante para as crianças é tipo de volume que se vai manusear. Considere o livro como objeto capaz de propiciar diferentes experiências sensoriais. Com esse fim, é importante ter na escola volumes pequenos, grandes, de diferentes formatos e com tipos variados de papel, por exemplo.

Consultoria 

Ana Flávia Alonço Castanho, selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10

Virgínia Gastaldi, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.